domingo, 23 de junho de 2013

Terra em Transe

Título inspirado em velho filme de Glauber Rocha.
Os temas mais comuns nas manifestações através do Brasil mudam para  rejeição da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 37) e sobre gastos públicos. Maior concentração ontem foi em Belo Horizonte - 125 mil pessoas, segundo UOL e 70 mil segundo O Globo. Mesma característica de  sempre nos métodos  - pacíficos na maior parte do tempo e violentos em pontos sensíveis com grupos menores. Cerca de 20 feridos e a  apreensão de gasolina destinada ao fabrico de "coquetéis Molotov". Em São Paulo 30 mil pessoas e violência muito escassa. Em Santa Maria (RS) cerca de 20 mil, numero importante dada a dimensão da cidade. Em Brasília 3 manifestações separadas, a maior das quais foi a "Marcha das Vadias". Manifestações menores e localizadas em bairros do Rio (zonas Norte e Sul), Salvador, Teresina, Curitiba, Fortaleza, Mossoró, Recife. Pelo menos.
Pesquisa da revista "Época". assinala 69% dos brasileiros satisfeitos com suas vidas mas, apesar disso, 75% apoiam as manifestações. A satisfação pessoal não impede as pessoas de combaterem a corrupção e outros problemas originados na estrutura política.
Campanhas existentes antes da  atual vaga e entidades profissionais (professores, por exemplo) desempenham papel cada vez maior nas convocações.
Na cidade histórica de Ouro Preto:

No resto do mundo, greve geral na Grécia  em defesa do audiovisual publico, confrontos causam um morto nas eleições da Albânia, atentado suicida na Siria, reunião dos países membros da Comissão do Golfo da Guiné para  analisar segurança na área ameaçada por constantes atos de pirataria e o autor das denuncias sobre monitoramento de internet e telecomunicações pela NSA dos USA, Edward Snowden, saiu de Hong Kong num avião da Aeroflot  em direção à Rússia, mas o destino final pode ser a Islândia, Equador, Cuba ou Venezuela, segundo o Le Monde .

Nenhum comentário:

Postar um comentário