terça-feira, 27 de agosto de 2013

breve em economia

Após as quedas do Rand e da Rupia é a vez do Real. Nas moedas dos grandes emergentes só o Yuan resiste porque tem taxa de cambio fixada pelo governo. Difícil dizer se  esta pratica é mais ou menos segura no momento. Ainda que o seja, não tem força eterna, ou seja, é risco de médio prazo. Tal como as outras mais sujeitas às leis do mercado. Não há praticas economicas seguras eternamente. Os modelos caducam.
Assim, é  errado pensar que  a saída para   a atual crise dos emergentes depende da politica de estímulos da Reserva Federal norte-americana. As economias do Norte podem recuperar sem que automaticamente se assista a milagres no Sul. No imediato, aliás, além das incertezas sobre a politica econômica e monetária USA, as situações do Egito e da Síria fazem pairar novos riscos de alargamento internacional de conflitos. Hoje o petróleo em Londres ultrapassou os 115 dólares por barril, em grande medida por receios desse  alargamento.
Mais seguro é desde já trabalhar na renovação e redinamização dos modelos  promotores dos booms em economias  do Sul  desde finais de  século passado. Houve uma  acomodação como se tivessem acreditado na eternidade do período. Período é só isso mesmo: período. A  maquina da economia precisa sempre de  novas energias e correção de vias.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário