sábado, 30 de junho de 2018

eleições mexicanas

Votação amanhã, domingo. Lopez Obrador, do MORENA ( esquerda), aparece na frente segundo os principais institutos de opinião pública. Quase 80 milhões de eleitores.

migrantes, descendentes e seleções


Em movimento

O meu amigo poeta Lopito Feijoo enviou dois posters  de eventos culturais. Um onde esteve e outro onde vai estar.

terça-feira, 26 de junho de 2018

Harley Davidson versus Trump

O Presidente norte-americano reagiu de forma ameaçadora á decisão da Harley em produzir fora dos USA para contornar a guerra de tarifas alfandegárias, desencadeada por Donald Trump e que já causou retaliação europeia. A Casa Branca receia que o exemplo seja seguido por outras empresas. Assim, a economia mundial corre o risco de guerra comercial e a economia dos Estados Unidos corre o risco de mais deslocalizações, um fator que Trump afirma, desde a campanha eleitoral,  querer reverter.

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Começo de semana

Segundo o diário francês "Le Monde" o grupo humanitário "Refugio Solidário" ajudou 3.900 migrantes que atravessaram um vale do Alpes, perto da pequena cidade de Briançon, nos últimos meses. No mesmo periodo, as autoridades dos Altos Alpes acolheram mais de mil crianças imigrantes. Nos USA a  Harley Davidson decidiu fabricar mais motos fora do país a fim de escapar ás novas tarifas aplicadas na União Europeia sobre importações norte-americanas. Na Copa do Mundo da FIFA, passam à fase seguinte Uruguai, Russia (grupo A) Espanha e Portugal (grupo B) A França e a Croácia, que jogam amanhã já estão classificadas e mais 5 países disputam duas vagas dos grupos C e D.

sexta-feira, 22 de junho de 2018

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Migração ilegal - a miséria e a repressão

Donald Trump recuou da sua anterior decisão em separar membros da mesma família em vias de  deportação dos USA, inclusive isolando crianças dos seus pais. Uma vaga de protestos, mesmo dentro dos Estados Unidos, atingiu esta política da Casa Branca que deixou uma imagem de horror em grande parte da opinião publica mundial. Fotos de centros de detenção norte-americanos:



Na Hungria saiu lei que permite prender cidadãos húngaros acusados de ajuda aos imigrantes. Este país é governado pela  direita xenofoba e diz defender a "identidade nacional" teoria que , em todos os casos, equivale a racismo com nome "erudito".

domingo, 17 de junho de 2018

World Cup (2)

Dia de surpresas para dois favoritos. A Alemanha perdeu com o México ( 1 a 0) e o Brasil empatou com a Suiça (1 a 1). Antes a Costa Rica resistiu bem mas perdeu 1 a 0 com a Sérvia.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

World Cup

Bom começo de competição sobretudo com o 3 a 3 do Portugal-Espanha. Lamentei a derrota do Marrocos por pura infelicidade.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Perseguição por postagem "indecente"

A professor russa Viktoria Popova, 26 anos, que lecionava na cidade de Omsk foi demitida do seu trabalho por ter publicado fotos suas no Instagram consideradas indecentes pelas autoridades escolares locais. O arbitrário de tal medida provoca uma vaga de protestos na própria Russia  onde 3 mil pessoas publicaram fotos com pouca roupa ou de biquini, em solidariedade com Viktoria.
Também me solidarizo com ela, até porque este blog já foi alvo de ataques por publicação de imagens  caluniadas como indecentes. Um neo puritanismo de circunstância  instala-se como suporte daquilo que Edgar Morin chama de neo autoritarismo. Até a BBC focou o assunto sublinhando o seu significado anti-democrático. Outras redes e meios de informação reproduziram as fotos em questão. Viktoria apagou as mesmas do seu site, sem duvida para salvar o emprego. Em vão. O site do jornal russo "Siberian Times", no entanto, mantêm as fotos publicadas e  acrescentou várias de pessoas solidárias, algumas delas criadoras do  hashtag   #TeachersAreHumansToo.

terça-feira, 12 de junho de 2018

Aquarius

O navio humanitário "Aquarius" sob responsabilidade da ONG francesa SOS MEDITERRANÉE, com 629 migrantes de 25 nacionalidades a bordo, está em rota para Valencia, após recusa da Itália em recebê-lo, ausência de proposta francesa e oferta de hospitalidade pela Espanha. A noticia está no "Le Monde" de Paris. A ação da referida ONG francesa de apoio aos migrantes que, partindo da Libia tentam atravessar o Mediterrâneo em condições de alto risco, é constante e o gesto espanhol muito elogiado nos meios de Direitos Humanos. Vamos continuar no acompanhamento da viagem.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Kim & Trump in Singapore

Agenda explícita ou implícita: desnuclearização, saída das tropas US, aproximação das duas Coreias, anulação das ameaças na região, papeis da China e Japão. Primeiros passos para a reunificação da Coreia em Democracia?

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Mulheres do Chile

Está em curso desde há mais de um mês em vários pontos do Chile um importante movimento de protesto contra o assédio constante e a violência de que as mulheres são vítimas, desde locais de estudo e trabalho até à rua. Começou em faculdades e até escolas de ensino médio, espalhando-se. Não é movimento fechado em salas de reunião ou áreas de campus, vem para a rua, sendo no momento o principal movimento de luta na rua em toda a América Latina. Setores do movimento procuram articulá-lo com outros movimentos  sociais, na chamada interseccionalidade, na verdade a articulação e coordenação de lutas. Um debate acompanha este movimento e deixo aqui o link do blog de Cristian Warnken no "El Mercurio" (Santiago) de hoje, garantindo a pluralidade informativa, característica deste blog.

http://www.elmercurio.com/blogs/2018/06/07/60798/Feminismo-Donde-esta-la-Diosa-Blanca.aspx

O movimento dirige-se contra o machismo impune, mas permite também abordar o tradicional patriacalismo latino-americano. Em virtude de simbolo usado por muitas manifestantes surgiu a expressão de "femininja" e apesar do frio, muitas manifestantes têm usado o semi-nu como tática de apresentação e impacto. Nisto coincidem com campanhas em outras partes do mundo. Este blog tem apoiado várias dessas campanhas - sobretudo pensando no continente africano para desfazer os tabús jihadistas contra o corpo da mulher e o direito desta escolher e decidir sobre seu próprio corpo. (Ver postagem de sexta feira, 11 de maio de 2018 e outras em campanhas de anos anteriores).

Seja com for, é opinião geral de que o movimento em curso tem todas as condições para mudar radicalmente muitos elementos e comportamentos políticos e culturais chilenos, dependendo da sua boa gestão.

fotos "El Salto", "El Mostrador" e Emol.".A terceira foto é em frente ao palácio presidencial de La Moneda.

quarta-feira, 6 de junho de 2018

literatura mundo na Ilha do Sal

Pôster sobre as conferências que vão decorrer durante o Festival Literatura-Mundo, ilha do Sal , Cabo Verde. Amanhã dou a lista.