domingo, 31 de julho de 2016

Angola aguarda investigação policial

A Policia Nacional angolana prometeu inquérito à ação de agentes que abordaram e retiveram durante algumas horas a senhora Monica Almeida, esposa de Luaty Beirão, recém saído da cadeia onde estava sob alegação de preparativos insurrecionais. Já focamos este assunto em postagem de 29 de junho ultimo ("revus" libertados). Porta voz oficial da PN declarou que tal ação não teve ordens superiores. Circula nas redes um video no qual Monica e Luaty dão as suas opiniões sobre o acontecido. Para Luaty e setores oposicionistas trata-se de manobra intimidatória; os agentes envolvidos no caso teriam declarado que foi um equivoco.  O grupo a que Luaty pertence tem características próximas de casos precedentes desde finais do século XIX, baseados na informalidade, que evoluem para movimentos organizados quanto mais repressão sofram.
O inquérito policial terá grande valor se trouxer elementos de informação detalhados, num  momento em que Angola atravessa  forte crise económico-financeira de consequências sociais ainda difíceis de avaliar e também quando surgiram indicações de vontade de descompressão política no país.
As fotos são de Monica Almeida, Luaty Beirão e do porta voz oficial da Policia Nacional angolana quando anunciava o inquérito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário