sábado, 25 de maio de 2013

A agressão sexual avança no Rio


No âmbito das lutas pelos direitos humanos tenho lidado muito com a agressão contra a mulher e sua vulnerabilidade em situações de conflito violento. Até meu livro "Relato de Guerra Extrema" tem essa situação como grande foco. A mesma vulnerabilidade existe nas ruas do Rio de Janeiro.  Há vans que  existem ao serviço dos agressores.
A edição online desta manhã do "New York Times" www.nytimes.com  apresenta uma grande reportagem sobre isso com texto e vídeos, sublinhando ter sido "necessária" a agressão sexual  contra uma turista norte-americana para o assunto merecer relevo, acrescentando que os violadores dela foram rapidamente presos. Ano passado, escreve o jornal, os estupros subiram 24% .  Uma  vítima que apresentou queixa à policia, diz no vídeo que  a queixa em geral vira estatística apenas.
O Rio é tão perigoso para a mulher como o Cairo, Joanesburgo ou Mumbai. Recentemente um estupro brutal foi cometido  por assaltante  de ônibus numa das maiores avenidas da cidade.
O NY Times sublinha o contraste do Brasil, com uma mulher Presidente e uma mulher dirigindo  a Petrobras, enquanto a mulher na rua é alvo fácil de violadores. A verdade  nua  e crua é que largas zonas de varias grandes cidades do Brasil  são um inferno para  a mulher.
Se mulheres mais decididas tomarem medidas de autodefesa, vão ser  presas e condenadas?
Sobre a matéria vale apena ver o filme "Cairo 678".
A foto desta postagem é tirada da reportagem do NY Times e mostra um carro para mulheres no metrô carioca. Vai se chegar à separação por gênero de  todo o transporte publico ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário