sábado, 23 de fevereiro de 2013

Mudança no "Novo Jornal"

Com 266 numeros publicados, o semanrio "Novo Jornal" tem  invulgar impacto reconhecido em Angola, Tanto pela qualidade mantida como pelo efeito modernizador sobre o conjunto da midia angolana. Esta semana foi anunciada mudança de diretor. Para o lugar de Gustavo Costa - que há nove meses substituira Victor Silva - entra Veronica Pereira, mais uma mulher em posição de destaque no setor. "Luanda Antena Comercial" (LAC) tambem é dirigida por uma mulher, Luiza Fançony.
O "Novo Jornal" é um dos semanários de maior destaque no conjunto dos países de lingua portuguesa e,  dentro da Àfrica Austral, parece-me ao  nivel do "Mail & Guardian" de Jo'burg. Sua elaboração assenta num grupo de profissionais e num elevado  numero de colaboradores, em geral intelectuais conhecidos da opinião publica.
Sai às sextas com uma edição impressa e uma em PDF, em três cadernos: atualidade geral, economia  e cultura.
Escrevo no NJ desde o primeiro numero e mantenho lá a coluna "Rota Meridional". Daí, todos os acontecimentos relativos à vida do jornal estarem nos meus centros de interesse. Não só meus, a julgar por igual atitude em varios circulos angolanos e de estudiosos sobre África de língua portuguesa, no exteriror.. Num primeiro momento, alguns colaboradores interrogaram-se se deviam prosseguir a colaboração mas, nas ultimas horas, a tendencia é para todos (ou quase) continuarem com suas rubricas e colunas.
E  todos desejam que esta experiencia de comunicação prossiga nas mesmas bases de  liberdade e seriedade, num país onde a imprensa tem quase quase dois  séculos. Uma das mais  antigas a nivel do contienete africano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário