segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

2024

 Se há 40 anos eu tivesse pensado nisso acho que nunca contaria chegar tão longe. Não me lembro de ter pensando. Agora me pergunto até onde irei nesta prova de ultra fundo ou de triatlo ou de voo. Faz tempo que estou na categoria dos ultra fundistas ou tri-atlistas e, mais recentemente, dronista.

Comparando com futebol tenho jogado em defesa cerrada com frequentes contra-ataques e no geral com bom desempenho: ganhei duas guerras ( já explico), um doutorado, vários livros publicados ( também já conto), razoável número de amigas e amigos, me seguro com alguns medicamentos mas raramente vou ao médico.

A vitória nas guerras foi conquistada em luta contra invasores ( históricos ou recentes) e contra dominação de partido único. Ambos sumiram nesses locais,  onde faço parte do campo que alcançou tais objetivos com alegria, enquanto outros apenas os aceitaram com muita relutância até hoje.

A tática consistiu em gerir os riscos do underground ( acho mais forte que "clandestinidade " mas não rejeito esta expressão), sempre ao alcance da boca do lobo que nos farejava, procurava nos atingir mas não localizava nossas posições. 

Pensando em Bob Dylan: nós soubemos muito melhor de que lado sopra o vento.

Para me juntar aos pontos que fizeram crescer liberdade saí de casa e virei adolescente de rua. Não tenho o que reclamar, estava adequado ao combate. Décadas depois, escrevo a partir do que atravessei e de, ainda hoje, ter de chutar umas gentes raivosas dispostas a anular aqueles avanços com deformações, imposturas políticas ou identitarias e calúnias. 

Atenção aqueles e aquelas que hoje nos revezam naqueles pontos: espatifamos os dentes dos lobos que atacam os humanos ( ou têm medo de nós) mas não as garras. 

O doutorado foi um longo e muito interrompido caminho acadêmico em virtude da mencionada rota principal. Muitas vezes estava matriculado mas de repente não tinha como assistir aulas ou apresentar textos.

Já disse algures que uma trajetória  improvisada constantemente - nenhum plano fica inalterado perante o inimigo e, no meu caso, com agravante de grande parte das ações terem sido executadas em solitário - deixa cicatrizes por dentro e por fora.  John Steinbeck escreveu que viver a sério implica ter cicatrizes. 

Bonga diz com música em creolo "Quem que mostra bo esse caminho longe?". 

Então aqui estou, amando a base que escolhi para viver e olhar o mundo - como Clarisse Lispector. Atento às direções do vento. Afetam os meus voos de drone.




Nenhum comentário:

Postar um comentário