A primeira ministra do Bangladesh, Sheik Hasina, foi derrubada, após semanas de intensos protestos, iniciados pelo movimento estudantil. A faísca foi a reivindicação pelo fim das cotas no serviço público, reservadas a familiares de combatentes pela independência na década de 1970. Porém, a situação geral de autoritarismo e crise socioeconômica, passou a motivo principal. O regime de Hasina reprimiu brutalmente as manifestações, daí resultando 300 mortes, 90 das quais ontem.
Na sequência, os manifestantes atacaram a residência de Hasina que foi evacuada por helicóptero. O comandante-chefe do exército anunciou a derrubada.
O Presidente Lula está em Santiago do Chile para conversações com seu homólogo chileno, Gabriel Boric. Oficialmente, a crise pós eleitoral da Venezuela não está na agenda, mas é inevitável sua abordagem pelos dois Chefes de Estado.
17 acordos serão assinados, incluindo segurança ciber e direitos humanos. Boric deve declarar apoio à iniciativa do Brasil para lançamento de aliança contra a fome, no âmbito do G20.
Nenhum comentário:
Postar um comentário