sábado, 5 de novembro de 2016

fotos de mulher como reveladores de contexto

A artista norte-americana Nina Childress expõe em  Paris pinturas de mulher no momento de escolher, tirar ou colocar roupa. Em poses e com formas de corpo muito mais reais, contrariando grande parte dos estereótipos de criação masculina. A galeria Bernard Jordan autorizou o "Libération" a reproduzir dois desses quadros ("Dressing" e "Pull")
Hoje também, a BBC divulgou reportagem com opiniões de mulheres jornalistas sobre fotos de mulher nos seus respectivos países. No Bangladesh a sociedade aceita fotos "ousadas" ("pouty") de mulher nas redes se elas forem artistas de cinema ou TV, modelos ou cantoras. As demais seriam ridicularizadas ou humilhadas. No Afeganistão as mulheres que têm contas na rede evitam inserir perfis e uma foto como esta causaria problemas incalculáveis para a mulher e sua família

A maneira de olhar o corpo feminino pode revelar, por um lado, respeito pela liberdade ou pela beleza; do lado oposto é pretexto para machismo, culpabilização religiosa ou imbecilidade (não obrigatoriamente masculina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário