segunda-feira, 14 de outubro de 2013

IIAG - Indice africano de governação

Elaborado pela Fundação Mo Ibrahim, de novo a ilha Mauricio em 1° lugar e a Somália em ultimo. Este índice faz a média de 4 indicadores: segurança e estado de direito; participação e direitos humanos; oportunidades econômicas duráveis; desenvolvimento humano.
Dos 12 melhores colocados, 7 são de África Austral ( pela ordem:Mauricio, Botswana, Seicheles, África do Sul, Namíbia, Lesoto e Zâmbia). 3 são da África do Oeste (Cabo Verde, Gana e Senegal), 1 de África central (São Tomé e Principe) e 1 da África do Norte (Tunisia). Portanto, há neste bloco 2 de língua portuguesa (Cabo Verde e São Tomé e Príncipe).
Os outros de língua  oficial portuguesa estão: Moçambique em 20° Angola 39° e Guiné Bissau em 46°, num total de 52 países.
Os que melhor recuperaram de conflitos desde o ano 2.000 foram Libéria, Angola, Serra Leoa, Ruanda, Burundi.
O tema onde houve mais avanço médio continental foi o ratio entre   divida externa e exportações. No capitulo negativo o índice destaca em primeiro lugar a falta de solidez bancária.
A título individual nenhuma personalidade política  foi  considerada  com os requisitos para conquistar o Prémio Mo Ibrahim.
Port Louis , capital de Mauricio

Nenhum comentário:

Postar um comentário