quarta-feira, 31 de julho de 2013

Espionagem pode ver quase tudo o que fazemos na rede (passagens de artigo da Folha de São Paulo/UOL)

Segundo reportagem do jornalista Glenn Greenwald publicada nesta quarta-feira pelo site do jornal britânico "Guardian", o programa XKeyscore pode ver o histórico de navegação e quase tudo o que os internautas fazem em diversos portais.

Reprodução
Apresentação do XKeyscore obtida por Edward Snowden; desde 2008, EUA monitoram conteúdo de usuários de internet do mundo
Apresentação do XKeyscore obtida por Edward Snowden; desde 2008, EUA monitoram conteúdo de usuários de internet do mundo

As informações podem ser obtidas através dos IPs (endereços de rede), telefones, nomes completos, apelidos de usuários e palavras-chave em diversas redes sociais e provedores de e-mail. O monitoramento ocorria em diversas centrais no mundo, uma delas em Brasília, segundo as apresentações da NSA.

Através de uma das funções do programa, os agentes são capazes de ver o conteúdo de um chat ou de uma mensagem privada na rede social Facebook. Para isso, basta digitar o nome de usuário e a data da conversa desejada.

De acordo com os documentos, todos esses dados confidenciais eram obtidos sem autorização judicial, com o preenchimento de um formulário on-line que poderia ser preenchido com uma justificativa vaga e autorizados por supervisores.

"É muito raro que nossas buscas sejam questionadas e, quando são, normalmente os supervisores pedem algo como: 'vamos aumentar essa justificativa'", disse Edward Snowden, em entrevista ao "Guardian" em junho, pouco após as revelações.

Desse modo, os espiões obtinham dados confidenciais de monitoramento de informações, chamados de metadata, e também acesso aos conteúdos navegados pelos usuários.Do ponto de vista de armazenamento, o XKeyscore coletava as informações de forma contínua.

Os conteúdos ficavam no sistema entre três e quatro dias, enquanto o monitoramento das atividades eram armazenados por um mês. Nos documentos, a NSA explica que, em alguns sites, os conteúdos só poderiam ser guardados por 24 horas.

Qualificado pela NSA como parte de sua estratégia contra o terrorismo, a ferramenta foi útil para que os EUA prendessem 300 acusados de associação a grupos com planos contra os Estados Unidos. Não há informação sobre quantos usuários foram monitorados em todo o mundo

segunda-feira, 29 de julho de 2013

entradas e links

Durante a semana de postagens diárias sobre a JMJ, o numero de entradas dos Estados Unidos e Rússia neste blog ultrapassou as do Brasil, segundo a estatística que me é fornecida pelo blogspot.com. Aumentaram também as entradas da Europa ocidental. O interesse pelo evento e a distancia explicam esses acessos fora do habitual.
Ligado a isso recebi, no email deste blog, mensagens de pessoas que estão longe, perguntando como obter alguns de meus livros. Dei  respostas individuais que repito aqui.
Sobre o livro "Relato de Guerra Extrema" é possível obter em ebook através do email da editora:
vendas@garamond.com.br  ou no site www.livrariascuritiba.com.br  (na home page clicar em ebooks e depois no retângulo de busca escrever o título do livro).
Para edições impressas, além do mencionado email da Garamond, podem usar os sites www.saraiva.com.br ou www.travessa.com.br
Nestes dois encontram também o livro coletivo "Atlântico Sul XXI-África e América do Sul"
Para os livros de edição angolana (Água e economia do desenvolvimento", "Franco atiradores", "Economia na História") : mayambaeditora@yahoo.com   ou  www.mayambaeditora.com

Pessoalmente sou cada vez mais favorável aos ebooks: são mais baratos, chegam instantaneamente, poupam espaço. Meu próximo livro individual terá uma edição ebook maior que a impressa.

domingo, 28 de julho de 2013

conclusão

Não vou discutir aqui se na Missa do Envio estavam 1,5 ou 2 ou 3 milhões. Acho é que nunca esteve tanta gente junta, não só em Copacabana mas no Brasil. Sem uma única briga, sem fanatismos. Com muita  alegrai e fraternidade como não via há décadas. Ou talvez nunca tenha visto. Imaginem um milhão de pessoas  dando as mãos a desconhecidos para rezar ou celebrar. Nos meus dois próximos livros (de analise internacional e um de ficção anda bastante  atrasado) vou mencionar.
Daqui a pouco o Papa Francisco fala aos voluntários que tronaram possível a JMJ. Entre  eles há pelo menos uma de minhas  alunas e colega em grupo de pesquisa.
Agora deixo 3 fotos : da missa, da praia num destes dias e  uma minha tirada há meia hora:
 
 
 

sábado, 27 de julho de 2013

vigílias

 

Escrevo ao som do helicóptero que vai e vem enquanto decorre a vigília. Vários números de participantes  são anunciados mas sem base cientifica de calculo. São impressões. É mais de um milhão muito provavelmente. Esta manhã e tarde milhares marcharam do centro do Rio para Copa. Eu caminhei longamente em Copa  toda a tarde.

Tinha gente na  areia, no asfalto, junto às grades de proteção, sentados no chão comendo pacotinhos de batata frita, bebendo  refrigerante ou consumindo o kit lanche de 10 reais. Para  a maioria a comida de restaurante é cara.
Há muito tempo não me  sentia tão bem numa multidão como na JMJ.
Durante a tarde teve  até uma "marcha das vadias". Cruzei com algumas  delas mas não vi a  marcha em si. Parece que foi coisa rápida.

Comprei uma camiseta da JMJ , um chaveiro e uma caneta. No fim da tarde fui comprar comida e entrei na livraria Saraiva para passar tempo mas acabei encontrando um livro de Irene Frain intitulado "Simone apaixonada". Como durante muito tempo acompanhei a trajetória de Simone de Beauvoir e Sartre comprei e vou começar a ler  esta noite. Terminei "O ancião que saiu pela janela e desapareceu". Bom. Na terça preparo minha aula de quinta.
No Cairo hoje foi um inferno, no mínimo 70 mortos, Obama  disse que as desigualdades de renda nos Estados Unidos aumentam e destroem a crença dos  americanos nas oportunidades. No Mali votam  amanhã.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

JMJ - 4

Ângelus neste meio dia, Palácio São Joaquim, na Glória
Nesta madrugada peregrinos caminham de Copa para Botafogo através do túnel
Ontem Fafá cantou o Cirio de Nazaré
 
Ontem no final da celebração manifestantes vieram do Leblon protestar contra os custos da JMJ
 
Segundo a agencia de noticias católica ACI, a JMJ custou o equivalente internacional a 107 milhões de Euros. O "Le Monde" citou participação estatal da ordem dos 40 milhões de Euros, sobretudo na segurança. A ACI calcula em 500 milhões de Reais (cerca de 168 milhões de Euros) o ganho para a economia do Rio com obras, salários e despesas  dos peregrinos.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

JMJ - Celebração da Palavra hoje em Copacabana

Estaria um milhão de pessoas? Bem provável. O mais impressionante era o entusiasmo e, ao mesmo tempo, a serenidade, dignidade e civismo das pessoas. Muito diferente de outros ajuntamentos da mesma  ordem em Copa. Mesmo assim ocorreram alguns roubos.

 
Terminou a celebração com o Papa e até as 23 horas vai ser um autentico festival de musica de varias origens. Com chuva intermitente. 
 
 
 
 
 

A vida como ela vai

O Prefeito do Rio disse que vai multar as concessionárias que não prestaram  serviço de transporte corretamente. Acrescentou que se o metrô dependesse dele faria o mesmo, A bola fica  agora no campo do governador. Chove há quase 48 horas no Rio e para hoje são esperados mais problemas de locomoção e mesmo nas lanchonetes ligadas à JMJ. O discurso inicial era que a cidade estava muito bem preparada para receber este ( e outros ) eventos.
Para os fatalistas ou conformistas há, sem duvida, coisas muito piores, como o grande acidente ferroviário na Espanha que matou dezenas de pessoas. A Europa anda assim agora; há poucas  semanas  aconteceu o mesmo (com menos vitimas) no sistema ferroviário francês.
O discurso de Obama sobre a economia made in USA  continua a  suscitar comentários. Ele considerou alta prioridade restabelecer o nível de vida  da classe média.
No Togo vota-se hoje e o Mali está a três dias das eleições. Em Israel um participante do Big Brother local foi afastado em virtude de frases racistas contra uma participante Falacha (judia de origem etíope).
Meu amigo DC assinala-me o falecimento de dois companheiros de adolescência: Oscar Fernandes, profissional do transporte aéreo internacional e ex treinador de basquetebol, em Lisboa; Mario Manuel Dores Roque, ex jogador de futebol juvenil, ex aluno do Liceu Salvador Correia de Luanda e ex Prefeito (por 3 mandatos) de Paranágua (Pr), em Curitiba.
E para terminar com alegria: o Atlético Mineiro sofreu mas venceu a Libertadores. Pode reservar lugar nos hotéis de Marrocos para o próximo mundial de  clubes. Espero que toda a logística funcione bem por lá. Inch' Allah.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

lançamento de livros em Luanda

Meu amigo Arlindo Isabel, diretor da Editora Mayamba informa:

Dia 25, na Aula Magna da UAN, lançamento de dois  livros de João Milando: "Cooperação sem desenvolvimento"  e "Dinâmicas rurais de Cabinda"

Dia 26, no Museu Nacional de História Militar (Fortaleza de São Miguel): "Do EPLA às FAPLA" do general Mbeto Traça.

que vergonha

Até televisões assinalam com destaque:
após a cerimónia de abertura da JMJ em  Copacabana, milhares de peregrinos tiveram enormes dificuldades para regressar a seus alojamentos, em virtude de graves problemas de transporte: escassez de ônibus, vans inflacionando as tarifas e transportadoras, que receberam adiantado em vales de transporte, não forneceram o serviço como deviam. Teve gente na rua até alta madrugada em condições de grande insegurança, Chove bastante e está muito frio. Amanhã o movimento será ainda maior. Os transportes vão continuar assim, com insuficiências, interrupções , desrespeito e especulação nos preços??????? Não é de admirar que os transportes tenham servido de símbolo para os protestos do mês passado....

terça-feira, 23 de julho de 2013

JMJ - 3

Ontem houve uma falha perigosa na segurança do Papa, hoje houve falha total de energia durante bastante tempo no metrô. Qual vai ser o problema de  amanhã? O Rio é lindo mas sofre e está bem visível com 375 mil peregrinos, dos quais 155 mil estrangeiros de 175 países. A paralização do metrô afetou toda a vida da cidade  e até obrigou a operações de socorro (ver foto).
A Jornada começou oficialmente aqui perto de minha casa, com uma multidão enorme apesar do frio e chuva. Na minha caminhada pela cidade vi peregrinos em grupo, às vezes cantando e dando nova animação ao Rio: no metrô, nas ruas, junto ao Sambódromo e aqui em Copacabana.

estas duas em Copacabana
esta no metrô Uruguaiana
 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

JMJ - 2

Chegou o Papa Francisco. Teve uma inserção tão boa na vida da cidade que até foi vitima de engarrafamento de transito na  Av. Presidente Vargas. Depois andou pelo centro e no Palácio Guanabara disse que os jovens não têm medo de arriscar a vida. Entrou com um grande capital de simpatia. Por toda a cidade a presença dos peregrinos é constante. Hoje vi gente da Argentina, Itália, França, São Tomé, Austrália, Venezuela, etc, além de vários estados do Brasil.
em carro modesto no engarrafamento
beijinho na criança
após sair do helicóptero no campo do Flu recebe camisa do clube
micro protesto causa escândalo na escadaria da Igreja do Lg do Machado
 
 


 

domingo, 21 de julho de 2013

Jornada Mundial da Juventude - JMJ

O Papa Francisco chega amanhã. Alguns pré eventos já decorreram. Destaco o dialogo inter-religiões na PUC-Rio. Grandes celebrações e debates estão previstos durante a semana. Falarei deles aqui diariamente. Para já deixo fotos de peregrinos no Rio:

sábado, 20 de julho de 2013

protestos no Burkina Faso

Hoje em Uagadugu, capital do B.F., decorreu manifestação de milhares de pessoas, convocada  pela "Coligação contra a vida cara". Rapidamente  a manifestação virou protesto contra a  corrupção e alegadas  tentativas de  permitir mais um mandato presidencial. Há 4 dias, jornalistas da midia governamental fizeram um protesto contra a censura nos órgãos oficiais e interferência na formatação de noticias. Neste caso, dizem os jornalistas, a chefia da TV impôs modificações na  cobertura de manifestação dos partidos da oposição, dias antes.
Este país do Oeste africano produz frequentes protestos. A foto  é reproduzida de www.jeuneafrique.com

sexta-feira, 19 de julho de 2013

guerra no Brasil?

De artigo assinado por Gil Alessi, publicado hoje pela UOL:

"O número de vítimas de homicídio no Brasil em quatro anos -- 206 mil -- superou os mortos nos 12 maiores conflitos armados no mundo entre 2004 e 2007, de acordo com o relatório Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no Brasil, divulgado nesta sexta-feira (19) com os dados mais recentes do país (2008 a 2011). Ao todo, 170 mil pessoas morreram nos confrontos de Iraque, Sudão, Afeganistão, Colômbia, República Democrática do Congo, Sri Lanka, Índia, Somália, Nepal, Caxemira, Paquistão e Israel"

O artigo assinala também baixo índice de elucidação dos crimes: 5 a 8% apenas contra 65% nos USA, 80% na França e 90% no Reino Unido. O Brasil tem o grau de crime mais alto dos 12 países mais populosos do mundo, diz o relatório.

Á margem do artigo, a UOL coloca links assinalando que 71,4% dos assassinados  são negros ou mestiços e que o crime em geral subiu 23% em maio no Rio de Janeiro, embora com baixa nos crimes de morte.

O relatório completo pode ser baixado em pdf no boletim de julho da FLACSO/Brasil pelo site
www.flacso.org.br  
Já baixei, se alguém quiser é só me dizer.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Palestra-debate sobre Egito

Nesta quinta feira, 18 de julho, com o Professor Paul Amar, da Universidade da California e "visiting" na Universidade do Cairo. No âmbito do Núcleo de Estudos Sul-Sul, dirigido pela Professora Beatriz Bissio. Ás 14 horas na sala 106 do IFCS/UFRJ, Largo de São Francisco, centro do Rio de Janeiro.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Índice de Inovação Tecnologica Mundial 2013

Do relatório elaborado pela Universidade de Cornell, USA:

Total de países inseridos: 142.
Cinco melhores classificados (pela ordem) : Suíça, Suécia, Reino Unido, Holanda e Estados Unidos
Pior classificado: Iêmen (142° mundial)

Melhor classificado entre os países de língua portuguesa: Portugal (34° mundial)

Melhores africanos (pela ordem) : Mauricio (53° mundial), África do Sul (58° mundial), Tunísia, Uganda, Botswana, Marrocos, Gana, Senegal (96° mundial).

Melhores da América Latina e Caribe (pela ordem) : Costa Rica (39° mundial), Chile, Barbados, Uruguai, Argentina, Colômbia, México, Brasil (64° mundial).

Países africanos de língua oficial portuguesa  (pela ordem); Cabo Verde (103° mundial) Moçambique (121° mundial) Angola (135° mundial). Só estes 3 fazem parte do relatório.

Comentário: a classificação portuguesa é favorecida pela inserção do país na União Europeia. As classificações do Brasil e Angola são muito fracas com provável ligação às baixas classificações de ambos no  ranking mundial  de universidades. Interessante como dois pequenos países - Costa Rica e Mauricio - comandam  os respectivos continentes em inovação tecnológica.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

velhos traumas de conflito

Para quem se interessa pela historia e consequências das guerras de independência nas antigas colônias portuguesas (1961-1974) deixo link do diário "Publico" de Lisboa, sobre um  dos traumas persistentes. É sobre Guiné-Bissau, mas pela minha experiência os casos em Angola devem ser mais numerosos.


http://www.publico.pt/filhos-do-vento

Quando o link abrir é só clicar em cada foto. Vale a pena ler todos.

domingo, 14 de julho de 2013

Ciber: amor e guerra

Make love not war é um slogan ainda muito usado, embora uma coisa não impeça  a outra. Ao longo da História e na  atualidade, grandes  amores  começaram em contextos de guerra e tiveram até mais durabilidade e intensidade que muitos iniciados  em praias, cafés,  danceterias, etc.
É só uma constatação porque  as guerras  são, em  maioria, injustas.
Na internet temos o conhecido contexto geral de fortes  casos de amor e/ou sexo e, cada vez mais,  ciberguerra, neologismo indispensável para entender certas ações hostis. A revelação do programa de espionagem Prism é apenas  a parte visível do iceberg, segundo o responsável (finlandês) pela segurança do grupo de soluções digitais Stonesoft, citado pelo "Le Monde", ontem. Ele apresenta os Estados Unidos, a China e a Rússia como tendo unidades especializadas em  ciberataques, sublinhando que as  armas para tal são infinitamente mais baratas que as convencionais.
Além da espionagem de e-mails e conversas, é possível atingir alvos  vitais como bancos, redes de distribuição de  água e  energia, etc. Não apenas  aqueles países mas vários outros e até grupos  privados.
O mesmo especialista afirma que as forças armadas USA projetam elevar de 900 para mais de 4 mil o numero de soldados envolvidos nessas operações, enquanto a China já teria cerca de 20 mil.
Por  todo o lado há grupos de estudo sobre defesa na Net,  decididos a resistir às invasões e, entre eles,  notei um existente numa universidade do Canadá, os dissidentes chineses e a Firefox afirmou trabalhar no mesmo sentido.

Ao mesmo tempo, prossegue o desenvolvimento de grandes intimidades na rede entre pessoas movidas por forte impulso, despreocupadas se são espionadas ou não. Sobretudo em meios universitários, onde os comportamentos mudam com os tempos. O "New York Times" publicou ontem reportagem baseada numa pesquisa abrangente, contrariando outro velho slogan ("os homens querem sexo sem compromisso, as mulheres querem sexo com amor").
Nesse texto é sublinhada a  evolução feminina nas universidades americanas, com as mulheres cada vez mais orientadas para sexo como "curtição", sem ligar isso a namoro e muito menos a casamento. Muito provavelmente não é só nas universidades americanas.
As duas fotos seguintes fazem parte dessa  reportagem

sábado, 13 de julho de 2013

Desempenhos

Mau: PIB do Brasil teve contração de 1,4% em maio e a previsão é de crescimento inferior a 2% até final do ano.
Bom: O governo brasileiro vai propor medidas para garantir privacidade nas comunicações de Internet, após revelação de que espionagem USA nesta área também visou o Brasil.
Mau: rebeldes sírios lutam às  vezes mais entre  eles que contra a ditadura de Assad.
Bom: apesar de ameaças no extremo norte, prossegue a campanha  eleitoral no Mali.
Mau: grave acidente ferroviário no sul da França
Bom: minha leitura atual (romance) "O ancião que saiu pela janela e desapareceu" de Jonas Jonasson, ed. Record, 2013
Aguardando: hoje -final do mundial de futebol sub-20 França-Uruguai; amanhã Vasco-Flamengo para o Brasileirão.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

D.N.de protesto 2

Na verdade o nome dado foi dia nacional de luta, concebido pelos movimentos sindicais. Cortes temporários de rodovias, bloqueio do acesso ao porto de Santos, marchas pacificas sem interromper o transito por muito tempo, interrupções do transporte publico em algumas cidades,etc. Foi esta a tendência dominante no país. Exceção no Rio de Janeiro: antes mesmo de começar a marcha  na Rio Branco em direção à Cinelândia, confrontos entre a policia e manifestantes do "Bloco Negro", vestidos de preto e rosto coberto (como é característica sua nos países onde existe), embora mais tarde outro tipo de jovens se tenha juntado  a eles. Os sindicalistas tentaram  afastá-los do cortejo mas não conseguiram e perto da Cinelândia novos choques. Gás lacrimogêneo e balas de  borracha de um lado, coquetéis molotov e explosivos artesanais do outro.  
A partir do Largo do Machado outros manifestantes dirigem-se-se ao palácio Guanabara, até esta hora sem  violência.  Há pouco o transito foi normalizado em todo o centro da cidade.
Em geral e  em varias cidades, os sindicatos evitavam ataques ao governo e aos políticos, enquanto alguns grupos, mais conotados com os protestos do mês passado, procuravam fazer o inverso.

D.N. de protesto 1

Vou sair. Tenho que ir ao centro e aproveito para ver como repercute o dia nacional de protesto no Rio. Acho que o metrô funciona. Na televisão o destaque vai para a movimentação em São Paulo, com convergência de manifestantes na Avenida Paulista para  comício ao meio dia. No Rio há manifestantes acampados desde ontem em frente à Prefeitura, mas não sei se há manif convocada como em SP. Quando voltar eu conto. Até logo,

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Games

Há muito tempo não menciono lançamento de games. Então, vou citar 4 lançamentos: Expansão da Civilização V, Tokyo Jungle, um game de futebol americano e um conjunto do Metal Gear dos últimos 25 anos. Agora, ficam imagens de  dois clássicos com versões renovadas.
Sonya Blade e Kitana em "Mortal Kombat"
Rise Kugikawa em "Persona"
 
  

paralização

Amanhã várias universidades estarão paralisadas - ou em greve, se preferirem - no quadro do dia nacional de protesto, convocado pelos sindicatos. Portanto, não termos aulas na UFF e já avisei minha turma.
Apesar disso, penso que há recurso excessivo à greve no ensino, o que enfraquece esse instrumento de ação. Neste caso seria mais útil e revelador de esforço concreto, aproveitar o dia para transformar as aulas em pontos de debate sobre a situação geral da educação e do país. Há necessidade urgente da universidade, como instituição, pensar a realidade. Perde-se uma oportunidade e, em vários setores da sociedade, surgirá  a suspeita de pretexto para ficar em casa.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Brasilia 3

Encerrei as tarefas em Brasília com um debate sobre África (na generalidade) na Embrapa. A maior parte eram pessoas com experiência ou sensibilidade  em relação a esse continente. Um ou outro mal informado - ou sob efeito da propaganda de algumas  ditaduras -  ainda confundem criticas aos modelos ditatoriais e de prolongamento do pacto colonial como "afro-pessimismo", conceito inventado na Europa sem qualquer sentido...a não ser para aquela propaganda.
Após o debate conversei com técnicos da Embrapa envolvidos em ações de cooperação no continente africano e achei uma maravilha  conversar com gente que passou (ou passa) por locais  onde passei (ou vou passar) e que tirou excelentes conclusões.

ebook on Horn of Africa

Link para baixar grátis o ebook de Alexandra Magnólia Dias, em inglês, para quem se interessa pela região mencionada no titulo.

http://hdl.handle.net/10071/5061

segunda-feira, 8 de julho de 2013

em Brasilia 2

Aulas de cinco horas seguidas cansam, mas podem causar um sentimento de utilidade e prazer quando a turma é interessada e ajuda com perguntas bem informadas. Foi o que aconteceu hoje na minha aula do CEAM/UNB. É um grupo que não vou perder de vista. Abordamos questões, por vezes delicadas, da relação economia-sociedade-conflitos, com criticas a alguns postulados teóricos e bastantes exemplos práticos, contextualizados em suas áreas macro-economicas.
Quanto a Brasília em si, desta vez nem estou com tempo para dar minhas voltas pela cidade. De acontecimentos políticos  nem me  apercebi, mas acho que não há nada de relevante.

domingo, 7 de julho de 2013

em Brasilia

Aqui estou.Tarde bonita, com sol de 25° e ruas da calma dominical brasiliense. Amanhã dou uma aula e na terça apresento um tema em seminário.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

O mundo tal como é

A inspiração do título de hoje vem de romance dos anos 1960, escrito por Salvat Etchar que, na altura, vivia na Martinica, ganhou um prémio literário francês e deu uma entrevista a canal de TV parisiense criticando a mídia que só o procurou porque ele teve sucesso. "Era antes do sucesso que vocês deviam ter vindo", disse então.
Mas hoje o mundo está assim:
manifestante pró democracia no Cairo exibe juntos a Cruz e o Corão

Egito: o golpe militar parece emenda pior que o soneto. Hoje morreram 30 pessoas e os islamistas de todo o mundo dizem que  não se pode confiar no jogo democrático. O derrubado Morsi está em lugar desconhecido. O mais respeitado líder democrático do país, o premio Nobel M.El Baradei, está tentando explicar a necessidade dessa medida de (muita) exceção.
Brasil: agora é a confusão total sobre o projeto de plebiscito após o Vice Presidente ter dito  que não ia valer para as eleições de 2014 e depois ter dito o oposto. Confusão maior porque  ele é um dos melhores constitucionalistas brasileiros.
Snowden: O governo da Venezuela vai dar lhe asilo, decisão acelerada pela atitude hostil dos europeus contra Evo Morales, abordada na postagem anterior. Deputados de pequenos partidos da Islândia tinham proposto a concessão da nacionalidade islandesa a Snowden.
$$$$: jornal do sul da França noticiou misteriosa apreensão de milhões de Euros, num veiculo matriculado em Portugal, que seria propriedade de africanos de língua portuguesa. Segundo o jornal, o destino era Monte Carlo. Iam jogar na roleta?
Zimbabwe: O Presidente Mugabe ameaçou sair da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) se esta  continuar a pedir reformas no sistema politico zimbabwano.
Futebol: Recomeça o brasileirão e o Flamengo joga  amanhã à tarde com o Curitiba, no Mané Garrincha de Brasília. Forma de valorizar esse novo estádio.


quinta-feira, 4 de julho de 2013

+ estupidez

Países europeus atingidos por crises econômicas e financeiras, em grande parte causadas pela estupidez, fazem outra no plano diplomático ao impedirem o avião do Presidente boliviano Evo Morales de usar seus espaços aéreos, no regresso a La Paz após assistir a uma conferencia na Rússia. Parece que suspeitavam - sob informação USA - de que Snowden estava a  bordo. E na base da  suspeita cometeram um ato de alta  agressividade, considerado pela Presidente argentina como humilhante para toda a América Latina. Em Cochabamba (Bolívia) Presidentes da Venezuela, Equador e Uruguai reuniram-se em solidariedade com Morales e a UNASUL emitiu comunicado de protesto. O  equatoriano Rafael Correa definiu a reunião de Cochabamba como prova de que a América do Sul já não é colônia da Europa. Internamente, mesmo adversários de  Morales consideram a atitude europeia como burrice que aumentou a popularidade do Presidente na opinião publica boliviana e no sub continente.
La Paz

quarta-feira, 3 de julho de 2013

terça-feira, 2 de julho de 2013

só duvidas

No Brasil ninguém sabe para onde vai esta história de convocar um plebiscito.
No Egito ninguém sabe qual o alcance pratico do ultimato  militar aos políticos.
No Vaticano ninguém sabe se mais uma investigação no IOR (Banco do Vaticano) permitirá criar uma entidade financeira com ética diferente das demais.  
É como na meteorologia: há fortes indícios de chuva ou sol, mas tudo vai depender do vento que tanto pode soprar para lá como para  cá.
Vendo bem, as duvidas tornam a vida  emocionante.