Ao entrar em Jerusalem com fama de grande pregador pela igualdade de toda a Humanidade perante Deus e autor de milagres, Jesus Cristo foi recebido por uma multidão, assustando ainda mais as autoridades imperiais e locais. Preso e interrogado pelos agentes do império romano, estes consideraram-no não culpado. Sua mensagem era espiritual e não ameaçava o poder político, como recearam. O poder local, que gozava de autonomia - como tem acontecido com algumas colonias ao longo da História - continuou a considerá-lo perigoso, na medida em que rejeitava postulados antigos e, além de se considerar filho de Deus, considerava todas e todos como filhos de Deus, sem discriminações nem privilégios.
Mas é um grande erro - usado para posteriores perseguições religiosas e raciais - dizer que "os judeus" mataram Cristo. Ele próprio era judeu, tal como seus apóstolos e o povo que o recebeu em Jerusalem.
Torturado e exibido sob grande sofrimento em publico - sem duvida para intimidar os seguidores - foi morto por crucificação. Maria Madalena acompanhou sua "via crucis". A ressurreição celebrada na Pascoa significa a permanencia de sua mensagem.
Após algumas decadas de clandestinidade, os apóstolos espalharam-se pelo mundo a fim de difundi-la. Aí está até hoje.
sábado, 30 de março de 2013
quinta-feira, 28 de março de 2013
Ciber e outros ataques
1. Anteontem ocorreu um ciberataque que tornou lenta a internet em todo o mundo. É alto o risco de repetição. A nível individual, empresarial ou de grupos, isso acontece todos os dias. A pesquisa de meios para contrariar tal capacidade ainda não fez nenhuma descoberta de resposta definitiva. Assim, avança-se lentamente, com receio de que um dos proximos ataques, na linha do de anteontem, paralize toda a rede por muito tempo. Para os blogueiros e outros frequentadores da Internet, lembro que qualquer computador sofre tentativas de assalto poucos minutos depois de se conectar.
2. As Nações Unidas deram ultimato ao governo da RD Congo para levar a tribunal os soldados do exército, autores de 126 violações sexuais em novembro na provincia do Kivu, onde essa prática é corrente. Um médico congolês, responsavel por um centro de tratamento declarou varias vezes que, nessa região, a mulher é um alvo deliberado das operações militares, tanto das forças governamentais como de milicias opositoras.
3. Viver sozinho aumenta em 26% os riscos de morte, diz pesquisa dos Proceedings of the National Academy of Sciences, baseado num estudo realizado no Reino Unido.
4. Dois motociclistas passaram disparando numa rua de Vila Penteado (São Paulo). Um morto e sete feridos. Acontece muito.
2. As Nações Unidas deram ultimato ao governo da RD Congo para levar a tribunal os soldados do exército, autores de 126 violações sexuais em novembro na provincia do Kivu, onde essa prática é corrente. Um médico congolês, responsavel por um centro de tratamento declarou varias vezes que, nessa região, a mulher é um alvo deliberado das operações militares, tanto das forças governamentais como de milicias opositoras.
3. Viver sozinho aumenta em 26% os riscos de morte, diz pesquisa dos Proceedings of the National Academy of Sciences, baseado num estudo realizado no Reino Unido.
4. Dois motociclistas passaram disparando numa rua de Vila Penteado (São Paulo). Um morto e sete feridos. Acontece muito.
terça-feira, 26 de março de 2013
AMINA
Ativista dos direitos da mulher na Tunisia, integrante do movimento internacional Femen, postou imagens suas no estilo do movimento. Escandalo na Tunisia incluindo ameças de morte da parte dos fundamentalisas islamicos. Depois da postagem, o Femen francês avisou que não conseguia falar com ela. Pela minha intuição, ela saiu de circulação por uns tempos. Uma egipcia que usou o mesmo metodo de protesto - reproduzi a postagem dela nessa ocasião - vive agora num país europeu. Ainda hoje vou perguntar a amigos em Tunis se há noticias da Amina.
Duas das fotos do protesto individual:
Duas das fotos do protesto individual:
domingo, 24 de março de 2013
Queda brusca de regime na Centrafricana e racismo em Cuba
Bangui, capital da RCA
As forças armadas da coligação Seleka (Aliança, em lingua sango) entraram em Bangui, capital da Republica Centrafricana (RCA) proclamando seu lider, Michel Djotodia, novo Presidente. O antigo Presidente François Bozize, atravessou o rio Ubangui e refugiou-se no vizinho RD Congo. Soldados sul-africanos enviados em seu socorro há alguns meses, oposeram-se ao avanço da Seleka e tiveram 14 mortos. Problema sério para o Chefe de Estado sul-africano, Jacob Zuma. A França aumentou seu contingente local para 600 homens e varias grandes chancelarias dão sinais de reconhecer o novo poder. Recentemente o antigo regime, a Seleka e a oposição civil, tinham assinado um acordo de transição em Libreville. A Seleka acusou Bozizé de não cumprimento do mesmo e voltou à ação armada. Um novo primeiro ministro designado por aquele acordo, membro da oposição civil, tomou posse poucos dias depois e a pergunta é se a Seleka vai permitir sua manutenção no cargo.
Aproveitando o enfraquecimento do regime castrista em Cuba, diversos ativistas têm tomado posição pela democracia e agora é o conhecido escritor Roberto Zurbano, editor na Casa de las Américas, em Havana, que escreve um curto mas contundente artigo, denunciando a persistência de racismo em Cuba. Sem medo enviou para ser traduzido e publicado no "New York Times". Ele já tinha dado indicações de discordar da postura oficial na negação de discriminação em Cuba, onde após decadas de poder do PCC não há nenhum negro em postos decisivos, mantendo-se uma sitiação parecida com a do Brasil, neste aspecto.
Link para o artigo no NYT: http://www.nytimes.com/2013/03/24/opinion/sunday/for-blacks-in-cuba-the-revolution-hasnt-begun.html
Zurbano em foto publicada no www.afrocubaweb.com
sábado, 23 de março de 2013
Eliminatórias para Brasil 2014
Ontem a Argentina e a Colombia confirmaram suas boas fases nas eliminatórias sul-americanas, vencendo fácil a Venezuela e a Bolivia. Na proxima semana o jogo mais importante parece ser Chile-Uruguai. Nas eliminatórias africanas vários empates nos jogos de hoje: Senegal 1 Angola 1 e Nigéria 1 Quénia 1 (surpresa). A Namibia perdeu em casa com o Malawi (0-1) e a África do Sul venceu a Centrafricana por 2 a 0.
Na Oceania ainda há jogos para cumprir calendário mas a Nova Zelandia é que vai disputar a repescagem com o 4° da Concaf. Nesta zona o México foi empatar 2a2 em Honduras e os Estados Unidos venceram em casa a Costa Rica por 1a0. Na proxima semana México- Estados Unidos.
Na Europa, Portugal empatou (nos ultimos segundos) em Israel 3 a 3, a França e a Inglaterra venceram com adversários faceis - Georgia e San Marino. Na proxima semana tem França-Espanha.
Na Ásia, dos proximos jogos destaco Jordania-Japão.
sexta-feira, 22 de março de 2013
Adeus Chinua
Faleceu ontem em Boston, USA, um dos maiores escritores africanos de sempre. Albert Chinualumogu Achebe, pseudonimo literário Chinua Achebe.Nasceu em Ogidi, sul da Nigéria, aos 16.11.1930. Tinha 82 anos e desde 2009 lecionava na Universidade de Brown, tambem nos Estados Unidos. Publicou seu primeiro livro em 1958, "Things fell apart" e manteve uma atividade literária constante por 55 anos. Apoiou a rebelião do Biafra - tal como seu compatriota Wole Soyinka, premio Nobel da Literatura nos anos 1980. Mais tarde reintegrou-se na vida nigeriana, mas nunca perdeu o senso crítico. Ainda recentemente recusou a mais alta condecoração da Nigéria.
Sua influência no continente africano vai muito alem da literatura e irá muito alem de sua vida.
Sua influência no continente africano vai muito alem da literatura e irá muito alem de sua vida.
terça-feira, 19 de março de 2013
Olhando e comentando
O Parlamento de Chipre rejeitou a proposta governamental de taxas sobre os impostos bancarios, como condição para pagar dívidas e obter empréstimos internacionais. BOA!
No Congresso USA prosseguem os debates e negociações sobre dois elementos chave: na Câmara para desbloquear o orçamento federal e no Senado para impedir a venda e compra de armas ilegais. Tà demoradoooo!
No Brasil as chuvas matam mais 20 pessoas na serra de Petrópolis, repetição macabra constante e os políticos continuam a prometer "medidas drásticas". No Mali, continua preso o jornalista Bokary Daou por ter publicado uma carta criticando os privilégios de um militar golpista. Já falei disso em postagem anterior.
Minhas leituras principais no momento:
Não ficção: História Global da Ascenção do Ocidente - 1500/1850 - de Jack Goldstone
Ficção: O juramento do Rei - de Jean Plaidy
domingo, 17 de março de 2013
"Nuvens negras pairam" sobre o Papa, Mali e Chipre
O Vaticano considera as críticas ao Papa Francisco, em relação á antiga ditadura argentina, como procedentes da esquerda anti-clerical. Parece exato. As principais acusadoras (as Avós e Mães da Plaza de Mayo) já mudaram a linguagem e diluem os ataques contra ele, passando-os para a "Igreja oficial" oposta, segundo elas, à "Igreja do Terceiro Mundo". E dizem agora que, sobre aquele periodo, paira uma "nuvem negra" sobre a cabeça do Papa. Quando não são dados elementos concretos, trata-se de expresão vaga, usada para lançar desconfiança sobre alguem,Nesses casos, tal nuvem é lá colocada por aqueles (ou aquelas) que lhe fazem referencia. O Prémio Nobel da Paz argentino, Perez Esquivel, descartou qualquer cumplicidade do atual Papa com a ditadura.
Nuvem escura com elementos concretos existe no Mali, onde está preso há vários dias Bokary Daou, diretor do jornal "Le Republicain", por ter publcado uma carta com criticas de soldados posicionados na linha de combate contra os privilegios do capitão Sanogo, autor de golpe de Estado ano passado. A junta de Sanogo foi desfeita, mas ele continua com força nos bastidores e o governo civil de transição de mãos amarradas em aspectos como este. Muito embaraçados estão os franceses que conduzem uma operação junto com forças africanas contra os jihadistas. Quer dizer, no Mali há varias ameaças contra a democracia. Movimentos democraticos do país - e a própria midia loical - desenvolvem uma grande campanha pela libertação de Bokary.
Outra nuvem escura efetiva paira sobre Chipre. É um assalto. Para obter empréstimos internacionais, o governo deste país decretou bruscamente impostos sobre contas de poupança, seja de quem for. São perdas terriveis para os depositantes cipriotas, modestos em larga maioria. As grandes "instituições finaceiras" internacionais, causadoras das presentes crises mundias ou cegas quando elas se esboçavam, nem se incomodam. Até que algumas revoltas sérias lhes batam na cara.
Nuvem escura com elementos concretos existe no Mali, onde está preso há vários dias Bokary Daou, diretor do jornal "Le Republicain", por ter publcado uma carta com criticas de soldados posicionados na linha de combate contra os privilegios do capitão Sanogo, autor de golpe de Estado ano passado. A junta de Sanogo foi desfeita, mas ele continua com força nos bastidores e o governo civil de transição de mãos amarradas em aspectos como este. Muito embaraçados estão os franceses que conduzem uma operação junto com forças africanas contra os jihadistas. Quer dizer, no Mali há varias ameaças contra a democracia. Movimentos democraticos do país - e a própria midia loical - desenvolvem uma grande campanha pela libertação de Bokary.
Outra nuvem escura efetiva paira sobre Chipre. É um assalto. Para obter empréstimos internacionais, o governo deste país decretou bruscamente impostos sobre contas de poupança, seja de quem for. São perdas terriveis para os depositantes cipriotas, modestos em larga maioria. As grandes "instituições finaceiras" internacionais, causadoras das presentes crises mundias ou cegas quando elas se esboçavam, nem se incomodam. Até que algumas revoltas sérias lhes batam na cara.
sexta-feira, 15 de março de 2013
Indice de Desenvolvimento Humano (2013)
Do estudo do Pnud sobre Desenvolvimento Humano em 2013 (dados de 2012), publicado ontem, aqui ficam alguns dados de base
Melhores mundiais
1. Noruega 2. Australia 3. Estados Unidos
Piores mundiais
185.Moçambique 186. RD Congo 187. Niger
Melhores da America Latina, Caribe e Africa
IDH de Nível muito alto
America latina e Caribe
Barbados (38) Chile (40) Argentina (45)
África
Seicheles (46)
IDH de Nível Alto
America Latina e Caribe
Bahamas (49) Uruguai (50)
África
Libia (64) Mauricio (80)
Países de lingua portuguesa
Muito alto
Portugal (43)
Alto
Brasil (85)
Médio
Cabo Verde (132) Timor Leste (134)
Baixo
S.Tomé e Príncipe (144) Angola (148) GuiBissau (176), além de Moçambique já mencionado(185).
Para consultar e baixar todo o estudo (em diversas linguas) www.undp.org
quarta-feira, 13 de março de 2013
Papa Francisco de Buenos Aires
Frases do novo Papa nos ultimos anos, como Arcebispo de Buenos Aires , citadas pelo diário "La Nacion":
"Na cidade a escravatura está na ordem do dia"
"Para os 'suficientes' os mais pobres não contam"
" A dívida social é imoral, injusta e ilegitima"
Foi publicamente criticado pela Presidente Cristina Fernadez por se opôr ao casamento gay e adoção de crianças nesses casamentos.
É jesuita, formado em Farmácia e considerado "conservador esclarecido". Setores de esquerda acusam-no de ter silenciado perante a repressão da ditadura militar, inclusive no desaparecimento de crianças e de dois padres.
A midia diz que ele é torcedor do San Lorenzo.
"Na cidade a escravatura está na ordem do dia"
"Para os 'suficientes' os mais pobres não contam"
" A dívida social é imoral, injusta e ilegitima"
Foi publicamente criticado pela Presidente Cristina Fernadez por se opôr ao casamento gay e adoção de crianças nesses casamentos.
É jesuita, formado em Farmácia e considerado "conservador esclarecido". Setores de esquerda acusam-no de ter silenciado perante a repressão da ditadura militar, inclusive no desaparecimento de crianças e de dois padres.
A midia diz que ele é torcedor do San Lorenzo.
segunda-feira, 11 de março de 2013
deputado pastor quer presidir Comissão de Direitos Humanos
Se os direitos humanos no Brasil dependessem da comissão existente na Câmara dos Deputados, o país estaria muiiiiitoooo mal. É tão ativa que quase ninguem sabe de sua existência. Nos ultimos dias, porem, alguma informação a respeito tem sido divulgada. Motivo: o deputado Marco Feliciano, cujo partido usa o nome de Cristão (uso que nunca devia ser feito com fins partidários) pastor de uma igreja que não consegui identificar, foi indicado para presidir a dita comissão. Protestos generalizados, inclusive dentro da Câmara. É que, segundo vi na "Folha de São Paulo", o pastor-deputado Feliciano é acusado, em ação penal, de ter recebido dinheiro para uns shows religiosos e nem ter aparecido e, por outro lado, ter dito (ou escrito) que Àfrica está condenada em virtude de praga assinalada na Bíblia. A "Folha" cita outros feitos do deputado-pastor em matéria de intolerância e ele diz-se injustiçado, indo ao extremo de se comparar à blogueira cubana Y. Sanchez.
domingo, 10 de março de 2013
Gonsalves e IOR
O título tem a ver com duas substituições.
O Gonsalves em questão é Ralph Gonsalves, primeiro ministro das ilhas São Vicente e Granadinas, no Caribe, cujo nome vi mencionado entre as personalidades presentes ao funeral de Hugo Chavez. Aí a ortografia era Goncalves. Com a curiosidade devido à semelhança com meu nome, procurei na Net e vi que nasceu em 1946, tem diploma em economia e lidera o Partido Trabalhista Unido, No pequeno parlamento do país possui 8 lugares contra 7 do Novo Partido Democratico da oposição. E perdeu terreno, porque na legislatura anterior tinha 12 contra 3. Por duas vezes foi acusado de assédio sexual mas diz que é intriga.
O IOR é o Instituto para as Obras de Religião, vulgo Banco do Vaticano. Tambem tem pasado por varios esacandalos, o pior dos quais na decada de 1980, ligado à falencia do Banco Ambrosiano. Mas ano passado voltou a ser noticia por suspeitas de fraudes. Atualmente está sob forte pressão da União Europeia - o Vaticano usa o Euro - para adotar padrões bancarios internacionais e ser mais transparente. Um dos ultimos atos pontificais de Bento XVI foi mudar o Diretor Executivo. Tirou o italiano Ettori Tedeschi, proximo da Opus Dei e ex executivo do Santander e nomeou o alemão Ernst von Freyberg.
A orientação deste banco é um dos temas maiores que acompanhará o conclave para eleger novo Papa.
O Gonsalves em questão é Ralph Gonsalves, primeiro ministro das ilhas São Vicente e Granadinas, no Caribe, cujo nome vi mencionado entre as personalidades presentes ao funeral de Hugo Chavez. Aí a ortografia era Goncalves. Com a curiosidade devido à semelhança com meu nome, procurei na Net e vi que nasceu em 1946, tem diploma em economia e lidera o Partido Trabalhista Unido, No pequeno parlamento do país possui 8 lugares contra 7 do Novo Partido Democratico da oposição. E perdeu terreno, porque na legislatura anterior tinha 12 contra 3. Por duas vezes foi acusado de assédio sexual mas diz que é intriga.
O IOR é o Instituto para as Obras de Religião, vulgo Banco do Vaticano. Tambem tem pasado por varios esacandalos, o pior dos quais na decada de 1980, ligado à falencia do Banco Ambrosiano. Mas ano passado voltou a ser noticia por suspeitas de fraudes. Atualmente está sob forte pressão da União Europeia - o Vaticano usa o Euro - para adotar padrões bancarios internacionais e ser mais transparente. Um dos ultimos atos pontificais de Bento XVI foi mudar o Diretor Executivo. Tirou o italiano Ettori Tedeschi, proximo da Opus Dei e ex executivo do Santander e nomeou o alemão Ernst von Freyberg.
A orientação deste banco é um dos temas maiores que acompanhará o conclave para eleger novo Papa.
quarta-feira, 6 de março de 2013
Venezuela - 2
Ontem depois de fazer a postagem anterior fui procurar algo do Hector no Google e deparei com um blog dedicado à Teoria da Dependencia, baseado na Universidade do Mato Grosso do Sul e a reprodução nele de um debate com os professores Theotonio dos Santos, Franz Hinkelamert e o próprio Hector Silva Michelena. Como pode interessar na área da História Economica aqui fica o link e o aviso que o video tem 56m 19 s.
http://www.youtube.com/watch?v=CSrwDl_gX1U
http://www.youtube.com/watch?v=CSrwDl_gX1U
terça-feira, 5 de março de 2013
Venezuela
O falecimento de Hugo Chavez fez me pensar no meu velho Professor Hector Silva Michelena, um dos mais notados economistas venezuelanos. Está aposentado mas ativo. De meu Professor passou a meu amigo e da ultima vez que nos vimos, em Caracas, guardo não só as fotos mas a recordação de bons papos sobre a evolução da América Latina e da Economia enquanto disciplina de estudo.
Ao lado de sua atividade docente, Hector foi destacado militante de esquerda e desde o começo da Era Chavez tem tido uma posição de bastante crítica. Estou curioso para saber qual a analise que faz da situação neste momento.
Ao lado de sua atividade docente, Hector foi destacado militante de esquerda e desde o começo da Era Chavez tem tido uma posição de bastante crítica. Estou curioso para saber qual a analise que faz da situação neste momento.
domingo, 3 de março de 2013
Fespaco 2013
Terminou ontem em Uagadugu, Burkina Faso, o 23° Festival Pan-Africano do Cinema e Televisão (Fespaco): 93 paises presentes, dos quais 45 africanos. Cerca de 170 filmes exibidos. Ganhou o Étalon de ouro, o senegalês Alain Gomis, com o filme "Tey" ("Hoje") e o Étalon de prata a argelina Djamila Saharaoui com "Yema". O prémio da União Europeia foi para a angolana Pocas Pascoal, pelo filme "Por aqui tudo bem". Foi apresentado tambem outro filme angolano, "O Grande Kilapy" de Zézé Gomes, rodado na Paraiba com Lazaro Ramos no papel principal.
sexta-feira, 1 de março de 2013
Yityish Anyaw
É miss Israel 2003. 21 anos, nascida na Etiopia, país de milenar comunidade judia, conhecida sob o nome de Falashas. Origens em geral ligadas a historias do rei Salomão com a rainha de Sabá. Yityish trabalha (trabalhava) numa loja de roupa e no discurso de vitória citou Martin Luther King. Há frequentes denuncias de discriminação em Israel contra judeus negros.
Assinar:
Postagens (Atom)