terça-feira, 10 de setembro de 2024

Debates

 1.   Kamala Harris em debate com Donald Trump esta noite, 21 horas no leste dos EUA. Único debate programado até aqui. A campanha eleitoral não se resume a televisão, porém, num confronto de resultado imprevisível, pode fazer a diferença. Duas visões antagonicas. Quadro, aliás, mundializado, por todo o planeta ocorre essa efetiva bipolarização : defender e ampliar a democracia versus novas formas de absolutismo.

Em política há diversos pontos com múltiplas opções, não quando se trata de liberdade. Ou se está de um lado ou do outro.

A questão, para quem faz da liberdade o elemento central da vida humana, indispensável para os demais, é saber qual a força ou as forças de maior utilidade nesse sentido. 


2.   Debates vários em círculos de economistas de diversos meios acadêmicos, empresariais, mídia e movimentos sociais, sobre deflação. Já atinge a China há meses e no passado mês de agosto ocorreu no Brasil ( - 0,02%). Fenômeno tão perigoso como a inflação, a queda dos preços inviabiliza normalidade empresarial, incluindo o fator emprego, reduz as receitas estatais, etc. No caso brasileiro tem perfil circunstancial, no caso chinês pode entrar em 2025, decorrência de produção excessiva de produtos importantes, acima da capacidade do mercado interno e externo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário