segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Renuncia ou Demissão do Papa

Deixo as duas expressões no título porque não sei qual das duas é mais correta segundo o Direito Canônico.
Há mais de seis séculos nenhum Papa saía do Pontificado em vida. Bento XVI tomou, portanto, uma decisão corajosa ao romper com longa  história e  anunciar que se retira no fim deste mês. Agora vai começar o processo de escolha do sucessor no "trono" de São Pedro e é mais uma oportunidade de "aggiornamento" da Igreja Catolica, atualização necessária num mundo muito diferente da época heroica das catacumbas, mas onde se desenvolvem poderosos fundamentalismos religiosos. Os mais  notados e  agressivos situam-se na faixa islâmica, mas tambem temos seitas obscurantistas entre os cristãos.
O colegio eleitoral destinado a eleger um Papa compreende todos os cardeais que tenham menos de 80 anos. O jornal "Le Monde" publicou um mapa  por continente comparando os numeros totais e de eleitores. Segundo estes calculos (que podem ter alguns pequenos erros por não se conhecerem algumas idades exatas) mais de metade dos 119 eleitores são europeus, apesar do maior numero de  fiéis estar na América Latina. O Brasil é o maior país catolico do mundo.
 A hipotese de eleger um Papa do hemisfério Sul vai aparecer de novo. Qualquer catolico, mesmo leigo, pode ser Papa, segundo  a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário