quinta-feira, 23 de maio de 2013

ataque a Agadez

mesquita de Agadez

O grupo jihadista Mujao (Movimento pela Unicidade e Jihad na África do Oeste) criado no Mali, atravessou a fronteira e lançou hoje dois ataques no Niger: na mina de urânio de Arlit, com explosão de carro bomba e na cidade histórica de Agadez com explosão e entrada num quartel, provocando segundo as primeiras indicações 28 mortos.
Al Qaida do Magreb Islamico (Aqmi) já tinha lançado ataques em Arlit onde capturou  técnicos das minas, alguns dos quais ainda mantêm. O Mujao é assinalado pela primeira vez em território nigerino.
Agadez é um local com valor simbólico semelhante ao de Tomboctu para a comunidade tuaregue, à qual pertence o atual primeiro ministro do Niger, nomeado após a eleição democrática de Mahmud  Issoufou, do partido socialista, para a  Presidência da Republica e que apoia as operações franco-africanas em curso no vizinho Mali. Um contingente do exército do Niger participa nestas operações. Por essa razão, o país aparecia como  alvo possível. Países como Senegal e Mauritânia têm os mesmos receios e, neste momento, há uma longa linha continua de países em confronto direto com o jihadismo: Mali, Niger e Nigéria, neste caso com alguns efeitos em território camaronês.
cruz de Agadez

Nenhum comentário:

Postar um comentário