sábado, 30 de novembro de 2013

avião caiu no Parque Bwabwata

Da moçambicana LAM,  linha Maputo-Luanda com 34 passageiros a bordo + tripulação. A zona do parque fica na Namíbia, atravessada pelo rio Okavango, perto da fronteira do Botswana . O coordenador da policia namibiana na região do Kavango, Willie Bampton, anunciou terem encontrado os destroços sem sobreviventes.
Há companhias aéreas que eu evito, a LAM é uma delas. Mas também evito voos domésticos de  aviõezinhos na Namíbia, onde já tive duas  descidas de emergência felizmente sem acidente.
mapa publicado esta manhã no "The Namibian" diário de Windhoek fundado pela amiga Gwen Lister, na foto abaixo transmitindo (2011) a direção do jornal ao Tangeni.
 
Agora duas fotos do Rundu, capital da região do Kavango, onde fui duas vezes: uma em avião da ONU outra de carro.:
 
 
 

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Copa do Brasil é nossa

2 a 0 no Atlético PR, dois golaços perto do final do jogo e no próximo ano o Flamengo está na Libertadores. Jogou com garra e inteligência, Maracanã superlotado e  deixo aqui duas fotos.
 

terça-feira, 26 de novembro de 2013

revista Perspectivas de Desenvolvimento - UNB

Link para o numero 1/novembro 2013

http://seer.bce.unb.br/index.php/perspectivasdodesenvolvimento/issue/archive

nuclear iraniano e efeitos no petróleo

Pequenas quedas dois dias seguidos no preço do petróleo em Londres e Nova York, em virtude sobretudo do acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano. O mercado petrolífero espera o regresso das exportações iranianas, (cujas reservas   conhecidas estão em quarto lugar mundial) na sequência do abrandamento do embargo. Isto pode provocar durante alguns  dias maior oferta que demanda e talvez a OPEP tenha que rever  a atual politica de distribuição de limites.
A Arábia  Saudita não está satisfeita com o acordo pois sente aquele programa como ameaça próxima. Alem disso, se houver redistribuição, os sauditas terão de reduzir suas exportações de crude. Israel também está contra e se resolver retaliar atrasando ou dificultando as negociações com os palestinos, criará um novo foco de tensão na área.
Para os 5 + 1 (os 5 membros permanentes o Conselho de Segurança e Alemanha) o acordo provisório  abre perspectivas  de  acalmar essa mesma área. O governo iraniano apresenta o acordo como benéfico à sua população, correspondendo a cumprimento da promessa eleitoral feita pela novo Presidente.

domingo, 24 de novembro de 2013

a FIFA faz o que quer do Brasil?

Circula esta manhã a noticia de substituição, pela FIFA, dos atores que devem animar o sorteio para a Copa do Mundo. Parecia decidido que seriam Camila Pitanga e Lazaro Ramos. A FIFA teria imposto Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert. Os níveis de popularidade dos dois primeiros  são muito mais  altos no país e  são também mais conhecidos no exterior. É pouco provável, além disso, que o montante dos cachés fosse de diferença desproporcional. Então?  A maior parte das pessoas suspeita de racismo (Camila é mestiça, Lazaro negro, Fernanda e Rodrigo são loiros) e o assunto causa mal estar  na mídia.
A FIFA  já impôs ao Brasil anulação das meias entradas para estudantes e idosos (direitos consagrados no país), autoriza a venda de bebidas alcoólicas nos estádios (contrário á legislação nacional, para garantir a venda de marca de cerveja patrocinadora da FIFA) e o secretário-geral fifano
até insultou o Brasil sobre as obras, a propósito as quais, aliás,  lançam frequentes  alarmes falsos,  num estilo de linguagem reveladora do complexo de superioridade europeia (já tinham feito isso na África do Sul).
Agora, ou  a mudança de apresentadores é bem esclarecida ou estamos perante algo  ainda mais grave e  o governo federal não pode, mais uma vez, baixar a cabeça.

sábado, 23 de novembro de 2013

afinal (quase) não houve

Ontem a policia angolana proibiu as manifestações  referidas na postagem anterior dizendo haver risco de conflitos. Hoje a UNITA tentou, apesar disso, manter  a manifestação mudando o trajeto. Algumas centenas de manifestantes juntaram-se mas foram dispersos. A UNITA e outros partidos da oposição queixam-se de repressão e o assunto vai estar no centro da politica angolana  durante os próximos dias.
Sites angolanos:
www.portalangop.co.ao
http://club-k.net
www.novojornal.co.ao
www.jornaldeangola.com

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

manif em Luanda

Convocada para  amanhã na capital angolana manifestação  do principal partido da oposição parlamentar (UNITA) com apoio do segundo partido opositor (PRS) e de duas formações extraparlamentares (BD e PDP-ANA), com palavra de ordem contra a repressão. Motivo imediato: a morte de dois ativistas  veteranos militares. Outras cidades podem ter eventos semelhantes, diz a UNITA. O partido governamental (MPLA)  afirma que a manifestação  tem objetivos de criar  caos, pois os responsáveis pelo crime têm prisão decretada  e vão ser julgados, enquanto o diretor geral do serviço  a que pertencem foi demitido. Na época ele desempenhou funções de ministro do Interior. A Juventude do MPLA (JMPLA) projetaria uma passeata pouco depois.
A manif da oposição deve começar no cemitério de Sant'Ana e terminar no central Largo da Mutamba.
Vistas da cidade:
ministério das Finanças, no Largo da Mutamba
 
 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

recebi esse convite e estarei lá

cidades africanas - previsão 2030

 
 
 
Primeiros lugares para:
numero de habitantes: Lagos (Nigeria); PIB: Joanesburgo (África do Sul); PIB per capita: Libreville (Gabão)
Os números entre parênteses no gráfico significam a posição atual das cidades nas respectivas colunas.Uma vez mais e em virtude das dimensões gráficas do blog a visualização é melhor com zoom (150%)

domingo, 17 de novembro de 2013

domingo de chuva

estragou meus projetos de praia. Estou em casa respondendo a e-mails dos/as alunos/as para a  apresentação oral da próxima quarta feira na UFF ou sobre dissertações de mestrado em Angola.
E o mundo  gira:
- faleceu Doris Lessing aos 94 anos, prémio Nobel da literatura em 2007. Nascida no atual Kurdistão iraniano em 1919, filha de ingleses, viveu longos anos no Zimbabwe (quando ainda se chamava Rodésia do Sul), onde abandonou a escola com 13 anos, brigou com a  mãe e desde os 15 anos viveu à margem da família. Casou duas ou três vezes, não sei bem. Finalmente vivia no Reino Unido  e escreveu desde romances a autobiografia.
- no caso do mensalão, os primeiros doze condenados com mandado de prisão entregaram-se e um ex executivo do Banco do Brasil fugiu para a Itália. Li na mídia que para o PT é melhor as prisões terem sido efetuadas agora que mais perto das eleições. Será?
- o barril de petróleo Brent em Londres vai começar a semana perto dos 108 USD, o WTI em Nova York na faixa dos 94 USD . A cotação da moeda norte-americana  está em 1,34 por um Euro.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Forum Científico Mundial

 


(eu tive conhecimento da data do evento pela Professora Beverly Thaver da UWC  - Cabo, África do Sul - que  vai participar)

Da comunicação da Faperj recebida ontem:

Elena Mandarim
Como a ciência pode assumir um papel ativo no desenvolvimento global e ajudar a resolver as problemáticas do século XXI? Pesquisadores do mundo inteiro estarão reunidos, no Fórum Mundial de Ciência 2013, para tratar de diversos temas, como o uso da tecnologia para lidar com recursos naturais renováveis e não renováveis; medidas para o enfrentamento da desigualdade social e econômica internacional; alternativas sustentáveis para alavancar o crescimento produtivo no mundo, entre vários outros. Organizado anualmente pela Academia de Ciências da Hungria e considerado a maior e mais importante reunião internacional de cientistas e autoridades do setor, pela primeira vez o evento será realizado fora do continente europeu. Desta vez, organizado em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o fórum terá lugar na cidade do Rio de Janeiro e acontecerá de 24 a 27 de novembro, no Hotel Windsor Atlântico, em Copacabana. Para abordar as mesmas questões globais, só que com o olhar um pouco mais voltado para a realidade brasileira, nos dias 21 e 22 de novembro, terá lugar um encontro prévio, o Seminário Brasil – Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Os dois eventos contam com o apoio da FAPERJ.

O Fórum Mundial de Ciência 2013 contará com a presença de mais de 600 líderes mundiais de mais de 120 países. Com o tema "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global", seu objetivo é discutir formas viáveis de empregar o conhecimento científico para propor políticas globais que facilitem a construção de um futuro sustentável, ou seja, com capacidade de suprir necessidades, sem esgotar os meios produtivos. O encontro reunirá políticos, tomadores de decisão, representantes da sociedade civil e grandes nomes da área científica brasileira e internacional, como Yuan Tseh Lee e Werner Arber, ganhadores do prêmio Nobel de química e medicina, respectivamente. Com participação exclusiva de convidados, o evento será transmitido ao vivo pela internet (www.sciforum.hu).

As sessões plenárias do Fórum vão abordar, entre outros assuntos, as "Desigualdades como barreiras para a sustentabilidade global"; "Ciência dos recursos naturais"; "O papel fundamental da ciência para a inovação"; e "Políticas Científicas e Governamentais". Para este último debate, foi convidado o físico brasileiro Luiz Davidovich, pesquisador do Instituto de Física, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Resumidamente, Davidovich explica que serão discutidas formas de colaboração entre os grupos científicos internacionais visando estabelecer diretrizes comuns para a condução das políticas internacionais adotadas para o enfrentamento de diversas questões de interesse global, como desastres naturais, disponibilidade de água, alternativas energéticas, aquecimento global.

Davidovich também foi um dos pesquisadores convidados a participar do seminário que antecede o fórum. Ele destaca que um objetivo comum aos dois eventos é discutir a importância de se promover uma ampla popularização da ciência e tecnologia. "É fundamental que a sociedade global seja familiarizada não só com os termos científicos, mas também entenda como o desenvolvimento da ciência pode trazer aplicações práticas para a melhoria da qualidade de vida. Cada vez mais a população, por meio de seus representantes legais, é convidada a aprovar ou não algumas etapas do processo de pesquisa básica e aplicada. Dessa forma, promover a educação científica facilita que essas tomadas de decisão atendam o interesse da maioria", explica Davidovich. Ele desenvolve pesquisas em física quântica, uma área de pesquisa básica essencial para o desenvolvimento de várias tecnologias modernas amplamente utilizadas, como o laser, o microscópio eletrônico e a ressonância magnética.

Para expor considerações sobre perspectivas da ciência no Brasil e no mundo, representantes das agências de fomento que apoiaram o evento foram convidados para cerimônia de encerramento do fórum. Entre eles, o presidente da FAPERJ, Ruy Marques; o diretor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fernando Ribeiro; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães; e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva. "Consideramos uma grande honra para a cidade do Rio de Janeiro sediar esse evento tão relevante. Uma das grandes metas da FAPERJ é, justamente, a prática da difusão e da popularização da ciência e da tecnologia, procurando levar a toda a população os benefícios decorrentes da evolução nessas áreas”, enfatiza Ruy Marques.

Além da Academia de Ciências da Hungria e da ABC, a comissão organizadora do fórum conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do International Council for Science (ICSU), da American Association for the Advancement of Science (AAAS), da Academy of Sciences for the Developing World (TWAS) e do European Academies Science Advisory Council (Easac).

Ninfomaníaca perde uma hora

 
 

O diretor dinamarquês Lars von Trier aceitou corte de uma hora no seu filme "Ninfomaníaca".  Tinha 5 horas encolheu para 4, por razões comerciais. É a historia de Joe  que  aos 50 anos conta as aventuras a um  amigo mais velho. Cobrindo um período longo da vida da personagem, ela é interpretada por duas  atrizes (Charlotte Gainsbourg e Stacy Martin. No elenco  outros nomes como Shia LaBoeuf e Uma Thurman. O filme será lançado na Dinamarca no dia de Natal, talvez intencionalmente. Depois vai correr mundo e estará nas grandes cidades  em janeiro 2014.  

terça-feira, 12 de novembro de 2013


amigos de longa data

Hoje  reencontrei dois amigos com quem não falava há bastante tempo. Um ex colega que está em Floripa e um ex professor que está em  Caracas. Num caso por telefone, no outro por  email. Dois grandes companheiros. Não posso deixar de mencionar aqui. Lembrei até do disco dos anos  70 "Friends from the beginning" de  dois roqueiros americanos, Little Richard e Jimy Hendrix. Nada a ver  com o perfil dos dois amigos reencontrados mas dá o clima da amizade.
Deixo até a reprodução da capa desse disco e vou ouvir algumas das musicas no You Tube.
é uma raridade difícil de encontrar

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

11 de novembro

Angola comemora o 38° aniversário da proclamação da Independência com uma manifestação oficial no estádio de Ombaka em Benguela.
França comemora o armistício da I Guerra Mundial, com cerimónia oficial no Arco do Triunfo.
Se for assinado hoje em Kampala o acordo de paz entre o governo de Kinshasa e os rebeldes do M23, a RD Congo pode ter motivos para comemorar a data nos próximos anos.
No domínio musical, o diário espanhol "El País" comemora os prémios MTV Europa com uma sequência de fotos, onde se destaca Miley Cyrus pela exuberância da roupa e as fartas referencias durante o show a droga e sexo. Muito longe de quando era Hanna Montana.

Sem motivo para comemorar e agir com toda a urgência: efeitos do Mega Furacão nas Filipinas. Pelo menos 10 mil morreram e se não chega comida imediatamente muitos mais vão morrer.
 

sábado, 9 de novembro de 2013

a batalha da agressão sexual

No Brasil os casos declarados de  estupro ano passado foram da ordem dos 50 mil. Como no mínimo metade dessas  agressões não são reportadas, podem ter sido da ordem dos 100 mil. Mais do dobro dos homicídios. Na África do Sul, a mídia  e entidades médicas consideram uma violação sexual cada 26 segundos. Na Índia não há estatísticas precisas mas há noticias constantes  com consequências mortais.
Portanto três dos BRICS comandam esta triste situação.
A autodefesa das  vítimas aparece como essencial. O spray lacrimogênio  de uso pessoal é o mais conhecido. Uma médica sul-africana (que também foi vítima de relação forçada) criou um preservativo, para ser usado em zonas de risco, com dentes no interior, fere  o  pênis do criminoso e fica  agarrado quando ele tirar. Existem também projetos de roupa interior com dispositivos de descarga  elétrica. Na Índia,  grupos cada vez maiores de mulheres  treinam defesa pessoal e deslocam-se com armas de fogo ou facas.
Nos três países mencionados, as autoridades dizem-se alarmadas mas os crimes deste tipo aumentam. A um ritmo muito maior que os demais tipos.
Na RD Congo, sobretudo no Leste em zona de combates, todas as forças armadas cometem agressões sexuais, muitas vezes de forma coletiva. O Dr. Denis, diretor da clinica de Bukavu para atendimento  a mulheres  agredidas - já falei dele em postagem anterior - declara que, nessa  área, o corpo da mulher é campo de batalha e a mulher em si é alvo estratégico de todos os beligerantes.
Simplesmente nojentas  são as insinuações culpando as vítimas.
Então? Tudo isto vai continuar a decorrer  sem resposta  eficaz?

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

entradas neste blog

Das cerca de 680  mais recentes, o Brasil tem 288, Estados Unidos 141, Angola 39, Portugal 35, Ucrânia 30, Malásia 10 (ambas surpresa para mim) e em seguida Alemanha, Austrália, Sérvia (outra surpresa), Namíbia, França e Mali.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

final rubro-negra na Copa do Brasil

Com muita chuva no Rio - prossegue até este momento - o Maraca teve um grande publico e mais uma vitória do Flamengo contra o Goiás por  2 a 1 chegando assim à final da Copa. O outro finalista é o Atlético do Paraná. Portanto, será uma final entre rubro-negros. Vi o jogo na Sport TV e depois tive vários trabalhos para  concluir. Só acabei agora e por isso, não faço + comentários. O sono está forte. Mas vou dormir feliz, contente e confiante na conquista da Copa.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

cada X + insegurança

Saiu o 7° Anuário de Segurança do Brasil. Alarme!. Em 2012:  56.100 estupros e 47.100 homicídios. Tudo em aumento com relação a 2011. E como estamos em 2013? Talvez ainda pior...
Na alta politica mundial: agora a denuncia é que o Reino Unido espia a Alemanha. Quem não espia quem?
Conclusão provisória: somos todos vigiados mas os grandes agressores continuam a fazer o que querem quando querem. E nós lemos os dados, sentimos os riscos e esperamos o milagre de nada nos acontecer. Isto faz pensar nos grandes massacres da História (escravatura, campos de concentração, etc.) em que as vítimas eram  em larga maioria passivas.
Têm a certeza que os vândalos são esses aí?

 

domingo, 3 de novembro de 2013

Raptos mortais no Sahara maliano


Assassinato perto de Kidal (norte do Mali) dos jornalistas da Radio França Internacional Claude Verlon, 58 e Ghislaine Dupont, 51 (nome que  conheço bem  pela escuta da RFI nas minhas viagens africanas e leitura do site respectivo). Tinham entrevistado um líder Tuaregue e foram raptados por um grupo até aqui desconhecido. Uma grande operação de caça com soldados malianos e franceses  está em curso. Comentários dizem que o  recente pagamento de resgate pela libertação de 4 reféns franceses na mesma zona teria estimulado este rapto.
Em Paris faleceu de morte natural, Gerard de Villiers, 88, autor de romances policiais e de espionagem baseados em dados de serviços secretos. A sua coleção SAS vendeu mais de 100 milhões de exemplares. O ultimo livro dele que li era precisamente sobre o Mali. 

sábado, 2 de novembro de 2013

what's if? E se...

Leio neste momento um livro de 3 autores franceses, um dos quais professor na EHESS, onde estudei. É uma  abordagem alternativa da segunda guerra mundial  SE a França tivesse continuado o combate em 1940. Fiquei a saber que  historiadores anglofonos também fazem trabalhos desse tipo, ou seja, criar cenários sobre o que poderia ter acontecido  SE alguma outra iniciativa tivesse sido tomada. Confesso que fiquei com vontade de fazer um pequeno trabalho dentro dessa metodologia sobre um determinado contexto. Estou na fase inicial sempre que escrevo um livro: o desenho geral na minha cabeça e algumas  anotações  caóticas.