terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Rolezinhos


Transcrevo do "África 21 online" (ligado á "África 21" de Luanda/Lisboa mas editado em Brasília) artigo de  Helder Castro
 
A moda do rolezinho parece estar a incomodar a classe política brasileira. Os encontros de jovens, muitos deles oriundos de bairros da periferia das grandes capitais, prometem agitar políticos, polícias e as páginas dos jornais nos próximos tempos.
Um movimento inicialmente despolitizado, participado por jovens de boné, jeans e t-shirts de baixo custo, aparentemente sem convicções políticas e ideológicas consequentes, que se mobilizam por mensagens na internet para encontros em shopping centers - o chamado rolezinho - está a ser empurrado para um protagonismo que os próprios estavam longe de adivinhar.
O movimento teve origem em São Paulo, em finais do ano passado, e pode alastrar a outras cidades. Essa foi a resposta dos "funkeiros" à proibição decretada pela Prefeitura de se exibirem nas ruas.  Os "rolezinhos" começaram a ser reprimidos pelos seguranças dos shoppings e pela polícia. Alguns jovens foram detidos sob a acusação de desacato e hoje eles dizem que se trata de uma forma de protesto contra a discriminação, pela indumentária ou pela cor da pele, de que são alvo nos  espaços comerciais mais sofisticados das áreas ricas.
A irreverência desses jovens traz em si mesma as sementes do descontentamento de uma geração com poucas perspectivas, numa sociedade gerida por um sistema que fomenta a competitividade irracional e a desigualdade econômica e social. Uma sociedade que já não consegue dar resposta às expectativas que ela própria gera.
Há dias, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, lançou o alerta:  "Não considero a repressão o melhor caminho, porque tudo o que for feito nessa linha vai ser como colocar gasolina no fogo". O homem do Planalto especializado em tentar apagar incêndios sociais disse o que alguns outros políticos tinham recomendado antes, como, por exemplo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin,  que afirmou, com desejável sensatez,  que o recurso  à repressão policial só seria usado se houvesse violação das leis. Resumindo: prudência parece ser a palavra de ordem.
Mas sensatez parece ser palavra desconhecida por alguns setores ligados ao governo,  amantes do modelo social e cultural norte-americano, profundamente discriminatório, que procuram reduzir as manifestações dos jovens a protestos de índole  racial, criando artificialmente novos focos de tensão em benefício político próprio e com prejuízo da luta mais geral contra as desigualdades econômicas e sociais, que atingem milhões de deserdados, de diferentes raças e etnias.
Os rolezinhos não são um movimento de protesto racial, nem têm um objetivo, uma bandeira única. Eles são manifestações  de uma geração de jovens cujas expectativas têm sido sucessivamente fraudadas pelos governantes e que não se reveem, em geral,  na classe política que conduz os destinos do país. Qualquer semelhança com os protestos que incendiaram o país em meados do ano passado não é pura coincidência.
Os shoppings são espaços públicos e não podem, obviamente, impedir a liberdade de circulação, condicionar o acesso a esses espaços. Os rolezinhos, por seu turno, não podem prejudicar o direito de ir e vir de quem frequenta os shoppings ou, de algum modo,  limitar a liberdade de comerciar dos lojistas.
2014 promete ser um ano animado, com muitos rolezinhos, muito futebol, muita demagogia e muitas eleições. Se alguma coisa vai realmente mudar é que não me atrevo a adivinhar. As grandes mudanças, fundamentais, de que o Brasil tanto carece, como as reformas política, partidária e tributária, continuam adiadas.
rolezinho misturado com protesto político no shopping Plaza de |Niterói (perto da UFF), sábado 18.

Um comentário:

  1. Olá, na nossa linha do tempo no facebook aparece a mensagem: - "NO que voce está pensando?"
    Bem, cada dia é um dia. Mas hoje fiz uma viagem entre livros, blogs, revistas e matérias sobre cultura, economia, esportes, política e assuntos gerais. Em resumo fiquei esperançoso e receoso ao mesmo tempo; por favor, aceitem esta antítese. Pois ví que vivemos em um país com GRANDE E IMPRESSIONANTE POTENCIAL que ao mesmo o desperdiça GRANDE E EXPONENCIALMENTE também!!!! Mas isso ocorre devido a nosso próprio povo. Manifestações de junho passado, "rolezinhos" atuais, demonstram nossas insatisfações e fomentos atuais. Porém em minha modéstia opinião, são apenas focos de incêndio e não uma grande queimada que o Brasil tem que sofrer pra mudar!!! Um verdadeiro chute na BUNDA! Ao qual nosso Jérome já nos presenteaste né!? E por falar em esporte, não posso deixar de destacar as "nossas" meninada do HANDBALL!! Que assim como outros ilustres atletas de outras modalidades agora NOVAMENTE esquecidas, nos deram orgulho de sermos brasileiros, vide Cielo's, Guga's, Maurren's, Hypolito"s e outros tantos por aí. Reparem que eu coloquei aspas em nossas; fiz isso pois acho revoltante esse discurso de momento e aproveitador que somos forçados a ouvir sempre que um brasileiro por MILAGRE DIVINO (pois além de muita perseverança e vontade pessoal é a única explicação) consegue um grande feito como esse. Sem contar também a nossa grande geradora de TV que simplismente ignorou a competição e depois jornalisticamente cobra mais apoio ao esporte (olha as antíteses).
    Essa revolta se estende a todas as esferas socias circundadas em nosso país. TODOS, repito TODOS nós temos nossa parcela de culpa. Do mais miserável (coitado) ao mais abastados. Dos que "procriam e procriam" (sim a palvra é essa) sem controle algum pra garantir mais bolsas família, aos que dão mais e mais bolsas pra garantir mais votos.... até que, uma dessa prole siga seu caminho comum (mundo do crime) e tire a vida ou o precioso carro do filho ou do próprio abastado que financiou isso. É um círculo vicioso.
    Em resumo, deixo registrado aqui em linhas gerais e com uma leitura superficial de nossas mazelas sociais, minha profunda indignação, com nosso país e com nós mesmos, deixando também e aproveitando a oportunidade pra lhes perguntar: NO QUE VOCE ESTÁ PENSANDO?
    Respondam-me por favor. Será que é no próximo sol que vai fazer pra ter aquela praia? Ou será em como arrumar o atestado médico pra poder curtir mais dela? Talvez naquele uniforme que seu vereador te prometeu em troca de voto nas eleições? Ou na sua rua que ele prometeu asfaltar e ainda sem pavimento está? Pois bem, no que voce está pensando???

    Thiago Felice DUDA São Gonçalo, 22/01/2014

    ResponderExcluir