terça-feira, 16 de outubro de 2018

Notícias de Cabo Verde

Enviadas por Facebook por Filinto Silva:

                             Notas soltas

Viva Arnaldo França

Por conta de uma homenagem ao intelectual e literato Arnaldo França, com a inauguração pela E. Neves da Livraria Arnaldo França, hoje na cidade da Praia e o lançamento de uma nova edição de ‘Notas sobre poesia e ficção cabo-verdianas’, o confrade Jorge Tolentino escreveu um (mais que oportuno) post sobre a Revista Raízes. Apesar do nome emblemático, esta revista foi um arauto para os rizomas da literatura cabo-verdiana contemporânea...

Bem-haja, Pen Clube de Cabo Verde

O Pen Clube de Cabo Verde, o Centro Pen Cabo Verde, foi aprovado por unanimidade, no Congresso do Pen Internacional, que se realizou no passado dia 20 de Setembro, em Pune, Índia.

Festival Morabeza

Saudamos os organizadores e os participantes da 2ª edição do Festival Morabeza que ocorre este mês no Mindelo. Um evento também voltado para a promoção do livro, da leitura e da literatura nacional e lusófona. Sempre de portas abertas para o mundo.

Saravá Leitura

Um saravá consequente à revista Leitura, da Livraria Pedro Cardoso, dedicada aos livros, aos autores e aos leitores da "coisa literária", bem como às artes e ideias, ora em terceira edição. Faz falta, o quanto faz, o alargamento do espaço de recensão e de crítica, sem as quais o puro escrever ficará sem "avisos à navegação".

Mindelact

Ei-la a 24ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact) e que já se prenuncia valente e dinâmica, agenda teatral e cultural sumarenta, como sempre. Mindelact, 2 a 11 de novembro, ressoa no mundo e em mais mundos do que imaginamos. Estarão este ano 14 países representados: Alemanha, Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Croácia, Cuba, Espanha, França, Gana, Marrocos, Portugal, República Checa e Uruguai. Obra...

Morreste-me

Em Frankfurt, suscitou muita curiosidade a tradução (por mim e em curso) do “Morreste-me”, de José Luís Peixoto, para a língua cabo-verdiana, já com apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), de Portugal. É uma das obras mais existencialistas e avassaladoras, traduzida em vários idiomas, de JLP...curador do Festival de Literatura-Mundo do Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário