segunda-feira, 24 de julho de 2017

Tratamento de arquivos e leituras

Passei grande parte do dia fazendo downloads de documentos trazidos da recente pesquisa nos arquivos portugueses, mais os elementos que me enviam quase todos os dias, essenciais para o meu trabalho de História Economica. É um trabalho que acaba por ser cansativo pela morosidade de ser pagina por página. Tenho a sensação de ter baixado centenas, mas não, longe disso - umas dezenas. Amanhã continuo e é capital fazer isso já, senão na hora de redigir perco-me. É talvez o lado mais incomodo da pesquisa, este vai-vem entre os textos originais, o computador e o pen drive.
Entretanto vou adiando a tradução de português para francês do texto sobre as economias da África do Sul e Brasil. A minha desculpa agora é que não vale apena porque as  férias nas universidades francesas estão aí e a tradução é para os colegas do estudo de prospectiva do GEMDEV.
Quanto a leituras, alterno entre 5 ou 6, umas impressas outras em digital. Desde História Militar a romances. Não sou o único a ler disperso; um amigo escritor disse-me recentemente que navega sempre entre vários livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário