sexta-feira, 28 de junho de 2013

Protestos de baixa intensidade, perspectivas e leituras

Ontem, vendo a manifestação no centro do Rio, pareceu-me que tanto nesta cidade como em São Paulo e Belo Horizonte há uma base de protesto com cerca de 5 mil pessoas cada, enquanto o  nível de Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília estaria em torno das 2 mil. Mobilizações maiores a partir de agora exigem ou uma grande crise ou uma campanha estruturada.
Lula disse que não criticou Dilma nem em publico nem em privado e no Congresso, governo e oposição  marcam diferenças  propondo plebiscito ou referendo para concretizar uma reforma política...cujo alcance  ainda nenhum dos lados definiu.

Na África Ocidental, o presidente da comissão eleitoral do Mali tem algumas  duvidas  sobre a realização das eleições na data prevista (28 de julho) e  sobre a Guiné Bissau  toda a região deseja que a data proposta (24 de novembro) seja respeitada e respeitado o resultado da votação.

Na África do Sul as  noticias  sobre o estado de saúde de Mandela dependem de quem fala. A ex esposa Winnie disse que ele melhorou muito. A Presidência que ele melhorou um pouco . A mídia que  ele está ligado a maquina para respirar e os diplomatas USA são  mencionados como cheios de preocupações pelos efeitos de eventual falecimento sobre a visita de Obama atualmente em curso no país.

Passei na  livraria Leonardo da Vinci e comprei o romance histórico "O poder erótico" da austríaca Gloria Kaizer, sobre as relações do Padre Antônio Vieira com a rainha Cristina da Suécia. No século XVII, portanto. Para  amenizar as leituras obrigatórias em função das aulas,  tenho 3 livros em alternância. Um é um "what's if", ou seja, simulação sobre como seriam as coisas se em 1940 a França não se tivesse rendido ao Hitler. O outro é "Estados de violência" reflexão geral do Frederic Gros". Continuo com o romance "Sermão sobre a queda de Roma" mencionado em postagem anterior, titulo simbólico pois passa-se nos nossos dias.

E como estou  cansado, a semana  foi dura, lembro um título de filme: "Thanks God its Friday".

Nenhum comentário:

Postar um comentário