quinta-feira, 6 de abril de 2023

Resumo Africa

 MALI

Caça da Força Aérea sobrevoa a cidade de Kidal no norte do país, principal centro dos movimentos tuaregues agrupados no CMA que assinou o acordo de paz de 2015. A ação foi considerada como intimidação por coincidir com o aniversário de proclamação da independência de Azawad, de base tuaregue, suspensa pelos acordos de paz mas com os aniversarios comemorados até hoje. A artilharia do CMA fez disparos e persistem receios de regresso às hostilidades.

Por outro lado, grupos jihadistas continuam ativos neste país de onde irradiam sobretudo para o Burkina Faso. Os militares permanecem no poder em Bamako, rejeitando o projeto de transição proposto pela CEDEAO e a União Africana. Têm apoio da empresa militar russa Wagner.

ANGOLA

Assinatura em Brasília de Acordo Angola- Brasil para evitar dupla tributação sobre os lucros de empresas aéreas e marítimas. Assinatura em Luanda de acordo com Portugal contra branqueamento de capitais. Portugal subiu para 2 bi € sua linha de crédito a Angola.

ZAMBIA

Primeira mulher nomeada executiva chefe no setor mineiro. Mfikeyi Mabaki passa a dirigir a unidade zambiana de cobre da Kobold Metals, empresa com sede nos EUA que usa Inteligência Artificial para localizar depósitos de minério. A Zâmbia é dos maiores produtores mundiais de cobre, produto com demanda em alta em virtude dos programas mundiais de descarbonização.

QUÊNIA

A aliança oposicionista Azimio anuncia campanha pela reforma da Constituição. O líder da Azimio, ex candidato presidencial Raila Odinga, declarou que o objetivo é " remover os últimos vestígios de presidência imperial".  Em  outros países africanos há movimentos sociais ou de oposição política com intenções semelhantes.

LITERATURA 

Prosseguem os preparativos para o Festival de  Literatura-Mundo do Sal, na ilha do mesmo nome em Cabo Verde. Organização da editora caboverdiana Rosa de Porcelana. Datas marcadas: de 8 a 11 de junho.

CINEMA 

"Nayola", longa metragem de animação baseada em peça teatral de José Agualusa e Mia Couto, vai entrar em circuitos comerciais após ter estado presente em festivais. Diretor: José Miguel Ribeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário