sexta-feira, 20 de abril de 2018

Irregulares e Decididos (1)


Os combatentes ditos irregulares têm tido ao longo da História papel importante, inclusive em conflitos maiores como a segunda guerra mundial, alem de terem sido motores de muitas derrubadas de ditaduras. Neste momento na zona do Sahel são essenciais, por vezes mais eficazes que forças regulares. O líder de um desses grupos - o Movimento pela Salvação de Azawad (de base Tuaregue, portanto) - declarou aos nossos amigos da "Jeune Afrique" ( na qual escrevi bastante nas décadas de 60 e 70) a disposição do seu grupo em enfrentar o terror do recém criado agrupamento Estado Islâmico do Grande Saara (EIGS). Deu ainda informações sobre suas operações recentes contra os jihadistas no Mali e Niger. Outro grupo da mesma linha é o Grupo de Auto Defesa Tuaregue Imghad e Aliados (Gaita) que atua em cooperação com  MSA. Estes grupos de auto-defesa existem também em meios camponeses do Norte da Nigéria opostos ao Boko Haram(BH) e foram eles que libertaram algumas das alunas raptadas pelo BH em Chibok.
A agressão e repressão - inclusive corporal e imposições de indumentária - contra  a mulher é parte integrante central do jihadismo; a esse ponto dedicaremos portagem próxima.
Além do referido novo movimento EIGS surgiu também o Grupo de Apoio ao Islam e aos Muçulmanos (GAIM), autor do ataque do passado 18 de março em Uagádugu (Burkina Faso), dirigido por um tuaregue jihadista maliano, Iyad Ag Ghali, chefe do Ansar Dine que participou da ocupação do norte do Mali há 3 anos, com relevo para a cidade histórica de Tomboctu, onde destruiram documentos, símbolos culturais e impuseram uma severa dominação ás mulheres, como aparecem muito bem retratado no famoso filme "Timbuktu" de diretor mauritaniano (creio que pode ser baixado no You Tbe)
No caso do MSA e Gaita, mobilizam  cerca de 300 combatentes com grande mobilidade, segundo aquela entrevista à "Jeune Afrique". Em momentos mais importantes têm apoio da força aérea francesa e soldados regulares do Mali, Niger e Burkina . A foto abaixo mostra um encontro de membros desse bloco.


 A próxima postagem sobre o tema "Irregulares e Decididos" abordará África Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário