quinta-feira, 20 de abril de 2023

Resumo África

 Sudão 

Guerra desde sábado e as posições no terreno não se alteram. As forças regulares , comandadas pelo general Al Burane, dispõem de vantagem com a força aérea mas a Força de Apoio Rápido, do general Hemeti, tem efetivo terrestre numeroso e bem equipado. Esta força foi criada a partir de milícias do Darfur, durante o derrubado regime de Omar al Bashir, para apoiar o exército. Os dois generais dirigem a Junta militar, cujo poder sempre quiseram prolongar em detrimento de governo civil democrático. Apesar das funções, desenvolveram forte rivalidade que gerou rompimento a propósito do calendário de integração da FAR nas FAS.

Pontos estratégicos de Kartum são duramente disputados. População civil tenta sair da cidade, refugiados do Darfur e arredores chegam ao Chade e António Guterres propõe cessar-fogo.

Tunísia 

Prisão do líder do partido Enahada, islamista não armado, aumenta os riscos de violência neste país. O governo diz que ele fez ameaças de guerra civil. Seus partidários acusam o governo de procurar pretextos para reprimir e fazer esquecer a grande crise socioeconômica. 

Economia

A diretora adjunta para África do FMI declarou não existir crise  sistêmica de dívida no continente africano.  Por outro lado, as previsões do FMI para África Subsaariana, este ano, são de crescimento médio de 3,6%, com níveis que  no caso sul-africano descem para 0,1%.

Cinema e exposição 

"Queen Cleópatra " de Jada Pinkett Smith, produção Netflix, entra na programação dia 10 de maio. A apresentação já causa polêmica. A atriz que representa Cleópatra é a negra britânica  Adele James. Protestos no Egito onde um advogado apresentou queixa alegando que é crime essa imagem da rainha e dizendo ainda que é afrocentrismo.

Em Luanda, no Museu de História Natural, abriu e fica até 19 de maio a exposição " The power of my hands " que esteve aberta em Paris com 16 artistas africanas e afro-descendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário