Em algumas partes do mundo já começou o novo ano. Espero que seja novo e bom. Muito bom. Um grande abraço às amigas, amigos, leitores e leitoras. Estamos juntos.
terça-feira, 31 de dezembro de 2019
segunda-feira, 30 de dezembro de 2019
Congelamentos de capitais e empresas
Num documento de 16 páginas, tribunal de Luanda ordena, como medida cautelar, o arresto das contas bancárias e empresas em Angola de Isabel dos Santos, seu marido e um gestor bancário. A medida atinge um alto valor em depósitos bancários e empresas importantes. Isabel é com frequência considerada a mulher mais rica de África. Um de seus irmãos, , Zenu dos Santos, ex executivo chefe do Fundo Soberano está em julgamento. Todas estas medidas situam-se no quadro da política anticorrupção e podem vir a atingir diretamente o ex Presidente José Eduardo dos Santos. O governo angolano exige o regresso ao país de capitais exportados ilegalmente mas até aqui os detentores desses capitais não se moveram nesse sentido.
domingo, 29 de dezembro de 2019
Nós ao Anoitecer
Título do filme com Robert Redford e Jane Fonda, no Netflix. Acho que é de 2017 mas só vi agora. Gostei. Transmite bem as lutas contra a solidão, mais dura a partir de certa fase da vida, sobretudo à noite e mais assustadora quando se vem de certos traumas. Lutas que não se ganham sem boas e inteligentes companhias. Baseado num romance cujo autor vou descobrir. O título da tradução em português respeita mais o original em inglês que o título do filme.
terça-feira, 24 de dezembro de 2019
NATAL
Com muita paz, felicidade e alegria para todos e todas que me acompanham no meu blog. Obrigado por me ajudarem a resistir aos ataques dos inimigos da liberdade e a manter este pequeno espaço ao serviço dela.
Foto de livraria na cidade do Porto, onde vim passar a noite de Natal.
Foto de livraria na cidade do Porto, onde vim passar a noite de Natal.
domingo, 22 de dezembro de 2019
Mundial de clubes
Na final o Liverpool sagrou-se campeão ao vencer o Flamengo por 1 a 0 no tempo extra. Portanto, estava 0 a 0 no tempo normal. Pelos ingleses marcou o brasileiro Firmino. Jogo muito equilibrado. Audiência na Tv foi record dos últimos anos nesta competição.
segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
China em analise
No próximo dia 17 de janeiro vai ter lugar na Paris School of Economics ( Boulevard Jourdin) um colóquio sobre os Riscos da China na Economia Mundial. Apresentações serão feitas por universitários chineses (em inglês) seguidas de mesa redonda. Já me inscrevi.
sexta-feira, 13 de dezembro de 2019
terça-feira, 10 de dezembro de 2019
10 de dezembro
Para mim este é um dia que vale a pena comemorar. Dia Mundial dos Direitos Humanos. Comemorar e continuar porque as negações e violações destes direitos são muitas, atingindo a maior parte da humanidade. Há até aquela impostura dos "seletivos" - para continuarem com as violações- que afirmam os direitos humanos como diferentes consoante os países ou continentes. Negam o Ser Humano como realidade universal, com os mesmos direitos seja onde for.
quarta-feira, 4 de dezembro de 2019
domingo, 1 de dezembro de 2019
Divida Global somada
A decade of easy money has left the world with a record $250 trillion of government, corporate and household debt. That’s almost three times global economic output and equates to about $32,500 for every man, woman and child on earth.
New Record
Global debt on track to surpass $255 trillion in 2019
in: Bloomberg 01.12.2019 (online)
Rota do Flamengo
Já campeão brasileiro e vencedor da Libertadores, o CR Flamengo derrotou o Palmeiras, em São Paulo, por 3 a 1. Faltam 2 jogos para acabar o Brasileirão: Avaí e Santos. Depois tem o Mundial de clubes, em Doha, que começa dia 11 do corrente com um play off para decidir entre dois clubes modestos quem prossegue. O Flamengo joga dia 17 com o vencedor de Al Hilal vs Esperance de Túnis. A final será dia 21.
terça-feira, 26 de novembro de 2019
Guerra no Sahel
A morte de treze soldados franceses num choque de helicópteros no Mali, revela ao mundo a intensidade de operações internacionais neste país e em todo o Sahel, contra o jihadismo. O número de mortos africanos nestes mesmos combates é ainda maior. Ainda há poucos dias 37 trabalhadores burkinabenses foram assassinados numa emboscada. As patrulhas são constantes, numerosas e com muitos efetivos. O mundo tem que conhecer a dimensão deste conflito transfronteiriço e das grandes ameaças contra as respetivas sociedades. Neste blog temos dedicado atenção permanente ao assunto . Através desta região africana é o mundo inteiro que pode estar ameaçado. Daí a importância do apoio aos esforços defensivos africanos.
Foto reproduzida do site da BBC
Foto reproduzida do site da BBC
segunda-feira, 25 de novembro de 2019
O mundo no início da semana
Grupos democráticos de Hong Kong conquistam 17 dos 18 distritos nas eleições locais. No Reino Unido sondagem de intenções de voto feita pela Reuters dá os conservadores com 7 pontos de avanço sobre os trabalhistas, equivalendo a um recuo de 3 pontos. No Beni, leste da RD Congo, grandes manifestações contra o governo e a missão da ONU, por falta de proteção à população vítima de sucessivos ataques por milícias. A cotação do Euro está em1,10 com relação ao dólar e o petróleo Brent em Londres a 63,63 USD/barril.
sábado, 23 de novembro de 2019
Flamengo 2 River Plate 1
Flamengo vence a Libertadores. Perdia 1 a 0 ao intervalo e faz os 2 da Vitória em 3 minutos aos 89 e 92 minutos. Mengão nunca desiste.
Agora está também praticamente com o título do Brasileirão e vai ao Mundial de Clubes.
Agora está também praticamente com o título do Brasileirão e vai ao Mundial de Clubes.
sexta-feira, 15 de novembro de 2019
Protesto de peito descoberto
A cantora chilena Mon Laferte ganhou esta noite o Prêmio de Melhor Música Alternativa no Grammy Latino e apresentou-se peito nu com uma mensagem de protesto contra a repressão no seu país. É uma tática de impacto muito usada por Defensoras dos direitos da mulher, no Chile e outras partes do mundo. O Facebook proíbe a publicação da foto de Mon quando protestava. Setores conservadores têm tentado desacreditar protestos com está tática. Aqui temos dado apoio.
Há pouco foi noticiado um Acordo para realização em abril de 2020 de referendo sobre reforma constitucional, na sequência de forte movimento de protesto que decorre há várias semanas no Chile.
Há pouco foi noticiado um Acordo para realização em abril de 2020 de referendo sobre reforma constitucional, na sequência de forte movimento de protesto que decorre há várias semanas no Chile.
domingo, 10 de novembro de 2019
A queda de Evo
Evo Morales renunciou à Presidência da República da Bolívia. O seu vice, Álvaro Linera também. Após semanas de protestos com acusações de fraude eleitoral, Evo tinha concordado em convocar novas eleições. Os comandos das forças armadas e da policia pediram a sua renúncia como via para encerrar as manifestações que aumentavam em violência. Ele renunciou porque reconheceu as fraudes, porque sentiu falta de apoio ou porque teve medo dos apelos militares ? Neste caso foi golpe de estado? Até aqui não sei quem assume a presidência.
sábado, 9 de novembro de 2019
sábado, 2 de novembro de 2019
sábado, 26 de outubro de 2019
O lado alegria
Fim de semana talvez dê para esquecer o máximo de coisas desagradáveis e baixar a ansiedade. Também temos coisas muito boas na vida. Como esses dois:
foto da Internet sem referência de autor
terça-feira, 22 de outubro de 2019
sábado, 12 de outubro de 2019
sexta-feira, 11 de outubro de 2019
Bom fim de semana
Recentemente li entrevista de alguém cujo nome esqueci, mas simplesmente importante: não podemos passar a semana no trabalho e sábado no shopping. Então, estas duas fotos tiradas da internet, de pessoas que tambem não conheço, têm todo o sentido:
Pernas pro ar.
Pernas pro ar.
domingo, 6 de outubro de 2019
Portugal eleições 2
Partido Socialista com 36,7% faz 106 deputados. Ainda faltam contar 4 lugares dos residentes no exterior. O PSD é o segundo partido com cerca de 28%. A soma dos partidos de esquerda é da ordem dos 53%. A direita recuou bastante ( Psd+Cds), ficando cerca de 20 % abaixo da esquerda.
Portugal eleições
Os portugueses votam hoje em eleições legislativas. Partido Socialista favorito, mas não se pode prever por quanto. Este é um dos muito raros governos de esquerda na Europa atual. Cheguei aqui ontem e ainda sinto o jet leg, após mais de 9 horas de avião, sem contar tempos de aeroportos
A segunda foto mostra os livros mais vendidos na livraria do El Corte Inglês.
Volto mais tarde.
A segunda foto mostra os livros mais vendidos na livraria do El Corte Inglês.
Volto mais tarde.
segunda-feira, 30 de setembro de 2019
Arte e força corporal
O corpo é a forma dentro da qual vivemos. Como olhamos o corpo humano em geral define a nossa mentalidade. Como tratamos o nosso próprio define que vida queremos.
Foto do mural de uma amiga no face.
Título meu : Multirracialidade e estética
Foto do mural de uma amiga no face.
Título meu : Multirracialidade e estética
Não gosto de tatuagem. Acho que prejudica a imagem corporal. Respeito quem gosta.
domingo, 22 de setembro de 2019
Meus clubes
No Brasil o Flamengo continua em primeiro após a vitória de 2 a 1 contra o Cruzeiro. O PSG também lidera o campeonato francês após derrotar o Lyon por 1 a 0. Na segunda liga portuguesa, a Académica continua sem vencer, tendo empatado em casa com o Feirense 1 a 1. Está nos últimos lugares.
Vêm aí jogos decisivos na Libertadores e na qualificação para a Euro.
Vêm aí jogos decisivos na Libertadores e na qualificação para a Euro.
sexta-feira, 20 de setembro de 2019
terça-feira, 17 de setembro de 2019
Lançamentos de livros em Portugal
Dia 21, no Palácio Coruchéus ( Alvalade) Lisboa, 15 horas
Dia 22, no Hotel Riviera ( Carcavelos ), 15:30
segunda-feira, 16 de setembro de 2019
Localização dos ataques com drones na Arabia
Unidades de Khurais e Abqaiq atingidas e incendiadas. Abqaiq, um dos maiores centros de processamento de petróleo do mundo, deve ficar parcialmente inoperativo por semanas. O movimento Houti do Yemen assumiu o ataque. Donald Trump acusa o governo iraniano que apoia aquele movimento. O comando da OTAN receia a desestabilização de toda a região.
reproduzido de site da BBC
sábado, 14 de setembro de 2019
sexta-feira, 13 de setembro de 2019
Aprendi a jogar na cadeia - poema
APRENDI A JOGAR NA CADEIA!
********************************
Fiquei preso bastante cedo.
Sem culpa formada, diga-se desde já.
Passei muitas noites acordado tentando recordar-me do que teria feito de mal.
A toda a hora me vinha à cabeça a mesma pergunta, "o que é que eu fiz?"
Mas não conseguia encontrar resposta.
Nunca encontrei.
Fiz mil vezes a mesma pergunta e nada, ninguém me respondeu!
Os anos foram passando sem que alguém me dissesse alguma coisa.
Nos primeiros tempos ainda chorei.
Chorei muito!
Punha cabeça debaixo da almofada, para ninguém ver e conseguir abafar o ruído do choro.
Ao fim de algumas horas, acabava por adormecer, cansado.
Cheguei até, a ter pena de mim próprio, o que é algo que me custa hoje, aceitar.
Mas é verdade.
Um dia, ao fim de uns seis anos de prisão, apareceu um médico, que tratava das minhas queixas e que, sem eu saber porquê, simpatizara comigo, para me dizer que eu devia ocupar o meu tempo, para suportar melhor aquela reclusão.
Foi então que, sentado na beira da minha cama, abriu um embrulho grande e tirou lá de dentro um tabuleiro e uma caixa.
Era um tabuleiro de Xadrez e a caixa com as respectivas peças.
Perguntou, "sabes jogar isto?"
Eu respondi que não, nem nunca tinha visto tal jogo.
Então ele propôs-se ensinar-me se eu aceitasse.
Sem qualquer ânimo, nem vontade para fazer qualquer coisa, não sei porquê, disse que sim. Aceitei a oferta.
Então aquele meu novo amigo, o médico, passou a ir ter comigo todos os dias, ou quase, para me ensinar a jogar.
Um dia levou-me um livro com as diversas "aberturas", "finais" e "meio-de-jogo" para eu ir estudando.
A partir de certa altura, comecei a achar interessante o jogo de Xadrez.
Afinal, havia alguma analogia com a minha situação.
Ao fim de alguns meses, o médico começou a interessar-se por jogar comigo.
Na verdade, a partir de certa altura, eu já ganhava alguns jogos e isso, deu maior interesse a ele, um apaixonado pelo Xadrez e a mim também, que começava a gostar de jogar.
Ao fim de nove anos de prisão, recebi a notícia que podia ir para casa.
Fiquei embaraçado. Embaraçado, não!, fiquei confuso, porque eu já considerava o meu quarto de reclusão, a minha casa.
Fiquei algum tempo sem saber o que fazer.
Sentia-me desamparado.
Vou para onde?
Não conhecia outro lugar.
De súbito, o médico apareceu sorridente no quarto e vinha com a minha mãe.
Encontraram-me com a cabeça deitada em cima dos braços a tentar perceber o que se estava a passar.
A minha Mãe, feliz, abraçou-me e disse-me que me vinha buscar e que eu iria viver com a família que me esperava em casa.
Tudo me soou a vazio.
Ali, aquele quarto, era a minha casa.
Foi ali que vivi desde os 5 anos até aos 14.
Foi ali que chorei com dores.
Que recebia a horas certas a visita das enfermeiras para me darem os medicamentos. Era ali tratado por todos e pela minha Mãe que sempre me acompanhou. Porquê ir para outra casa?
Foi então que o médico interrompeu o meu estado angustiado e, sentando-se ao meu lado, disse-me:
"Olha, parceiro, já sofreste demais aqui e é preciso dar fim a essa situação. Agora vais viver lá fora, vais poder fazer amigos, vais saber que o mundo não é só estas 4 paredes, nem estes corredores, nem este cheiro a medicamentos. O mundo é outro e tens direito a conhecê-lo. Tu já vais atrasado para muita coisa. Já não vais para a escola de meninos pequenos, já não podes voltar atrás para recuperar a tua infância, mas podes viver e, sobretudo, aprender a viver agora. Vai, vai lá para fora e apanha o Mundo pelos cornos, parceiro!"
Eu levantei lentamente a minha cabeça até cruzar os meus olhos com os do Médico e fixei-os. Após uns segundos de silêncio olhando-o, perguntei porque razão já não me queria tratar?
Ele sem fugir ao meu olhar mas agarrando-me nas mãos, como quem tenta salvar alguém de se afogar, disse-me muito simplesmente:
"Porque não tens cura, parceiro."
*********************************
João Pessoa
Poeta angolano
********************************
Fiquei preso bastante cedo.
Sem culpa formada, diga-se desde já.
Passei muitas noites acordado tentando recordar-me do que teria feito de mal.
A toda a hora me vinha à cabeça a mesma pergunta, "o que é que eu fiz?"
Mas não conseguia encontrar resposta.
Nunca encontrei.
Fiz mil vezes a mesma pergunta e nada, ninguém me respondeu!
Os anos foram passando sem que alguém me dissesse alguma coisa.
Nos primeiros tempos ainda chorei.
Chorei muito!
Punha cabeça debaixo da almofada, para ninguém ver e conseguir abafar o ruído do choro.
Ao fim de algumas horas, acabava por adormecer, cansado.
Cheguei até, a ter pena de mim próprio, o que é algo que me custa hoje, aceitar.
Mas é verdade.
Um dia, ao fim de uns seis anos de prisão, apareceu um médico, que tratava das minhas queixas e que, sem eu saber porquê, simpatizara comigo, para me dizer que eu devia ocupar o meu tempo, para suportar melhor aquela reclusão.
Foi então que, sentado na beira da minha cama, abriu um embrulho grande e tirou lá de dentro um tabuleiro e uma caixa.
Era um tabuleiro de Xadrez e a caixa com as respectivas peças.
Perguntou, "sabes jogar isto?"
Eu respondi que não, nem nunca tinha visto tal jogo.
Então ele propôs-se ensinar-me se eu aceitasse.
Sem qualquer ânimo, nem vontade para fazer qualquer coisa, não sei porquê, disse que sim. Aceitei a oferta.
Então aquele meu novo amigo, o médico, passou a ir ter comigo todos os dias, ou quase, para me ensinar a jogar.
Um dia levou-me um livro com as diversas "aberturas", "finais" e "meio-de-jogo" para eu ir estudando.
A partir de certa altura, comecei a achar interessante o jogo de Xadrez.
Afinal, havia alguma analogia com a minha situação.
Ao fim de alguns meses, o médico começou a interessar-se por jogar comigo.
Na verdade, a partir de certa altura, eu já ganhava alguns jogos e isso, deu maior interesse a ele, um apaixonado pelo Xadrez e a mim também, que começava a gostar de jogar.
Ao fim de nove anos de prisão, recebi a notícia que podia ir para casa.
Fiquei embaraçado. Embaraçado, não!, fiquei confuso, porque eu já considerava o meu quarto de reclusão, a minha casa.
Fiquei algum tempo sem saber o que fazer.
Sentia-me desamparado.
Vou para onde?
Não conhecia outro lugar.
De súbito, o médico apareceu sorridente no quarto e vinha com a minha mãe.
Encontraram-me com a cabeça deitada em cima dos braços a tentar perceber o que se estava a passar.
A minha Mãe, feliz, abraçou-me e disse-me que me vinha buscar e que eu iria viver com a família que me esperava em casa.
Tudo me soou a vazio.
Ali, aquele quarto, era a minha casa.
Foi ali que vivi desde os 5 anos até aos 14.
Foi ali que chorei com dores.
Que recebia a horas certas a visita das enfermeiras para me darem os medicamentos. Era ali tratado por todos e pela minha Mãe que sempre me acompanhou. Porquê ir para outra casa?
Foi então que o médico interrompeu o meu estado angustiado e, sentando-se ao meu lado, disse-me:
"Olha, parceiro, já sofreste demais aqui e é preciso dar fim a essa situação. Agora vais viver lá fora, vais poder fazer amigos, vais saber que o mundo não é só estas 4 paredes, nem estes corredores, nem este cheiro a medicamentos. O mundo é outro e tens direito a conhecê-lo. Tu já vais atrasado para muita coisa. Já não vais para a escola de meninos pequenos, já não podes voltar atrás para recuperar a tua infância, mas podes viver e, sobretudo, aprender a viver agora. Vai, vai lá para fora e apanha o Mundo pelos cornos, parceiro!"
Eu levantei lentamente a minha cabeça até cruzar os meus olhos com os do Médico e fixei-os. Após uns segundos de silêncio olhando-o, perguntei porque razão já não me queria tratar?
Ele sem fugir ao meu olhar mas agarrando-me nas mãos, como quem tenta salvar alguém de se afogar, disse-me muito simplesmente:
"Porque não tens cura, parceiro."
*********************************
João Pessoa
Poeta angolano
terça-feira, 10 de setembro de 2019
quarta-feira, 4 de setembro de 2019
Xenofobia na África do Sul
A África do Sul tem neste momento o movimento xenófobo de rua mais forte do mundo. É conflito de povo contra povo, sob pretexto de luta pelo mercado de trabalho não especializado. Este pretexto tem décadas. Antes era contra os mineiros de outros países que vinham trabalhar nas minas RSA. Já perdi a conta dos surtos massivos de agressão xenofoba em Jo'bourg e Durban .Agressões individuais isoladas são diárias, atingindo mesmo as escolas. Em varios países do continente, intelectuais, artistas desportistas, políticos,etc propõem uma campanha de boicote à RSA, como no tempo do apartheid.
sexta-feira, 30 de agosto de 2019
Libertadores busca finalistas
Boca Juniores - River Plate
Flamengo - Grêmio
Jogos a 2 e 24 de outubro. Final em 23 de novembro em Santiago.do Chile
Flamengo - Grêmio
Jogos a 2 e 24 de outubro. Final em 23 de novembro em Santiago.do Chile
sábado, 24 de agosto de 2019
quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Copa Libertadores
Jogos de ida, 4as. de final
Grêmio 0 Palmeiras 1; LDU 0 Boca Jr. 3;
Flamengo 2 Inter 0; River Plate 2 Cerro Porteño 0
Jogos de volta nas próximas terça, quarta e quinta.
Grêmio 0 Palmeiras 1; LDU 0 Boca Jr. 3;
Flamengo 2 Inter 0; River Plate 2 Cerro Porteño 0
Jogos de volta nas próximas terça, quarta e quinta.
quarta-feira, 21 de agosto de 2019
segunda-feira, 19 de agosto de 2019
Revista Athena online
Excelente revista cultural editada em Portugal e voltada para o mundo. Saiu o número de agosto.
http://athena.pt
Capa:
http://athena.pt
Capa:
sábado, 17 de agosto de 2019
Campeonatos de futebol
Brasileirão: Vasco 1 Flamengo 4; Corinthians 2 Botafogo 0; Atlético Paranaense 1 Atlético Mineiro 0.
Português primeira liga: Benfica 2 Belenenses 0;
segunda liga: Académico 0 Académica 0.
Amanhã tem mais.
Português primeira liga: Benfica 2 Belenenses 0;
segunda liga: Académico 0 Académica 0.
Amanhã tem mais.
quinta-feira, 15 de agosto de 2019
Literatura erótica brasileira
Capa do mais recente livro de Michelle Bernard e da foto por ela escolhida para ilustrar trecho de apresentação. A publicação neste blog de imagens eróticas corresponde ao seu valor cultural e artistico. Em certos casos visa atacar tabus e mentes retrógradas e também já teve como motivação o combate às imposições jihadistas contra as mulheres no continente africano.
15 de agosto
1648 : uma armada portuguesa saída do Brasil retoma Angola para Portugal, após sete anos de ocupação holandesa.
1944: desembarque na região de Provence por forças francesas que libertam a região da ocupação alemã.
70 % do efetivo francês era composto por soldados africanos.
1944: desembarque na região de Provence por forças francesas que libertam a região da ocupação alemã.
70 % do efetivo francês era composto por soldados africanos.
quarta-feira, 14 de agosto de 2019
ECONOMIA MUNDIAL
ECONOMIA MUNDIAL HOJE (15:30 GMT)
BOLSAS nos EUA em recuo motivado por queda nos títulos do Tesouro norte-americanos, indicador muito perigoso ( foi o primeiro alerta à crise em 2008). Igual tendência nas maiores bolsas europeias com os + recentes dados da Alemanha apresentando riscos de recessão e um aviso do BCE aos bancos comerciais para precauções, dada a possibilidade de Brexit duro. NA ARGENTINA, o Presidente Macri diminuiu os impostos e anunciou subsídios para os pobres, após a derrota nas eleições primárias do passado domingo. EM PORTUGAL, no primeiro semestre, os bancos concederam crédito à habitação numa média diária de 24 milhões de Euros. No mesmo período passaram pelos aeroportos portugueses 27,5 milhões de passageiros ( alta de 2 milhões sobre igual período de 2018).
COTAÇÕES a esta hora em Londres: 1€=1,1177 USD; petróleo Brent por barril 59,47 USD ( baixa de 3% em 24 horas).
BOLSAS nos EUA em recuo motivado por queda nos títulos do Tesouro norte-americanos, indicador muito perigoso ( foi o primeiro alerta à crise em 2008). Igual tendência nas maiores bolsas europeias com os + recentes dados da Alemanha apresentando riscos de recessão e um aviso do BCE aos bancos comerciais para precauções, dada a possibilidade de Brexit duro. NA ARGENTINA, o Presidente Macri diminuiu os impostos e anunciou subsídios para os pobres, após a derrota nas eleições primárias do passado domingo. EM PORTUGAL, no primeiro semestre, os bancos concederam crédito à habitação numa média diária de 24 milhões de Euros. No mesmo período passaram pelos aeroportos portugueses 27,5 milhões de passageiros ( alta de 2 milhões sobre igual período de 2018).
COTAÇÕES a esta hora em Londres: 1€=1,1177 USD; petróleo Brent por barril 59,47 USD ( baixa de 3% em 24 horas).
terça-feira, 13 de agosto de 2019
Amélia Mingas
Expresso toda a minha tristeza e presto a minha homenagem à Professora Amélia Mingas, lutadora pela independência e democracia em Angola. Grande intelectual tambem. Faleceu ontem em Luanda. Não tenho mais palavras.
segunda-feira, 12 de agosto de 2019
Direitos Humanos
Em.qualquer projeto ou declaração, política, econômica, social.ou cultural, se os direitos humanos não estiverem garantidos, todo esse projeto ou declaração são falsos.
sábado, 10 de agosto de 2019
Assinar:
Postagens (Atom)