sábado, 14 de setembro de 2024

Rock in Rio, fogos de mato e de guerra

 1.segundo dia do R in R


2.O número de focos de incêndio baixou da faixa dos 7 mil para a dos 6 mil. 10 milhões de pessoas vivem em cidades ameaçadas de todo o Brasil, mas a tendência é para controle. A ameaça maior é a seca que atinge produção agrícola, abastecimento de água e aumenta a secura do ar.

3.Sobre a Ucrânia é improvável que Joe Biden concorde com uso de armas made in USA para ataques ucranianos a zonas  de onde partem os ataques russos. Putin disse que tal autorização significaria guerra da OTAN com a Rússia. A Polônia é favorável à proposta de Kiev. O candidato a Vice Presidente no ticket de Donald Trump apresentou um plano,  incluindo não adesão ucraniana à OTAN e nova  divisão fronteiriça na base da atual linha da frente, portanto perda pela Ucrânia de um terço de seu território, basicamente onde vive a população de língua russa.

Esta proposta é idêntica à atual posição do Kremlin.

Não adesão a blocos militares tem sentido. A entrega de território seria capitulação ucraniana. 

Quanto a esta política étnica, há uma situação semelhante na região africana dos Grandes Lagos: o presidente ruandês, Paul Kagame é suspeito de ter formado  uma importante força militar  no leste da RD Congo, com objetivo último  de anexar áreas habitadas pela etnia Banyamulengue, correspondente aos Tutsis.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário