sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Blogueira cubana enfurece defensores de ditadura



Yoani Sanchez, algumas vezes aqui citada, conseguiu autorização do governo de Havana para viajar, após varios anos de pedido negado. Esse govrno liberalizou a concessão de passaportes pela primeira vez  em mais de 50 anos.
Yoani está no Brasil.
Pequenos grupos de castristas brasileiros têm perseguido a  nossa colega blogueira, por todo o lado onde ela vai. Não querem que  ela fale, já impediram a  passagem de um documentario e tentaram impedir a difusão pela TV Senado de debate com ela. O senador Suplicy teve de intervir para garantir a emissão.
Perseguição que para Yoani é uma honra.
Hoje li uma grande reportagem no "Le Monde" sobre a economia cubana. O salário minimo em Cuba é de cerca de 15 euros e, apesar das queixas contra o embargo norte-americano, as remessas pelos emigrados cubanos nos USA para Cuiba somam cerca de dois bi de dolares. É mais que o PIB de alguns  países do Caribe.. 80%  dos bens alimentares vendidos em Cuba são importados, sobretudo do Brasil e dos próprios Estados Unidos.
A Odebrecht tambem está presente na ilha.
Raul Castro procura promover abertura ao setor privado mantendo o partido unico. Neste plano, cerca de 1,5 milhão de trabalhadores da função publica devem ser demitidos. Um primeiro bloco da ordem dos 300 mil já foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário