terça-feira, 26 de novembro de 2013

nuclear iraniano e efeitos no petróleo

Pequenas quedas dois dias seguidos no preço do petróleo em Londres e Nova York, em virtude sobretudo do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano. O mercado petrolífero espera o regresso das exportações iranianas, (cujas reservas   conhecidas estão em quarto lugar mundial) na sequência do abrandamento do embargo. Isto pode provocar durante alguns  dias maior oferta que demanda e talvez a OPEP tenha que rever  a atual politica de distribuição de limites.
A Arábia  Saudita não está satisfeita com o acordo pois sente aquele programa como ameaça próxima. Alem disso, se houver redistribuição, os sauditas terão de reduzir suas exportações de crude. Israel também está contra e se resolver retaliar atrasando ou dificultando as negociações com os palestinos, criará um novo foco de tensão na área.
Para os 5 + 1 (os 5 membros permanentes o Conselho de Segurança e Alemanha) o acordo provisório  abre perspectivas  de  acalmar essa mesma área. O governo iraniano apresenta o acordo como benéfico à sua população, correspondendo a cumprimento da promessa eleitoral feita pela novo Presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário