domingo, 30 de abril de 2023

Inspirações e influencias no meu " E agora quem avança..."

 Algumas pessoas que leram o livro ou participaram no debate "Racismo e resposta multirracial " ( Fórum de ideias- NEA/INEST/UFF, Rio de Janeiro) baseado nele, se interessaram sobre a afirmação de um dos protagonistas ( da Mauritânia) considerando a " raça como máscara". A expressão está mesmo reproduzida na quarta capa. Gerou simpatias, ataques e dúvidas.

Na verdade o livro é inspirado por dados históricos reais, tanto do século XV como XX e XXI, em todos os casos tendo a Mauritânia no centro e grandes efeitos no Brasil, Portugal e toda a costa oeste africana. Nesse quadro influiu o cronista português dos séculos XV e XVI Gomes Eanes de Zurara. Mas contou muito minha própria vivência da Mauritânia há alguns anos.

Maior vivência pessoal  ainda determina toda a narrativa na faixa Angola-Namíbia, acrescentando um foco cujo maior teórico é Edouard Glissant, ou seja a noção de Relação, oposta aos excessos identitarios e à hegemonia. 

Ao mesmo tempo, em todos os episódios do livro, aquela afirmação do principal personagem mauritaniano foi criada por mim, porém baseada em frases semelhantes que tenho ouvido em vários países e na abordagem de Frantz Fanon no seu livro " Pele Negra Máscaras Brancas", considerando eu que as cores das máscaras se generalizaram com os desdobramentos do racismo.  Fanon infelizmente nos deixou muito cedo.

Interessante que esses dois teóricos centrais para mim sejam ambos nascidos na ilha da Martinica.

Situar no Brasil atual o início e várias passagens do livro  é consequência do meu cotidiano brasileiro, acrescentando-lhe a própria dimensão continental do país e impacto da realidade onde a narrativa está ancorada.

Enfim um terceiro ponto  surgiu explicitamente na apresentação do livro em Lisboa. O título do livro decorre de frase muito ouvida na clandestinidade anti-colonial angolana a ponto de ter sido dita em conversa entre duas eminentes personalidades dessa fase em Luanda (Cônego Manuel das Neves e Eugenio Ferreira).

A sensibilidade da temática geral do livro gera sempre isto: de elogios a insultos ou incompreensões. Faz parte e só demonstra que é campo de luta em primeiro plano, parte do grande processo construtivo da nova Relação entre seres humanos. Sem máscaras.



sexta-feira, 28 de abril de 2023

Ucrânia hoje

 Dezenas de misseis russos e alguns ataques com drones contra cidades ucranianas, incluindo Kiev. Até há pouco notícias de 19 mortos, a maior parte num bloco de apartamentos (foto). Porta voz do exército russo diz que visava reservas do exército ucraniano. Há também indicações de preparativos para contra ofensiva da Ucrânia, dependendo da meteorologia. 




quinta-feira, 27 de abril de 2023

quarta-feira, 26 de abril de 2023

25 de abril sempre

 As comemorações da data em Portugal estiveram à altura da sua importância. Em 1974 a queda da antiga  ditadura mudou muita coisa na Europa e África. É um exemplo até hoje. Democracia acima de tudo. 

segunda-feira, 24 de abril de 2023

Evento Univ. Candido Mendes

 


Premio Camões 2019

 Com 4 anos de atraso foi entregue no Palácio de Queluz, perto de Lisboa, o prêmio a Chico Buarque. Atraso motivado pela recusa de Bolsonaro. Presentes Lula, Marcelo e Costa. Muita repercussão no Brasil e em Portugal. 



domingo, 23 de abril de 2023

Comentários Brasil

 Começando com frase de Gonçalves Dias, o poeta:


Na minha opinião o Brasil entrou cedo demais na proposta de mediação sobre a guerra da Ucrânia. Já tem plano chinês, proposta francesa de conferência, viagens do ministro Saudita das Relações Exteriores às duas capitais em guerra. Fica a impressão de corrida para ver quem é o melhor mediador, função sempre muito procurada pois, como sabemos, aproximar beligerantes dá o maior prestígio a quem aproxima. Vimos isso nos conflitos africanos e no recente acordo entre os regimes saudita e iraniano. Entrar antes da hora pode gerar cansaço e afastamento. Melhor seria ficar discreto, votar as resoluções da ONU e em 2024 pensar em subir de patamar. Até lá o que vai contar é a guerra mesmo, não há porque se desgastar com afirmações. 

Considerando a viagem de Lula à Península Ibérica, o foco prioritário seria tornar muito visível a ação pela ratificação do Acordo União Europeia-Mercosul, pelo seu valor econômico e porque o acordo reforça posições diplomáticas.

Internamente, a CPMI sobre os assaltos de 8 de janeiro vai ser um grande centro de confronto parlamentar que promete grande mediatisação. Mais que as investigações policiais e judiciais que, provavelmente , vão convergir para a briga no Congresso. A menos que esta fique tão estéril que se produza o contrário. 

A literatura brasileira ambientada no racismo continua presente e ganha dimensão fora do país.  Exemplo é o lançamento recente da tradução francesa de " Nada digo de ti que em ti não veja", de Eliane Alves Cruz. 

O Flamengo jogou bem contra o Inter em Porto Alegre, marcou primeiro mas perdeu 2a1. Como habitualmente, atacou e chutou muito mais mas deixou passar atacantes adversários com facilidade.

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Resumo África

 Sudão 

Guerra desde sábado e as posições no terreno não se alteram. As forças regulares , comandadas pelo general Al Burane, dispõem de vantagem com a força aérea mas a Força de Apoio Rápido, do general Hemeti, tem efetivo terrestre numeroso e bem equipado. Esta força foi criada a partir de milícias do Darfur, durante o derrubado regime de Omar al Bashir, para apoiar o exército. Os dois generais dirigem a Junta militar, cujo poder sempre quiseram prolongar em detrimento de governo civil democrático. Apesar das funções, desenvolveram forte rivalidade que gerou rompimento a propósito do calendário de integração da FAR nas FAS.

Pontos estratégicos de Kartum são duramente disputados. População civil tenta sair da cidade, refugiados do Darfur e arredores chegam ao Chade e António Guterres propõe cessar-fogo.

Tunísia 

Prisão do líder do partido Enahada, islamista não armado, aumenta os riscos de violência neste país. O governo diz que ele fez ameaças de guerra civil. Seus partidários acusam o governo de procurar pretextos para reprimir e fazer esquecer a grande crise socioeconômica. 

Economia

A diretora adjunta para África do FMI declarou não existir crise  sistêmica de dívida no continente africano.  Por outro lado, as previsões do FMI para África Subsaariana, este ano, são de crescimento médio de 3,6%, com níveis que  no caso sul-africano descem para 0,1%.

Cinema e exposição 

"Queen Cleópatra " de Jada Pinkett Smith, produção Netflix, entra na programação dia 10 de maio. A apresentação já causa polêmica. A atriz que representa Cleópatra é a negra britânica  Adele James. Protestos no Egito onde um advogado apresentou queixa alegando que é crime essa imagem da rainha e dizendo ainda que é afrocentrismo.

Em Luanda, no Museu de História Natural, abriu e fica até 19 de maio a exposição " The power of my hands " que esteve aberta em Paris com 16 artistas africanas e afro-descendentes.

Amanhã feriado

Dia de Tiradentes vai dar fim de semana prolongado.

Libertadores

 Flamengo venceu 2 a 0 os chilenos do Ñublense. Corinthians perde com Argentinos Juniores.

Realidade africana

 Postagem de Mondlane Cruz no Facebook:



quarta-feira, 19 de abril de 2023

Champions

 Após os jogos de hoje vêm aí ( maio) os jogos das 1/2 finais:

Real Madrid X Manchester City

Inter X Milan AC

A chegada a este ponto do Real Madrid teve dois gols do brasileiro Rodrygo. No Inter, que empatou em casa com o Benfica, a diferença que lhe permite avançar foram os argentinos Lautaro e Corrêa. Cada um fez o seu.

Golaço do Lautaro:

foto " La Nacion" - Buenos Aires. 


segunda-feira, 17 de abril de 2023

O BRASIL VOLTA Á CENA MUNDIAL


A viagem de Lavrov a Brasília neste início de semana, revela o regresso do Brasil como ator internacional e também que volta pelo topo.

A vinda do chefe da diplomacia russa está na sequência das viagens de Lula à Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes e véspera da deslocação à Europa. Discretamente, seu assessor Celso Amorim esteve na Rússia. O que as potências interessadas no conflito ucraniano desejam agora são esclarecimentos sobre a posição brasileira na matéria. Lavrov veio por isso e na Europa ocidental será idêntico.

Em votação recente na ONU, o Brasil votou desfavorável ao Kremlin e um vice-ministro russo das Relações Exteriores criticou o voto brasileiro. Na recente viagem à China, por sua vez, Lula criticou o fornecimento de armas à Ucrânia e, antes, tinha declarado que Kiev devia renunciar à Crimeia.

Na verdade, essas são questões centrais a resolver por negociações e não podem ser colocadas como requisitos prévios. Se a Ucrânia parar de receber material, terá de se render perante um adversário que é um dos maiores fabricantes e negociantes de armas do mundo, anulando até a necessidade de negociações. Sobre a Crimeia, mesmo que possa ter havido erro geográfico na então liderança soviética, abrir mão dela pela força, significaria para a Ucrânia aceitar precedente sobre o Donbass.  Portanto, todos esses estatutos têm de ir para o processo de negociações. É mesmo esse o real centro do problema.

Já no Brasil, o Presidente Lula apelou para implicação de modelo tipo G 20 na busca de paz. Pode ser um ambiente propício a desbloquear alguns pontos e facilitar passagem a fases posteriores. Veremos nos próximos dias se esta sugestão reduz a anterior de constituição de um grupo mediador.  Pelo menos, em ambas as hipóteses, nota-se preferência do Itamaraty e do Planalto pelas ações multilaterais. Na declaração final em Pequim nem o Brasil apoiou o plano chinês nem o governo chinês apoiou a ideia inicial do Brasil.

Na viagem à Europa, Lula vai testar de novo suas propostas e, talvez, avaliar qual a mais útil ou se o melhor é corrigir. Testar e ser testado.

Porém, o assunto está longe de ser preocupação brasileira única, nem mesmo principal.

A questão das moedas no comércio externo tem valor estratégico e, poder usar encontro de contas nas moedas nacionais com grandes parceiros, equivale a vantagem mutua e estímulo institucional. Ao mesmo tempo, a busca de investimento é condição de crescimento, pois o Brasil é deficitário em capitais quando pensa num crescimento à medida de seu potencial. Fazer acordos com a China não exclui outros parceiros e ninguém pode negar que, como disse o ministro Haddad, os Estados Unidos continuam de primeira importância, mas nos últimos anos houve até caso de desinvestimento por parte de empresários norte-americanos.

O Brasil não aderiu à Iniciativa (chinesa) Cinturão e Rota, apenas lhe manifesta simpatia como a outras iniciativas internacionais de desenvolvimento. As iniciativas mais bem vistas no Brasil e outros sul-americanos são as que reforcem integração económica sub-continental, começando pelo Mercosul e, para isso, o FMI ajudaria se tivesse em conta que impor pagamento de dívidas a países, como a Argentina, em busca de se reequilibrarem, significa provocar mais desequilíbrio. Uma atitude que, aliás, atinge África também, quer dizer, num clima mundial marcado pela inflação e ameaças de recessão, as moratórias têm de ser uma ferramenta a considerar.

A ida de Lula á Europa, pode obrigar a mais explicações, oficial e definitivamente, sobre os passos que o governo brasileiro propõe para a Ucrânia, porém, a assinatura do longamente negociado acordo Mercosul-União Europeia é a principal “explicação” que a América do Sul espera da Europa em matéria de novas relações internacionais.

  

 ( ESTE MEU ARTIGO FOI PUBLICADO NA EDIÇÃO ONLINE DO JORNAL PORTUGUÊS " DIÁRIO DE NOTICIAS", Hoje)

sábado, 15 de abril de 2023

Otimo mini seriado " Transatlântico "

 No Netflix, adaptação do livro " The flight Portfolio" de Julie Orringer  com direção de Ana Winger, baseado em situação real na zona de Marselha com pessoas reais, durante a segunda guerra mundial. Uma visão diferente do que foi o começo da Resistência francesa, com forte participação de grupo norte-americano de resgate, soldados e ex soldados africanos e intelectuais judeus alemães. A melhor série que vi nos últimos meses. Entre as pessoas reais estão Hanna Arendt, Chagal, Victor Serge, Walter Benjamin, Albert Hirschman.



sexta-feira, 14 de abril de 2023

Resumo Brasil

 Política internacional 

Viagem de Lula à China revela o impacto internacional dos dois países, sobretudo nas áreas econômicas e financeiras. 15 acordos assinados e relevo para projetos conjuntos na construção de satélite e centro produtor de fármacos e vacinas. Proposta de uso das moedas nacionais nas trocas entre ambos. Sobre a Ucrânia simples referência à necessidade de diálogo. Sobre a Iniciativa Nova Rota da Seda, também simples referência situando-a no quadro geral de iniciativas internacionais pelo desenvolvimento. 

Política interna 

O Presidente da Câmara de Deputados, Artur Lira, formou esta semana um bloco parlamentar de apoio que insere partidos de direita e da base governamental, num total de nove com 175 deputados. O MDB tinha formado um com cinco partidos e 145 deputados. Ambos os grupos são designados por " blocão ". Fora deles ficam o bolsonarista PL e a federação PT/PV/PC do B.

Futebol 

Neste fim de semana começa o Brasileirão série A. As últimas informações dizem que o argentino Sampaoli será o novo técnico do Flamengo 

Estatísticas 

Dados do IBGE assinalam recuo em 3,5% no setor serviços em um mês. As previsões de inflação para o ano permanecem em 5,7%.

Lançamento de

  livros:

Seis livros de autores nacionais lançados hoje na livraria da Travessa - 4 no Rio, um em SP e um em Brasília.  No fim de semana mais três no Rio. Neste momento a Travessa é a livraria onde há mais lançamentos- de literatura a ciências sociais e humanas.

filmes:

dia 20 do corrente. 

Destaques nacionais: "Ninguém é de ninguém " de Wagner de Assis e " Para'i" de Vinicius Toro.

Importados: nova versão dos Três Mosqueteiros, dirigida por Martin Bourboulon e " Pacification" de Albert Serra, selecionado para Cannes.

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Resumo África

 QUÊNIA: O Governo declara falta de recursos para pagar os salários de março da função pública. As disponibilidades foram usadas no pagamento de dívidas. O ministro das Finanças acusa o governo anterior de ter deixado os cofres vazios. A oposição pede investigação e os sindicatos ameaçam com greve.

SAHEL: Agravamento das relações entre grupos armados do norte do Mali ( sobretudo Tuaregues) e a junta militar de Bamako. Relatório da ONU insiste na reativação do Acordo de Argel e os mediadores argelinos tentam agir nesse sentido. Assinado em 2015 esse acordo pôs termo às hostilidades de então mas as demais cláusulas ficaram sem aplicação. 

No norte do Burkina Faso, perto da fronteira maliana, o mais recente ataque jihadista teve forte repercussão em Uagadugu com interrogações sobre a promessa dos militares em melhorar a segurança. 

Na região de Agadez, Níger, a chegada de milhares de emigrantes expulsos da Argélia cria situação insustentável com falta de comida e água, referem os Médicos sem Fronteiras . Os expulsos são de vários países africanos   do Bangla Desh e Síria. 

ÁFRICA DO SUL: Duas importantes ONGs apelam ao governo para encerrar as centrais a carvão da estatal elétrica ESKOM e reforçar a busca de capitais para iniciar a transição energética. 

JAZZ E LITERATURA: Em Luanda, no Palácio de Ferro, decorre desde dia 10 e vai até 16 o Angojazz. Desta vez inclui também exposições de artes plásticas e artesanato. Total de 65 artistas nacionais e de outros países.



Lançamento no Brasil pela editora Malê da tradução em português do livro da franco-senegalesa Fatou Diome " Os vigias de Sangomar ". Em francês ela publicou recentemente o ensaio " Marianne face aux faussaires" a propósito do qual declarou: " eu combato o confinamento identitario".



quarta-feira, 12 de abril de 2023

Nova plataforma

 De streaming.  

Será lançada em maio nos EUA pela Warner. Chegará ao resto do mundo no próximo ano, a não ser que antecipem para o resto das Américas. Concorrente de Netflix e Disney +.

+ Futebol

 Após os jogos de ontem e hoje na Champions, o Inter, Manchester City, Real Madrid e Milan partem em vantagem para as segundas partidas das 4as de final. 

Por aqui joga-se a Copa do Brasil. O Flamengo joga amanhã com o Maringá (PR). Enquanto a diretoria procura um novo técnico, o treinador do sub 20 segura a função. 

terça-feira, 11 de abril de 2023

Futebol hoje

 Em horas de Brasília 

Feminino.  Amistoso:

13 horas: Alemanha X Brasil


Masculino.   Sul Americano sub-17

Hexagonal final. Classifica os 4 primeiros para o Mundial. 

Argentina x Chile

Brasil X Venezuela as 18:30

Equador X Paraguai. 


Europa. Champions. 16 horas.

Benfica X Inter 

M. City X Bayern


Romance Mestiço- ilha da Reunião

 Num momento em que certos grupos procuram apagar a mestiçagem ou impedir que aumente, o Prêmio Romance Mestiço fará este ano sua 20éma. edição. Atribuído pelo Município de St. Denis da Ilha da Reunião a escritores/as sem discriminação racial.




segunda-feira, 10 de abril de 2023

Acabou este domingo

 Derrota humilhante do Flamengo por 4 a 1 dá campeonato carioca ao Fluminense.

O vazamento de documentação dita de alta segurança norte-americana revela até que ponto russos e estado-unidenses se espiam mutuamente.

Reportagem da Globo confirmada por informações da Polícia Federal mostra mais um risco de  entregar suas malas à companhia aérea: as etiquetas podem ser mudadas e substâncias ou produtos proibidos encaminhados em seu nome.

Terminei a leitura do romance haitiano " Les temps de la cruauté" de Gary Victor. Merece sem qualquer dúvida tradução em português. 

sábado, 8 de abril de 2023

Romance na Travessa

Presencialmente ou com pedido pelo correio o livro está na Livraria Travessa  (Rio de Janeiro) - Escariz ( Salvador) Londres (Porto Alegre).


https://www.travessa.com.br/e-agora-quem-avanca-somos-nos-1-ed-2022/artigo/7c0ff7dc-cfb8-4359-b308-ee14f4da7941

OU

Livrarias Tantos Livros e Ferin em Lisboa. 

Abdoulaye Bathily

 Grande amigo senegalês, companheiro de lutas pela democracia e antigo colega na universidade, hoje representante do SG da ONU para a Líbia, onde tem como objetivo alcançar um acordo que permita realizar as eleições há muito acordadas em principio, efetuou uma viagem pelos vizinhos do sul da Líbia: Sudão, Níger e Chade.

Enviou-me várias fotos da viagem e escolhi estas:







sexta-feira, 7 de abril de 2023

Resumo Brasil

 Insegurança em todos os graus de ensino 

O ataque criminoso contra uma creche em Blumenau (SC) por um indivíduo com arma branca que matou e feriu várias crianças de menos de 5 anos, revela os níveis de insegurança até em creches. Ataque semelhante ocorreu em 2021 contra escola infantil também em Santa Catarina.  É constante a preocupação das famílias sobretudo em áreas mais pobres, mas a vulnerabilidade caracteriza quase todos os estabelecimentos de ensino. Outros níveis de insegurança têm origem dentro das próprias escolas, colégios e faculdades, com bullying violento gerador de traumas ou agressões diretas a alunos e docentes. É mais um forte elemento da insegurança geral no país.

Batalha dos juros e gastos públicos 

Lula voltou a criticar a taxa Selic - atualmente 13,75% - dizendo que nenhum empresário vai tomar empréstimo com um juro desse calibre. Outras vozes têm feito a mesma observação. O Presidente do Banco Central parece disposto a manter o referido percentual como forma de conter a inflação. O economista norte-americano, Joseph Stiglitz, prêmio Nobel, que esteve recentemente no Brasil  definiu a taxa como condenação à morte. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que as novas regras de despesas públicas obrigam a redução na Selic. O governo estuda também redução de juros nos cartões de crédito e extensão deste a pagamentos por PIX.

Brasil e guerra na Ucrânia 

A viagem de Lula à China deve começar no próximo dia 14. Tem fortes componentes de relacionamento econômico bilateral, em virtude do alto peso das trocas e de se tratar de duas grandes economias, mas a conjuntura politico-militar mundial também está no topo da agenda. A China apresentou um esboço de plano de paz e o Brasil tem falado na possível criação de grupo mediador. Na viagem de Lula aos EUA,  a declaração conjunta condena a agressão russa. A China mantém a postura de defender o princípio da integridade territorial mas sem acusações à Rússia. Brasília e Pequim trabalham já na declaração final. Expectativas sobre iniciativas econômicas e tecnológicas e se existem denominadores comuns diplomáticos com envergadura sobre a guerra na Ucrânia. 

Cinema e Literatura 

Três filmes nacionais foram lançados em março. " Barraco de família "; " Coração de Néon " e " Noites alienígenas ".

Segundo a lista da Publisher News, na semana de 27/03 a 02/04, o livro mais vendido no Brasil é  " Onde estão as flores?" de Ilko Minev, que adiciona traços de ficção com História. Decorre na Amazônia onde o autor reside, mas traça um roteiro que começa na Europa da segunda guerra mundial. 

Futebol 

Derrotas do Flamengo e Palmeiras nos primeiros jogos da Libertadores nas altitudes de Quito e La Paz. Bom desempenho da seleção feminina no jogo entre a campeã da América do Sul ( Brasil) e a da Europa (Inglaterra) que as inglesas venceram  nos pênaltis. No domingo final do Carioca com a segunda partida Fla X Flu. O Flamengo venceu a primeira por 2a0.

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Resumo Africa

 MALI

Caça da Força Aérea sobrevoa a cidade de Kidal no norte do país, principal centro dos movimentos tuaregues agrupados no CMA que assinou o acordo de paz de 2015. A ação foi considerada como intimidação por coincidir com o aniversário de proclamação da independência de Azawad, de base tuaregue, suspensa pelos acordos de paz mas com os aniversarios comemorados até hoje. A artilharia do CMA fez disparos e persistem receios de regresso às hostilidades.

Por outro lado, grupos jihadistas continuam ativos neste país de onde irradiam sobretudo para o Burkina Faso. Os militares permanecem no poder em Bamako, rejeitando o projeto de transição proposto pela CEDEAO e a União Africana. Têm apoio da empresa militar russa Wagner.

ANGOLA

Assinatura em Brasília de Acordo Angola- Brasil para evitar dupla tributação sobre os lucros de empresas aéreas e marítimas. Assinatura em Luanda de acordo com Portugal contra branqueamento de capitais. Portugal subiu para 2 bi € sua linha de crédito a Angola.

ZAMBIA

Primeira mulher nomeada executiva chefe no setor mineiro. Mfikeyi Mabaki passa a dirigir a unidade zambiana de cobre da Kobold Metals, empresa com sede nos EUA que usa Inteligência Artificial para localizar depósitos de minério. A Zâmbia é dos maiores produtores mundiais de cobre, produto com demanda em alta em virtude dos programas mundiais de descarbonização.

QUÊNIA

A aliança oposicionista Azimio anuncia campanha pela reforma da Constituição. O líder da Azimio, ex candidato presidencial Raila Odinga, declarou que o objetivo é " remover os últimos vestígios de presidência imperial".  Em  outros países africanos há movimentos sociais ou de oposição política com intenções semelhantes.

LITERATURA 

Prosseguem os preparativos para o Festival de  Literatura-Mundo do Sal, na ilha do mesmo nome em Cabo Verde. Organização da editora caboverdiana Rosa de Porcelana. Datas marcadas: de 8 a 11 de junho.

CINEMA 

"Nayola", longa metragem de animação baseada em peça teatral de José Agualusa e Mia Couto, vai entrar em circuitos comerciais após ter estado presente em festivais. Diretor: José Miguel Ribeiro. 

Luanda - meia maratona internacional

 Resultados:




Raphael Confiant- novo romance

 


terça-feira, 4 de abril de 2023

Entre hoje e amanhã

 1. Amanhã, Macron e Ursula Van der Leyden em Pequim.

2. Hoje, Trump formalmente acusado de 34 violações da lei.

3. Revogação da Ordem de Mérito Princesa Isabel e criação do Prêmio Luiz Gama de Direitos Humanos.

4. Hoje, cotação do petróleo Brent em Londres: 85,26 US$ por barril. 

5. Hoje e amanhã, começa a Copa Libertadores da América. 

domingo, 2 de abril de 2023

Nilo Peçanha Presidente negro do Brasil

 



Na verdade era mestiço, mas alguns setores " classsificam-no" como negro, " classificação" que  hoje se generaliza, tipo " genocídio estatístico" ou assimilacionismo de inspiração colonial. Chegou à Presidência em 1909 após o falecimento de Afonso Pena, de quem era Vice Presidente, completando o mandato até 1910. Antes tinha ocupado  o cargo de Presidente da então Província do Rio de Janeiro. 

Filho do Sebastião  de Sousa Peçanha, negro, conhecido como " Sebastião da padaria" e de Joaquina Amália de Sá Freire, branca, de família com tradição política no RJ, nasceu em 2 de outubro de 1867 em Campos dos Goytacazes. Formado em Direito. 

Casou com Ana de Castro Belisário Soares de Sousa, branca de família rica, que teve de fugir de casa para casar com "mulato pobre".

Seu período presidencial foi politicamente agitado, ficando como criador do ensino médio, do ministério da Agricultura e do Serviço de Proteção aos Índios . Grande parte da imprensa publicava textos e caricaturas contra ele sublinhando pejorativamente sua cor.

Após a Presidência da República voltou ao Senado e à Presidência provincial do RJ. Em seguida foi ministro das Relações Exteriores, revelando forte influência política em todo o periodo

 Candidato presidencial em 1922, pelo movimento liberal republicano oposto às oligarquias estaduais, perdeu para Artur Bernardes.

Faleceu no Rio em 1924 afastado da política. É nome de uma das principais avenidas do centro do Rio.


sábado, 1 de abril de 2023

Baía de Guanabara

 A explicação de porque minha base é no entorno desta baía está na apresentação da entrevista de Joelle Zask publicada hoje pelo " Libération ":

"Os lugares que amamos são como parceiros de vida. As paisagens não são panos de fundo decorativos de nossas vidas, mas lugares ricos de interações que nos fazem crescer".


Entrevista a propósito de livro recém publicado: " Se tenir quelque part sur la Terre. Comment parler des lieux qu'on aime" - Joelle SASK - 160 pag. - ed. Premier paralléle- Paris - 2023