quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Os "super" poderes

 Nos Estados Unidos, Joe Biden procurou acordo com a China para combater a Rússia. Não conseguiu. Agora, Trump vai tentar acordo com a Rússia para ter mais margem de manobra nas suas rivalidades com a  China. China e  Rússia têm acordo para enfrentar os EUA, estando o atual regime russo muito dependente do chinês. Algum tipo de aproximação com Trump aliviaria tal dependência. 


                    colagem com base em I. A.


Os vizinhos desse trio sentem ameaças.  Trump já anunciou algumas ao Canadá e México. A Rússia continua a guerra na Ucrânia colocando a União Europeia na escolha do tipo de apoio a Zelensky. No mar da China vários países contestam ações chinesas sobre águas territoriais e persiste o problema de Taiwan.

Estes são elementos básicos de jogo cruzado, com várias hipóteses no desenrolar das partidas. Falta uma equipe: bloco de países democráticos com força para estabelecer equilíbrio na competição e respeito pelas regras.

      

Um comentário:

  1. Os dirigentes europeus estão afundando economicamente ao se submeterem em total vassagem aos EUA, arcando com parte substancial do esforço de uma guerra a qual nunca lhes interessou e só lhes trouxe prejuízos.
    Outro assunto é a intensa movimentação na área do Caribe com a mudança - para mais - do apoio russo a Cuba, incluso no pacote atualização dos meios militares de defesa.

    ResponderExcluir