quinta-feira, 21 de novembro de 2024

De novo à mesa ( de tênis)

 Após anos sem jogar, voltei hoje à prática que vai entrar de novo na minha rotina. Amanhã estou lá. Gostei do reencontro com a mesa, bolas, raquete e outros jogadores.

Uns de nível avançado, outros iniciantes e eu reiniciante ( acho que inventei essa categoria).

Selfies:



terça-feira, 19 de novembro de 2024

Eliminatórias SulAmericanas

 12a. Rodada ( faltam 6 para concluir)

Bolívia 2 Paraguai 2

Colômbia 0 Equador 1

Chile 4 Venezuela 2

Argentina 1 Peru 0

Brasil  1 ( Gerson) Uruguai 1 (Valverde)

Estariam classificados neste momento (pela ordem na tabela): Argentina. Uruguai, Equador, Colômbia, Brasil, Paraguai. Repescagem: Bolívia. Estariam eliminados: Venezuela, Chile, Peru




sábado, 16 de novembro de 2024

Corredores bioceanicos na América do Sul

 A inauguração do porto de Chancay, no Peru, reforça o estudo de opções nas vias interoceanicas sul-americanas. O evento coincidiu com a Cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico ( APEC), em Lima.

Antes de mais, a grande mídia internacional ( incluindo a mais respeitável) considera Chancay como " porto chinês", forte ignorância geográfica: fica situado no Peru, portanto, sob soberania peruana. A maioria do capital ( na construção e operação) é da Cosco Shipping, chinesa, porém, não é lúcido esquecer os 40% da peruana Volcan, nem a sempre presente hipótese de alterações no capital, sobretudo após o período do retorno completo do investimento. 

                            Chancay, Peru 

Chancay terá 15 cais e profundidades de 17/18 metros, ou seja, capacidade múltipla de carga/descarga e super-cargueiros. É enorme estímulo para a economia peruana, pode funcionar como hub para trocas de outros países sul-americanos com a China, reduzindo de 35 para 23 o número de dias necessários à navegação entre os dois lados.

É óbvia a incidência nos volumes e custos, considerando a intensidade geral do movimento. 

No Brasil, o Acre está fortemente interessado. Situado a cerca de 1.800 km da costa peruana, o Governo estadual tem pressionado no sentido de adequação de infraestruturas e já obteve parte delas. Dois problemas: a subida dos Andes obriga recurso a caminhões apenas  de médio porte e as infraestruturas são necessárias também do lado peruano.

A importância da opção é enorme, daí a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, ter estado em Lima no mês de março. Opção que não exclui outra ou outras.

No Chile, há vozes preocupadas com a concorrência de Chancay sobre os portos chilenos. Sem motivo, caso se articulem bem com Argentina e sobretudo, com o Brasil, que já avançou muito no corredor bioceanico entre Santos e Paranaguá e o litoral chileno, onde estão Valparaiso, San Antônio e Antofagasta.


                            Antofagasta, Chile

Atravessa o Paraguai e Argentina - que têm vias de acordo com os imperativos ou para serem melhoradas. Aqui aparece de novo o obstáculo cordilheira, mas também a vantagem de ligar quatro economias  sub-continentais, justificando investimentos vultosos. Talvez menos que os 3,5 bi USD anunciados em relação a Chancay.

Gráficos recentes sobre o corredor bioceanico, a nível de Campo Grande (o tráfego de grãos é decisivo) até Mumbai ( Índia) assinala economia de cerca de 100,00 USD por tonelada, relativamente à ligação via canal.do Panamá.

Vamos então a conclusões sumárias:

- estas ligações entre oceânos são complementares e servem tanto ligações internacionais como integração sul-americana;

- o medo do capital chinês no empreendimento peruano é irracional.  É IDE ( investimento direto estrangeiro) como qualquer outro, sujeito à legislação local.

- a Ásia-Pacífico é hoje a região de maior dinamismo econômico mundial. São várias grandes economias e todas são prioridade para o Brasil, tal como a integração com os vizinhos. Assim, os diversos " corredores" são exigência correspondente à dimensão do país.  Exportar da Amazônia não é como exportar de São Paulo ou Mato Grosso.

Estas breves considerações surgem no momento em que a chegada de Trump à Casa Branca vai diminuir o multilateralismo e o governo argentino está na mesma linha. Portanto, construir links sólidos e diversos tem significado existencial, quando se pensa em desenvolvimento, não apenas em ciclos de crescimento. 

Este quadro mundial já estará patente na Cúpula do G20, aqui no Rio a partir de segunda-feira,18 de novembro e aumento tendencial a partir do próximo ano. Impossível prever por quanto tempo.

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Eliminatórias América do Sul

 11a. Rodada

Venezuela 1 Brasil 1

Paraguai 2 Argentina 1

Equador 4 Bolívia 0

Uruguai 3 Colômbia 2

A esta hora, intervalo de Peru X Chile, os dois últimos da classificação. Está  0 a 0. 

O Uruguai X Colômbia foi a melhor partida, pela técnica e a emoção do equilíbrio de forças. 

Aos 100 minutos Uruguai faz 3 a 2


Neste momento estariam classificados Argentina, Uruguai, Colômbia, Brasil, Equador, Paraguai.  Venezuela na repescagem.

Terça-feira na Fonte Nova (Salvador, Ba): Brasil X Uruguai. 

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Bernie Sanders

 Aos 82 anos mais uma vez reeleito senador pelo estado do Vermont. Com 63,3% dos votos. Independente de tendência socialista ( próximo da social democracia escandinava) começou nos anos 60 na Liga dos Jovens Socialistas e no movimento dos Direitos Civis. Exerceu vários cargos públicos no Vermont e foi representante na Câmara em Washington antes de chegar a Senador. 

Declarou que a recente derrota dos Democratas - com quem faz acordos caso a caso ou periodo a peroodo - é consequência do partido não estar respondendo aos anseios das pessoas com  dificuldades de vida, enquanto as pessoas de topo nunca estiveram tão bem.

No debate interno dos Democratas é voz muito escutada porque faz anos dizendo isso.



sábado, 9 de novembro de 2024

Nem sei que titulo pôr aqui

 É excerto do romance " Austral ", de Carlos Fonseca ( Costa Rica), uma de minhas leituras atuais. Traduzido este ano em São Paulo. 

Para ler melhor, clicar em cima de cada página. 






sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Considerações sobre a vitória de Trump


1

A eleição de Donald Trump com larga maioria do voto popular, coloca a céu aberto algumas considerações sobre o mundo atual, ou seja, vai muito além dos Estados Unidos e nem sequer são novidade, pois existem em forças semelhantes de todos os continentes.

A nível político-social, as desigualdades sociais continuam sendo forte motor de mudança, mas não obrigatoriamente em sentido único. Várias vezes na História, setores radicais das áreas conservadoras captaram o descontentamento, sempre que as forças progressistas entraram na rotina e se contentaram com seu próprio discurso, passando a fazer voo cego.

Um mercado de trabalho em expansão – notável nos Estados Unidos – não é garantia satisfatória se os salários estiveram desiquilibrados com relação ao custo de vida ou se a média salarial estiver muito abaixo dos rendimentos mais altos. Quando sucessivos governos reformistas não conseguem resolver esta equação, a extrema direita aproveita para mobilizar com base em promessas de liderança salvadora, decorrente de seus princípios anti-democráticos (ou de “democracia limitada”). Claro que nesta base não vão resolver problema nenhum, mas criam um clima propício à tomada do poder ou se tornarem muito influentes.

2

Apesar de seus discursos discriminatórios, xenófobos e patriarcais, a extrema direita foi favorecida pela queda gradual do identitarismo, do qual se servem ferozmente em outros países. 

Assim, Trump teve o apoio de 44% das mulheres votantes, 15% do eleitorado negro e pode ter obtido perto da metade do voto latino. Estes percentuais revelam minorias muito numerosas, sem as quais Trump não ganhava. O voto de pessoas negras em Trump já estava em 9% na eleição precedente, o voto latino nos republicanos há muito tinha saído da faixa cubano-americana da Florida e grande parte das mulheres vota de acordo com seu ambiente familiar, crenças e desafios relacionados. 

Estes dados têm perfil de tendência.  As mulheres não são uma camada social única, estão em várias. As populações negra e latina, também não são homogêneas desse ponto de vista e apresentam fortes desigualdades sobre níveis de vida. Esses fatores assumem mais importância que “origens” ou “heranças”, simplesmente porque as pessoas se determinam e relacionam através de seus status atuais, tanto nos que empobrecem como nos que enriquecem.

3

Dois beneficiários dessas determinantes e relações, os senadores republicanos Ted Cruz e Marco Rubio têm duas explicações. Cruz vê a motivação principal na mudança de geração e Rubio afirma estar em curso uma mudança da identidade comunitária ou racial para a das ocupações, querendo significar ocupações profissionais. Teria sido talvez mais preciso dizer segmento de renda e, mais preciso ainda, ultrapassagem do identitarismo pelo status social.

Ao benefício destas alterações, a extrema direita acrescenta um disfarce de sua natureza autoritária ou totalitária, fazendo amalgama de todas as opiniões de esquerda ou do centro reformista com seitas dedicada a mercantilização de conceitos aberrantes e campanhas de difamação. É mais uma generalização falsa, do arsenal das fake news, porém, aquelas seitas continuam a fornecer elementos de propaganda à extrema direita.

Agora vêm as políticas econômicas.

4

Para já a bolsa de Nova York reagiu favoravelmente ao resultado eleitoral e o dólar reafirmou seu valor internacional. O ouro como valor refúgio recuou um pouco. Os impostos vão baixar, sobretudo para os detentores de capital, portanto, baixando também os programas sociais federais. Nestes termos, o crucial problema do poder de compra só terá melhoria considerável se o investimento privado inserir aumentos salariais e alargamento das condições de poupança das famílias. De contrário, as desigualdades vão se manter ou aumentar e o sentimento de frustração social se voltará contra Trump.

Se o presidente eleito é contra intervencionismo estatal a nível de programas sociais, ele é favorável a pressão governamental quanto às decisões do Banco Central, a ponto de surgiram perguntas sobre a extensão da independência deste nos próximos tempos. Aqui está uma possibilidade de choque com efeitos de incerteza no comportamento dos grandes atores econômicos.

A Inovação Tecnológica em geral, não vai mudar seu perfil, seja qual for o locatário da Casa Branca. Tem dinâmica própria e todos têm interesse nela como fator de hegemonia. Trump não vai fazer nada de diferente daquilo que se faz desde Bill Clinton.

De acordo com o programa eleitoral vencedor, é provável uma “chuva tarifária” no curto prazo, reveladora de vontade protecionista. As trocas internacionais serão atingidas, afetando muitas empresas norte-americanas também. Neste ponto, é crucial saber qual a capacidade de resistência da China e da União Europeia, mas também de países latino-americanos que têm os Estados Unidos como parceiros de topo. Crucial ainda será o quadro militar mundial. Netanyahu, no curto prazo, é vencedor junto com Trump, porém, eventual acordo de Washington com Putin não vai parar a guerra na Ucrânia por si só, depende muito dos cálculos de médio prazo da Europa e China.

5

Quer dizer, as medidas norte-americanas de guerra econômica contra a União Europeia e a China, têm de levar em conta os efeitos colaterais sobre os pontos de confronto armado.  

 

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Trump eleito Presidente US

 O partido Democrata vai reconhecer o resultado e  ninguém vai invadir o Congresso nem tumultuar as ruas. Importante que não procure bodes expiatórios internos.

O partido Republicano terá de considerar as duas grandes prioridades dos eleitores - democracia e economia -  dois eixos muito poderosos e que não combinam com arrogância nem ameaças.

Ainda assim, o mundo pode ficar muito mais perigoso.  Não apenas pela configuração de relacionamento entre as potências dominantes mas, sobretudo, pelo estímulo que representa para forças semelhantes em dezenas de outros países.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Prioridade Democracia


 Muito útil e estimulante pesquisa da CNN sobre motivação, preocupações e níveis de confiança do eleitorado dos EUA.

No primeiro bloco estão as prioridades base, mencionadas pelos eleitores:

Democracia                 35%

Economia                     31%

Aborto                          14%

Imigração                     11%

Política Internacional 4%

Democracia em primeiro lugar é, sem dúvida, muito significativo.  Constitui a base para resolução do quadro geral de problemas e de respeito pelos direitos humanos. Economia logo em seguida (e a curta distância) reforça a defesa da Democracia: grande parte das pessoas preocupadas com os temas econômicos também se colocam numa perspectiva democrática, enquanto o crescimento econômico é condição de solidez na base material do sistema democrático. 

No contexto específico norte-americano - com intensas campanhas anti-imigrantes - é relevante os relativamente modestos 11% fixados na imigração.

São considerações importantes para acompanhar a evolução dos resultados e os pesos na escolha para a Presidência e o Congresso.  

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Eleições US

 Sem fazer previsões mas desejando fortemente a vitória de Kamala Harris, pela importância vital de fazer recuar as várias correntes ( no duplo sentido da palavra) de extrema direita, no mundo.

Imagem reproduzida da Bloomberg on-line 



domingo, 3 de novembro de 2024

sábado, 2 de novembro de 2024

O momento G20

 A cerca de duas semanas da reunião máxima do G20, no Rio de Janeiro, a economia mundial impõe adicionais na agenda, nem que seja de bastidores ou em paralelo.

As duas mais dinâmicas economias nacionais - EUA e China - estão em clima de incertezas mas, mesmo assim, avançam em inovação e produtividade. No primeiro caso, a incerteza maior vem da área política e no segundo vem da maior ou menor solidez das recentes medidas para circunscrever e superar os altos riscos emitidos pela paralisação do poderoso imobiliário. 

As relações entre esses dois países vai determinar o ambiente geral das trocas internacionais.

Os EUA, complementados por alguns polos aliados ( por exemplo Holanda e países asiáticos) mantem vantagem nas inovações mais decisivas.

A China amplia seu mercado interno, está na dianteira em produtos altamente competitivos à escala mundial ( veículos elétricos, painéis solares, por exemplo), conquista papel central no vasto mercado russo onde, graças às sanções internacionais decorrentes da guerra na Ucrânia, quase duplicou suas exportações para a Rússia. 

Ainda na Ásia ganham óbvio relevo os recentes entendimentos entre a Índia e o Japão, tanto nos parâmetros econômicos como de segurança. Duas economias de forte capacidade instalada e meios materiais e humanos de criatividade. 

Africa não apresenta novidades, embora os fornecimentos de lítio tendem a reganhar importância, o Governo de Unidade Nacional na África do Sul suscita otimismo em áreas interessadas no investimento e estabilidade, ao mesmo tempo que se aguardam sinais, quanto a repercussão produtiva sub-continental, de grande projeto de ligação partindo de Angola. 

Em termos institucionais, positividade sobre eleições livres e justas no Senegal, África do Sul, Botswana e quadro previo no mesmo sentido, ainda este mês, na Namíbia. Mas a pergunta de décadas sobre o amanhã africano continua sem resposta, em larga escala bloqueado pelo extrativismo. 

A União Europeia é uma incógnita com divergências e debates importantes para todo o mundo. No fundo, entre mais ou menos protecionismo. Que os regimes de extrema direita ou influenciados por ela, insistam no soberanismo politico com seus prolongamentos econômicos, não é surpresa. Que setores liberais, opostos a tal soberanismo, optem pelo protecionismo econômico, parece contraditório ou, então, reflete fragilidade de suas economias.

A linha de abertura vem dos sociais democratas, por exemplo da Alemanha, opostos aos exageros aduaneiros com relação a veículos elétricos ( VE) chineses e favoráveis à assinatura de acordo de livre comércio com o Mercosul.

A entrada em vigor deste acordo teria impacto direto nas economias envolvidas e reduziria dependências perante as duas maiores economias mundiais. Na América Latina, os esforços de maior margem de manobra na relação com os EUA têm o conhecido perfil histórico, ao mesmo tempo que diversas economias com governos democráticos - incluindo o Brasil - procuram contrariar práticas de dumping em importações procedentes da China, como no significativo setor do aço.

Isto não impede investimentos chineses. As obras da BYD para iniciar produção de VE no proximo ano  em Camaçari, Bahia, demonstram que a defesa econômica pode ser mais eficaz em clima de abertura. 

É claro que para a América Latina faltam modelos de dinamização como os asiáticos. As taxas de crescimento continuam em ritmo lento, portanto, sem força para melhorar efetivamente as condições sociais internas e o peso em decisões internacionais. 

A Cúpula do G20 vai decorrer neste contexto. É o maior evento intergovernamental do ano. Todos os blocos econômicos importantes estarão presentes e talvez já se saiba quem vai governar os EUA. Porém, como qualquer outro evento internacional atual, não vai resolver nada. As guerras vão continuar e as taxas de crescimento evoluirão de acordo com a competência das políticas nacionais ou sub-continentais de maior dimensão, seja qual for seu grau de desenvolvimento. 

A importância da reunião do G20 no Rio é precisamente confirmar esse contexto mundial de luta entre hegemonismos e esse requisito para acelerar ritmos de crescimento nos não hegemônicos. 


                         BYD em Camaçari

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Participação no Ciclo

 


Portanto, minha intervenção é dia 07 novembro às 18 horas de Brasília. Transmissão pelo canal do INEST UFF no YouTube. 

sábado, 26 de outubro de 2024

Um dia em Passo Fundo

Maravilha de dia na Universidade de Passo Fundo. Pela oportunidade de falar de democracia e de descolonização e pelas amizades. Obrigado pelo convite do VI Congresso Internacional  História, Regiões e Fronteiras.

Com os professores Francisco Carlos Martinho e Alessandro Batistella

Com os professores Francisco Carlos e Adelar Heinsfeld


sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Brics, Putin, Maduro

 A presença  do presidente venezuelano na recente reunião dos Brics na Rússia levanta algumas questões para o Brasil e América Latina em geral.

A maior parte da região não reconheceu o resultado apresentado por Maduro, nas suas mais recentes eleições, em virtude da ausencia de documentação eleitoral comprovativa.  No Brasil, o PT reconheceu esse resultado mas o governo não. Putin declarou à mídia que diverge do Brasil sobre a Venezuela. 

Ficam duas questões : 

- os membros dos Brics são previamente consultados sobre países não membros convidados ou é decisão exclusiva do país organizador?

- a Rússia atribuiria ao relacionamento com o regime de Maduro uma tão grande importância estratégica, a ponto de não considerar eventual desagrado da diplomacia brasileira e repercussão negativa na maior parte da AL? 

No próximo mês, reúne no Rio de Janeiro a Cúpula do G20. Putin já informou que não virá, devido ao mandado de prisão pelo TPI do qual o Brasil faz parte. Além dos membros, também serão convidados outros países.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Economia do Brasil - Visão geral

 

No começo desta semana o Banco Central publicou seu Índice de Atividade Econômica, habitualmente mencionado como " prévia do PIB", que assinala alta de 0,2 % em agosto. 

No acumulado dos 12 meses até agosto há alta de 2,5% e no ano em curso de 2,9%. Comparando com igual período de 2023, o crescimento é de 3,1%, conforme este Índice. 

Os mais recentes dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, referem saldo positivo na balança comercial, da ordem dos 5,4 bi de USD em setembro e previsão de 70,4 bi até final do ano. É redução da ordem dos 28,9  bi com relação a 2023.

As exportações previstas podem atingir 335 bi USD e as importações 265,3 bi. Nas exportações tem relevo a redução no agroalimentar, efeito da diminuição das aquisições chinesas.

Nas importações há consideráveis componentes de bens de capital, traduzindo investimentos. 

Assim, nas exportações persiste dependência de um mercado e, por outro lado, mantem-se o quadro importador de produtos que o país já devia produzir, como fertilizantes e inputs de alta e média tecnologia. 

Na verdade são duas dependências que expõem a choques externos.

No mercado de trabalho em agosto, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram criados 232,5 mil novos empregos, elevando o emprego formal a 47, 2 milhões de pessoas. O emprego informal e pessoas com renda não salarial representam total relevante, num contexto de força de trabalho da ordem de 109,4 milhões, estando 101,8 milhoes com ocupação, conforme o Boletim do Mercado de Trabalho ( IPEA, 09.10.2024).

O desemprego está situado um pouco acima de 6%, o mais baixo nos últimos anos. 

Considerando a urgência de ampliar o poder aquisitivo interno, têm impacto evidente os níveis de renda. Salário mínimo está este ano em R$ 1.412,00 e o médio, no ano passado, estava em cerca de R$ 3.514,00.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (DIEESE), considerava em setembro deste ano R$ 6.657,55 como mínimo necessário. 

Resumindo: 

1.expectativa  de crescimento anualizado do PIB brasileiro em torno de 3%, bom na presente conjuntura mundial, mas ainda longe do ritmo que o potencial brasileiro permite alcançar. Sendo hoje uma das dez ou onze maiores economias do mundo, o Brasil pode projetar-se para a faixa das cinco ou seis maiores; 

2.necessidade de reforço macroeconômico com diversificação produtiva e de parceiros, bem como aumento da renda, elemento estrutural ligado ao alargamento das oportunidades ( implícito até na conideração precedente) e à subida na produtividade. 

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Eliminatorias América do Sul - 10a. Rodada

Colômbia 4 Chile 0

Paraguai 2 Venezuela 1

Uruguai 0 Equador 0

Argentina 6 Bolívia 0

Brasil 4 Peru 0



Classificação: Argentina, Colômbia, Uruguai, Brasil, Equador, Paraguai  Bolívia, Venezuela, Peru, Chile.

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Nobel de Literatura

 Han Kang, escritora sul-coreana, obteve o prêmio Nobel 2024, traduzindo o grande desempenho da literatura de seu país. Já tinha vencido o Internacional Booker Prize, em 2016.

Foto dela nessa cerimônia, junto com o angolano José Eduardo Agualusa e o austríaco Robert Seethaler:



quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Startups+DataCenters

 Nos últimos dias tenho apresentado considerações sobre os dois elementos, em áreas de estudo e comunicação.  São dois temas centrais na motivação deste MEI/Startup e do trabalho sobre guerras econômicas em curso.

Deixo aqui os quadros estatísticos que serviram de base para as recentes considerações informativas.

1


Com evolução relativa ao levantamento anterior (data deste não mencionada)

2




Fonte das duas páginas sobre DCenters: Statista, consultada vários dias em setembro 2024.

domingo, 29 de setembro de 2024

Prévias de guerra israelo-iraniana?

 Prosseguiram hoje ataques aéreos de Israel contra alvos  no Líbano. Liderança do Hezbollah severamente atingida, ontem e novamente hoje. Segundo fontes da ONU, cerca de 250 mil libaneses fugiram de suas casas.

Israel bombardeou também o porto iemenita de Hodeida, a 2 mil km de distância, na entrada sul do Mar Vermelho, onde forças Houtis têm atacado navegação mercante, com misseis e drones.

Hamas, Hezbollah e movimento Houti, têm apoio iraniano. 

O Conselho de Segurança da ONU deve reunir para debater queixa iraniana sobre este quadro geral. EUA e França apresentaram um plano de cessar fogo por 21 dias.



quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Flamengo eliminado

 Como tem sido hábito nesta temporada o Flamengo controla o jogo até  chegar na entrada da grande área do adversário, mas falha em ultrapassar defesa compacta. O Peñarol é " resultadista": ganhou 1 a 0 no Maracanã e segurou o 0 a 0 em Montevideu. 

Assim, a semi final da Libertadores tem:

River Plate X Atlético Mineiro 

Botafogo X Peñarol.

Gerson tenta passar entre dois defesas uruguaios


domingo, 22 de setembro de 2024

Domingo,22

 Começo pelas IT, principal razão da existência deste MEI/Startup

Perfil geral: em alta a demanda por todo o tipo de chips, sobretudo na perspectiva de Inteligência Artificial. 

USA: avança projeto de investimento da Apollo Global na Intel. A Bloomberg fala em 5 bi de USD. A Intel está com dificuldades financeiras mas tem vários projetos de expansão. Coincide com intenções de compra da Intel pela Qualcorp.

Ásia: TSMC de Taiwan e Samsung da Coreia do Sul trabalham sobre investimentos de novas fábricas de semi condutores nos Emiratos Árabes Unidos.

Outros temas:

Após a detonação de pagers e walkie-talkies do Hezbollah no Líbano, Israel fez dois bombardeamentos e o Hezbollah lançou cem foguetes contra o norte de Israel. Alto risco de guerra total e a economia libanesa perante mais um fator de prolongamento de sua já longa crise.

Na África do Sul, o Nedbank considera que a recente baixa na taxa de juros base, vai aliviar cerca de 250 bi de Rands aos agricultores endividados.

Futebol:

Coreia do Norte venceu o Japão por 1 a 0 na final da Copa do Mundo feminina de futebol sub 20, disputada em Bogotá.  Conquistou o título. 

No Brasileirão, o Flamengo perdeu em Porto Alegre com o Grêmio.  3 a 2. O Mengão jogou só com jogadores segunda opção e o banco inteiramente composto por jovens atletas da base de formação. Jogaram muito  bem. Na quinta-feira enfrenta o Peñarol em Montevideu para a Libertadores, com os titulares habituais.

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Libertadores

 No Maracanã, o Flamengo foi derrotado pelo Peñarol por 1 a 0. Controlou o jogo mas, de novo, sem eficácia de finalização. Os uruguaios aproveitaram bem uma das poucas oportunidades, por Cabrera. Souberam administrar essa vantagem, obtida no começo da partida.

Segundo jogo na próxima quinta-feira em Montevideu, para definir quem segue na competição.


 As outras 3 partidas desta fase serão jogadas na próxima quarta-feira:

São Paulo X Botafogo.  River Plate X Colo Colo.  Fluminense X Atlético MG.


quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Faleceu Dududa

 Eugenio Inocêncio, combatente pelas causas da independência e democracia no continente africano, com relevo para seu Cabo Verde natal. Além dessa grande participação, foi embaixador, empresario e escritor. Grande amigo de longa data, ainda há relativamente pouco tempo tive a honra de fazer parte do grupo de signatários do manifesto contra racismo no mundo, do qual ele foi um dos dinamizadores.

Profunda tristeza. Grande abraço a toda a família. 




sábado, 14 de setembro de 2024

Rock in Rio, fogos de mato e de guerra

 1.segundo dia do R in R


2.O número de focos de incêndio baixou da faixa dos 7 mil para a dos 6 mil. 10 milhões de pessoas vivem em cidades ameaçadas de todo o Brasil, mas a tendência é para controle. A ameaça maior é a seca que atinge produção agrícola, abastecimento de água e aumenta a secura do ar.

3.Sobre a Ucrânia é improvável que Joe Biden concorde com uso de armas made in USA para ataques ucranianos a zonas  de onde partem os ataques russos. Putin disse que tal autorização significaria guerra da OTAN com a Rússia. A Polônia é favorável à proposta de Kiev. O candidato a Vice Presidente no ticket de Donald Trump apresentou um plano,  incluindo não adesão ucraniana à OTAN e nova  divisão fronteiriça na base da atual linha da frente, portanto perda pela Ucrânia de um terço de seu território, basicamente onde vive a população de língua russa.

Esta proposta é idêntica à atual posição do Kremlin.

Não adesão a blocos militares tem sentido. A entrega de território seria capitulação ucraniana. 

Quanto a esta política étnica, há uma situação semelhante na região africana dos Grandes Lagos: o presidente ruandês, Paul Kagame é suspeito de ter formado  uma importante força militar  no leste da RD Congo, com objetivo último  de anexar áreas habitadas pela etnia Banyamulengue, correspondente aos Tutsis.

 

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Brasil perde no futebol Kamala vence no debate

         Com exibição lamentável e incapacidade de finalização o Brasil perde 1 a 0 com o Paraguai que nem precisou jogar muito para vencer. Agora nas eliminatórias sul-americanas, Brasil está em quinto, atrás de Argentina, Colômbia, Uruguai e Equador.

           Bom debate para as presidenciais norte-americanas, sobretudo pelo perfil revelado por Kamala Harris: grande estadista, no nível de Bill Clinton e Barak Obama. Trump igual a ele próprio. Qual das duas características é preferida pelo eleitorado USA de nossos dias? Além da opção entre democracia e autoritarismo, há também -globalmente - o confronto entre níveis de raciocínio. 

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Debates

 1.   Kamala Harris em debate com Donald Trump esta noite, 21 horas no leste dos EUA. Único debate programado até aqui. A campanha eleitoral não se resume a televisão, porém, num confronto de resultado imprevisível, pode fazer a diferença. Duas visões antagonicas. Quadro, aliás, mundializado, por todo o planeta ocorre essa efetiva bipolarização : defender e ampliar a democracia versus novas formas de absolutismo.

Em política há diversos pontos com múltiplas opções, não quando se trata de liberdade. Ou se está de um lado ou do outro.

A questão, para quem faz da liberdade o elemento central da vida humana, indispensável para os demais, é saber qual a força ou as forças de maior utilidade nesse sentido. 


2.   Debates vários em círculos de economistas de diversos meios acadêmicos, empresariais, mídia e movimentos sociais, sobre deflação. Já atinge a China há meses e no passado mês de agosto ocorreu no Brasil ( - 0,02%). Fenômeno tão perigoso como a inflação, a queda dos preços inviabiliza normalidade empresarial, incluindo o fator emprego, reduz as receitas estatais, etc. No caso brasileiro tem perfil circunstancial, no caso chinês pode entrar em 2025, decorrência de produção excessiva de produtos importantes, acima da capacidade do mercado interno e externo. 

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Voltando

 Desculpem estes dias sem comunicar. Mudei de endereço, permanecendo no mesmo bairro, mas a operadora que utilizo - Claro - me deixou  sem Internet até começo desta tarde.

Assim, deixei de referir dados tematicos que fazem parte do perfil deste blog.

A situação na Venezuela continua no impasse e só sairá dele quando a oposição encontrar vias eficazes de luta.

Em Israel grandes manifestações contra Netanyahu



O ministro Silvio Almeida foi exonerado sob suspeita de assédio sexual em relação a uma colega do governo e é provável que o assunto dê lugar a processo judicial. 



Círculos próximos da seleção brasileira afirmam que ela joga pelos resultados sem se preocupar com o nível de jogo. 

O preço do petróleo no mercado mundial continua em baixa. 

domingo, 1 de setembro de 2024

Flamengo em quarto lugar

 Sem De la Cruz e Arrascaeta, Mengão cede espaços demais e se articula de menos. Hoje foi isso e perdeu 2 a 1 com o Corinthians. Agora está em quarto no Brasileirão com 44 pontos, 6 menos que o Botafogo, em primeiro, mas um jogo a menos. Fortaleza e Palmeiras em segundo e terceiro, ambos igualmente menos um jogo.

Para o Flamengo faltam ainda 14 partidas. Ao mesmo tempo, tem Copa do Brasil e Libertadores. 


Greve geral amanhã em Israel

 Após localização de seis reféns mortos, vários movimentos sociais e partidos de oposição em Israel lançam manifestações de protesto e greve geral nesta segunda-feira.

Acusam  Netanyahu de conduzir governo de morte e de ter abandonado os reféns. Insistem para realização de acordo com o Hamas. Uma recente decisão do executivo de Netanyahu impede esse acordo e até o ministro da Defesa pede a remoção dela. 

Se os protestos internos obrigarem Netanyahu a aceitar acordo, será um fator considerável no conjunto do conflito. 

Além das operações militares em Gaza, forças armadas e polícia de Israel têm feito buscas e ataques na Cisjordânia, onde se situa Ramallah, sede da Autoridade Nacional Palestina, favorável à solução dos Dois Estados. 

Na fronteira israelo-libanesa persiste a hipótese de novos confrontos envolvendo o Hezbollah.

Foto de Ramallah:



Templos de Khajuaho

 Situados a 620 de Nova Delhi, Índia, foram construídos entre os anos 950 e 1050. Famosos pelas esculturas, parte delas de erotismo explícito, revelando o link entre fé religiosa e sexualidade. Um elemento que outras religiões escondem ou até, suas alas mais hipócritas, procuram reprimir. 

São  patrimônio mundial da UNESCO. Muito bem conservados pelas autoridades do patrimônio indiano. 




sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Cinema e Literatura

 


O novo filme de FF Coppola, "Megalopolis",vai ser lançado nos EUA, no próximo mês.  No Brasil está marcado para 31 de outubro. Um projeto que tem cerca de 40 anos, cujo roteiro foi sendo modificado ao longo deste período. Para Coppola é o filme de sua vida, nunca desistiu dele. Ficção científica incidindo no confronto entre extrema direita e visão humanista ( ou idealista, como diz ele  e alguns artigos de mídia cinematográfica) a propósito de construção de uma nova cidade. Já foi exibido em Cannes. Elenco com nomes muito conhecidos. 

Feira do Livro de São Paulo vai decorrer, no Anhembi como sempre, entre 6 e 15 de setembro. Em curso, votação para destaques literários de 2024 na Academia Internacional de Literatura Brasileira, com sede em Nova York.

Lançamento quase simultâneo, em Portugal, dos livros " O Mestre dos Batuques" de José Eduardo Agualusa (Angola) e "Compêndio para desenterrar nuvens" de Mia Couto ( Moçambique). Devem ter lançamento no Brasil em novembro, com presença dos autores. Com sorte, estarão nas livrarias em outubro. 

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Como começa a semana

 * 792 colégios estaduais e federais em todo o país com gestão militar completa ou parcial. Em 2018 eram 230. Situados em Estados com governos de esquerda ou direita. Levantamento da UOL que assinala apoio dos pais ou responsáveis. Abrange cerca de 555 mil alunos, ainda segundo o mesmo levantamento. 



* Terremoto no mar, frente à costa de Portugal a 21 km de profundidade e 5,3 de magnitude, ocorreu esta madrugada.  Cidade onde mais foi sentido: Setúbal.  Sentido também em Lisboa.  Sem vítimas nem estragos.

*Incertezas:

        Como evoluirá a situação militar no Líbano após o bombardeamento do fim de semana. 

        O encontro Jackson Hole, Wyoming, EUA, sobre economia mundial, revela que nem os Presidentes dos Bancos Centrais sabem o futuro das taxas de juros, em virtude da volatilidade dos dados.

* Presença de tropas ucranianas em território russo prossegue desde dia 6 de agosto. O " Washington Post " fez pesquisa sobre presos e destruições  com base em cerca de 130 vídeos e fotos, obtidos por drones. Grande número de presos russos nesta pesquisa.  Revela importância da incursão. Por outro lado, as normas da Cruz Vermelha Internacional proíbem exibição de prisioneiros de guerra.

* Petróleo em alta um pouco acima de 2%. Em Londres, o Brent, no começo da tarde local: 81,22 USD/b. Em N.Y. , o WTI, no começo da manhã local: 77,53 USD/b.

* Flamengo confirma quarta posição na tabela do Brasileirão masculino com 44 pontos, os mesmos do terceiro ( Palmeiras), menos 3 que o segundo (Botafogo) e menos quatro que o primeiro (Fortaleza). Flamengo e Fortaleza têm menos um jogo. Na próxima quarta-feira o Mengão joga em Salvador, com o Bahia, para as 4as da Copa do Brasil. Em 18 de setembro enfrenta o Peñarol no Maracanã, para a mesma fase da Libertadores. 

sábado, 24 de agosto de 2024

+ de arte erótica

 É provável que tenha começado nas pinturas rupestres. Não creio que, naquela fase de nossa evolução, houvesse censura a um impulso humano tão natural e forte. Mas é da Grécia antiga que temos as primeiras obras primas conhecidas (por exemplo, na escultura) que, mesmo danificadas, são motivo de alta procura e exibição pelos grandes museus.

Neste blog, arte erótica em fotografia tem sido reproduzida, até como ferramenta político-cultural. 

Hoje, deixo aqui uma colagem feita a partir de fotos publicadas na Internet (uma vez mais, sem nome de autor/a).

Duas fotos mostram erotismo de contornos que eu ligo a maternidade e exercício físico. As outras duas, mostram a função erótica de pequenos gestos humanos.



sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Quinta-feira ativa

 Ao longo do dia, nada de novo nos conflitos armados em curso. Cessar fogo com ameaças de mais batalhas no leste do Congo, com obstáculos para Acordo em Gaza e hipotese muito longínqua na Ucrânia. 

Na Copa Libertadores, o Flamengo perdeu 1 a 0 contra o Bolivar, nos  30% menos de oxigênio dos mais de 3 mil metros em La Paz, mas passa às 4as graças aos 2 a 0 no Maracanã.  Agora vai defrontar o Peñarol de Montevideo.



Mais tarde, Kamala Harris encerrou a Convenção Democrata, em Chicago.  Agora é oficialmente candidata. Nas fotos, algumas das frases mais representativas do discurso. Fotos da emissão da Globo News.