Concordo com o blog "Achados Econômicos" da UOL. Apesar da lentidão do PIB brasileiro e de outros indicadores negativos ligados, é notavel o desemprego ser o mais baixo em 10 anos e a renda média das pessoas com emprego mais alta até que no periodo do Lula. Prioridades sociais não observados em muitos outros países, levando o Stiglitz, numa entrevista de outubro á revista "Les Inrockuptibles" (que só li ontem) a apontar o Brasil como país onde se reduzem as desigualdades, embora, acrescentou, "nem tudo vá bem".
Sobre a economia angolana, a missão do FMI constatou progressos macro-economicos e fiscais, acrescentando no final algumas recomendações importantes para melhorar o desempenho geral.
O Obama, por sua vez, joga todo seu peso na proposta de lei sobre imigração e acentua que o sistema imigratório norte-americano quebrou. É provavel que os republicanos não se oponham, reconhecendo a grande mutação demografica nos EUA, com a vertiginosa subida dos latinos a contribuir para a vitoria de Obama.
Exemplo para a Europa e alguns países africans onde reina a xenofobia.
Ontem novos problemas de segurança no Rio Grande do Sul, desta vez no novinho estadio do Grémo. Ao comemorar com sua avalanche o 1 a 0 contra a LDU pela Libertadores, a torcida gremista destruiu a proteção de acrilico, muita gente caiu no fosso e teve ferimentos.
Neste final de semana vamos ter Flamengo-Vasco para o campeonato carioca e, para quem lê francês, aconselho uma entrevista no site do "Le Monde", com o título "A FIFA é uma organização criminosa".
quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Documentos históricos
A larga maioria dos famosos manuscritos de Tomboctu foram preservados, apesar dos combates e de algumas destruições pelos jihadistas. A Universidade de Cape Town (África do Sul) patrocina um Instituto para conservação e estudo desses manuscritos e o Professor Shamil Jeppie, da UCT, com base em informações de pesquisadores malianos, declarou que talvez dois mil tenham sido queimados ou dispersos, mas cerca de trezentos mil estão a salvo.
Estes manuscritos têm varias dimensões e cobrem diversos aspectos do conhecimento humano, vindo os mais antigos da Idade Média oeste-africana.. A UNESCO classifica Tomboctu como patrimonio da humandidade.
Estes manuscritos têm varias dimensões e cobrem diversos aspectos do conhecimento humano, vindo os mais antigos da Idade Média oeste-africana.. A UNESCO classifica Tomboctu como patrimonio da humandidade.
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Tomboctu na Historia e no Presente
A cidade de Tomboctu é uma das três capturadas pelos jihadistas no norte do Mali, em janeiro do ano passado e foi ontem recuperada pelas forças franco-malianas, passo importante na guerra em curso no país e tambem de grande valor para a sua reunificação. As forças que ocuparam a cidade durante um ano impondo a Charia (lei corânica), sairam dela sem combater, preparando provavelmente guerra de guerrilha. Nas horas seguintes a esta fuga, ocorreram pilhagens generalizadas contra lojas de comerciantes árabes, em geral cidadãos malianos, mauritanianos ou argelinos, considerados pela população negra como simpatisantes do jihadismo.
Cidade pequena (cerca de 65 mil habitantes em tempo normal), situada a cerca de 20 km do rio Niger, Tomboctu tem um peso histórico consideravel. Inicialmente foi pequeno ponto de passagem e tornou-se localidade permanente a partir do século XII, como grande eixo no comércio de ouro e escravos das rotas Sahel-Sahara. Nunca foi centro politico importante, mas ganhou grande impacto cultural e religioso à medida que a religião islâmica avançava na àrea. Assim, fez parte de reinos da época - como Mali e Songhay - esteve sob ocupação tuaregue e marroquina e, durante três seculos manteve aqueles funções mercantis, até que o comércio de escravos e ouro foi desviado para o Atlântico, após a chegada à costa senegalesa dos navegadores e mercadores portugueses em finais do século XV / inicio do XVI.
Durante todo este periodo, ganhou reputação de cidade muito rica - com exageros míticos - e de cidade com bastante vida religiosa-intelectual, confirmada pelas centenas de milhares de manuscritos conservados até hoje e pelo prestigio de sua mesquita central.
Caiu em declinio e passou por inserção em alguns estados existentes no Sahel até à ocupação francesa, no ano de 1893. Situada em zona àrida, é marcada por grande pobreza, como quase toda a Republica do Mali, independente desde 1960, na sequencia de uma federação passageira com o vizinho Senegal.
As operações militares em curso deslocam-se mais para norte e a chegada do exército do Mali pôs fim às pilhagens.
Perfil estatístico dos leitores
Nas primeiras 100 entradas neste novo formato do blog, 52 são do Brasil, 14 de Angola, 10 de Portugal, 7 da Alemanha, 6 Estados Unidos, 4 França, 4 Reino Unido, 1 Hong Kong e 1 Tunisia.
domingo, 27 de janeiro de 2013
Santa Maria, que crime é este?
No Brasil quem mata mais: os bandidos ou a negligência?
Não deve haver grande diferença.
O setor da construção é vitima especial do descaso e da irresponsabilidade. É assim que todos os anos, nos periodos de chuvas fortes, caiem casas de vários tipos (mas principalmente de familias muito pobres) por serem contruídas exatamente onde não devem. Mas até um grande edificio, ao lado do Teatro Municipal do Rio, caiu porque mexeram nas estruturas à toa. Podia listar exemplos até esgotar a postagem.
Agora, este incêndio numa boite de Santa Maria (RS), onde parece ter sido usado sinalizador lá dentro, um extintor não funcionou, fortes suspeitas de obstaculos nas vias (ou via) de saída e suspeita tambem de desatualização do alvará de segurança.
A fraca manutenção do capital fixo - permitam o uso desta expressão corrente em economia - é um dado constante no Brasil, atingindo o parque automovel, os elevadores, instalações elétricas, fabricas, etc.. Essa fraqueza traduz negligência. Fatal para as mais de duas centenas de vítimas de Santa Maria.
Com isto o Brasil é manchete no mundo.
sábado, 26 de janeiro de 2013
entrevistas em video
Quem estiver a fim de ver uma coleção de minhas entrevistas na Globo News sobre temas internacionais, abrir:
www.globo.com/globonews
na pagina inicial ir ao espaço de busca (alto da pagina à direita) e escrever "Jonuel Gonçalves".
www.globo.com/globonews
na pagina inicial ir ao espaço de busca (alto da pagina à direita) e escrever "Jonuel Gonçalves".
Alteração na guerra do Mali
Na verdade a guerra é no Sahel ocidental e até já se estendeu à Argelia com a ataque a um campo de gás com 800 pessoas feitas refens por 4 dias. Mas o Mali permanece o centro das operações entre a aliança de três movimentos jihadistas (Aqmi, Ansar Dine e Mujao) - que ocupam o norte do país desde janeiro do ano passado - e forças francesas, malianas e de outros países da Comunidade dos Estados da África do Oeste (CEDEAO) - que procuram restabelecer a unidade territorial do Mali.
Hoje várias fontes em Paris e Bamako assinalam um dado novo no conflito. Forças militares francesas e malianas progrediram centenas de km no terreno e ocupam o aeroporto de Gao e a ponte de Warabi, proxima da cidade, sobre o rio Niger. Na retaguarda, outra ponte importante sobre o mesmo rio, Markala, está protegida por soldados do Burkina Faso.
Na vizinha Republica do Niger, contingentes deste país e do Tchad preparam-se para atravessar a fronteira, situada a três km de Gao pela estrada.
Gao é uma cidade histórica, com existência milenar a relativa curta distancia de Tombuctu, tambem milenar e com grande inpacto histórico cultural em todo o Sahel. Ambas foram ocupadas pelos jihadistas ano passado, junto com a cidade de Kidal, proxima da fronteira argelina.
Em paralelo com a situação militar, a ONU lança apelos a ajuda medico-alimentar de urgencia e a Federação Internacional das Ligas de Direitos Humanos (FIDH) acusa - com provas - agressões dos jihadistas e do exército maliano contra a população.
Mudar de Casa
Pois é, desde 11/12/2005 mantive o blog na UOL e tive até hoje 149.929 entradas. Começou com meia duzia de leitores amigos nos primeiros anos e depois expandiu-se. No entanto, desde o ultimo trimestre do ano passado surgiram sérias dificuldades tecnicas para postar e publicar. Já antes tinham aparecido obstaculos intransponiveis para publicar videos cuja fonte não fosse a própria UOL.
Por tudo isso, iniciei um periodo de teste aqui e, se tudo continuar como neste primeiro dia, mudo de vez, deixando na antiga "casa" o link de redirecionamento, ok?
Por tudo isso, iniciei um periodo de teste aqui e, se tudo continuar como neste primeiro dia, mudo de vez, deixando na antiga "casa" o link de redirecionamento, ok?
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
Aniversarios de São Paulo e Luanda
Duas imagens muito antigas de Luanda (fundada com o nome de São Paulo de Luanda) e de São Paulo, cujos aniversários são comemorados hoje.
Abro assim meu blog alternativo porque o serviço de blogs da UOL está com problemas constantes
e corro o risco de um dia nem poder postar. Exemplo: desde ontem que tento colocar lá estas duas fotos e não consigo.
Assinar:
Postagens (Atom)