quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

jihadismo liberdade e insulto

Dei aqui grande destaque ao atentado fascista contra o Charlie Hebdo, mesmo sem gostar do jornal. Constatei que os meus amigos franceses  adotaram a mesma atitude. Ou seja, o jihadismo é uma forma de fascismo e tem de ser combatido. Quanto ao Charlie acho que  esquece muitas vezes a ética do respeito pela liberdade e convicções dos outros e esqueceu também regras básicas  de segurança e auto-defesa. Um dos fundadores do jornal, hoje cronista no "Nouvel Observateur", Delfeil de Ton, publicou uma forte critica no mesmo sentido.
Então, para os defensores dos Direitos Humanos a posição é clara: destruir o jihadismo e outras formas de fascismo sem agredir nem ridicularizar convicções pacíficas.
Não li todo o discurso do Papa nas Filipinas mas acho que também  raciocinou assim. Por isso sublinhou: "matar em nome da religião é uma  aberração"
Outro exemplo de jihadismo - com discurso onde misturam religião e etnia - é o Boko Haram. Mata dezenas de nigerianos/as por dia. Deixo uma dupla foto de satélite, antes e depois de ataque que efetuou na zona  de Doro Gowon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário