Como professor convidado desde 2017, lecionei ontem mais uma vez a disciplina "África Subsaariana" no MBA da FGV " Política, Estratégia e Alta Administração do Exército", na Escola de Comando e Estado Maior do Exército ( ECEME), para tenente-coroneis e coronéis.
Aula de dia inteiro com muita interatividade e a turma é 26a. desde início deste MBA.
Considerando a atual conjuntura mundial, iniciamos com abordagem do Mar Vermelho, detalhando o quadro no estreito de Bab El Mandeb, que aproxima as margens africana e asiática, o litoral do Sudão pela produção petrolífera e localização em frente à Arábia Saudita, bem como os acessos ao canal de Suez.
Na sequência, trabalhamos quadros estatísticos relativos a PIB, IDH, IGI ( Índice global de inovação), Democracia.
No estudo das quatro macrorregiões subsaarianas focamos, principalmente, os imperativos institucionais prévios às integrações econômicas, os conflitos envolvendo jihadismo e golpes militares em países do Sahel e o contexto político-econômico da África do Sul, a pouco mais de um mês de suas próximas eleições.
Como sempre várias comparações quantitativas foram feitas com o Brasil e apontados aspectos das relações Brasil-África.
Excelente
ResponderExcluirMeu kamba.
ResponderExcluirParabens pela tua versatilidade
Maravilha. Uma turma que precisa desse olhar arguto, dessas reflexões que não tangenciam, indo ao foco para, a partir dele, interseccionar a política, o social, a e economia.
ResponderExcluirParabéns, professor
ResponderExcluirParabéns, professor
ResponderExcluirParabéns, professor
ResponderExcluir