Dados oficiais anunciam que latinos e brancos (designação para os white tradicionais) terão a mesma percentagem demografica no Estado mais populoso dos USA, a partir de julho. O governador Jerry Brown (democrata) declarou-se satisfeito, vendo nesse dado solução para problema do envelhecimento da população e acrescentou serem agora necessarias medidas de adaptação, por exemplo nas escolas. Com taxa de natalidade mais elevada de todos os grupos norte-americanos, os latinos deverão ser maioria a curto prazo, como já são no Novo Mexico (46,7%).
O diretor adjunto do Instituto Pew Hispanic, Mark Hogo Lopez, disse que "a California parece aquilo que no futuro será todo o país".
A palavra California é de origen espanhola, tirada do romance "Las Sergas de Espaldian" publicado em 1510.
Os Estados do Novo Mexico, Arizona, California, Texas e Utah foram tomados ao Mexico na guerra de 1846/1848. Em todos eles a população hispanica tem hoje elevadas percentagens e deve seguir a trajetoria da California e Novo Mexico.
Esta alteração foi decisiva para a eleição de Barak Obama, os latinos votaram massivamente por ele.
Varios sociologos norte-americanos pensam que o aumento percentual dos latinos não diminuirá o impacto da lingua inglesa, pois eles são já , em geral, blingues e entre os nascidos nos USA, grande numero é mais fluente em inglês.
Mapa oficial da população da California em meados deste ano:
Nenhum comentário:
Postar um comentário