quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Dia preenchido

A queda de Dilma Roussef não é surpresa. Surpresa foi ela não ter perdido seus direitos de exercer cargos publicos. Muitos dos senadores que votaram pela destituição, votaram pela preservação desses direitos pessoais. Parte dos senadores apoiantes do atual governo (e membros do governo, incluindo o novo Presidente Temer) disseram que nem foram consultados sobre as articulações por detrás dessa dupla votação. Isto pode significar que o Presidente do Senado Renan Calheiros - autor da iniciativa - quer manter pontes com o PT mas, ao mesmo tempo é um gesto que evita esmagamento desnecessário. Talvez ajude a reduzir o clima de ódio, embora logo de seguida a ex Presidente tenha feito um discurso de confronto, com base na sua tese de tudo isto significar golpe. Pessoalmente acredito que golpe de estado só pode ser configurado quando exista recurso à força armada e repressão. É bem provável que o Brasil entre numa fase de conflitos políticos prolongando o referido clima. Ao mesmo tempo, a base de apoio a Temer apresenta diversas visões e sua coesão depende das realizações que concretize.
No começo da manhã participei num debate na Radio Roquete Pinto  com dois jornalista e dois juristas, que me pareceu interessante.
Mudando de assunto: depois de ter acompanhado as votações sobre Dilma fui ao Banco do Brasil abrir a conta da Editora Panguila, cuja ativação iniciará no começo da próxima semana. Nos projetos iniciais de publicações eletrónicas estão um Manual de base sobre África, uma revista multidisciplinar e um livro sobre o atual momento na América do Sul, onde grandes mudanças estão em curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário