quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Livro e Amizades

Um dos elementos para mim mais interessantes quando  publico um livro é ver as reações dos amigos. Não só nos lançamentos (onde, em geral metade dos participantes, são amigos ou grandes conhecidos) mas também depois da leitura.
Enfase aos amigos que vivem em outras paragens.
Sobre  o meu romance "A Ilha de Martim Vaz" recebi hoje hoje um comentário detalhado (que muito me agradou) do Américo de Carvalho, pessoa de profunda passagem na História e residente em Paris. Pouco antes tinha recebido uma nota de facebook da Du, que vive em outra cidade francesa. O Nino mandou-me o seu comentário do Canadá dizendo que espera a continuação do livro (deu-me a ideia de talvez escrever essa continuação, em princípio pensava ficar por ali e nada mais). O Tomás Coelho, ele próprio escritor, mandou-me as suas impressões de Portugal. O João Santa Rita avisou-me de Washington que ia começar a leitura.
É uma grande felicidade para quem tem os amigos e amigas nesta grande dispersão mundial, receber mensagens que são ao mesmo tempo notas literárias e noticias de amizade.
Após a edição angolana (disponível também em duas livrarias de Lisboa) penso na edição brasileira, mas, neste caso, talvez antes de "A Ilha de Martim Vaz" eu publique um pequeno volume de contos.
No fundo a grande alegria é ver um livro meu circular numa comunidade espalhada, onde alguns nem se conhecem, mas onde todos/as  são grandes e indispensáveis amizades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário