sexta-feira, 27 de maio de 2016

No trio por onde mais nomadizo

Por ordem alfabética.
Em Angola uma novidade, para alguns pouco notada mas importante. O oficialíssimo "Jornal de Angola" dedicou espaço em termos simpáticos ao cartoonista critico e de alto talento, Sergio Piçarra. O próprio Sergio comentou o assunto no facebook interrogando-se se isso revela que algo está a mudar ou vai mudar. É a proposito do lançamento de dois livros do Sérgio na Chá de Caxinde, sempre muito bem dirigida pelo meu amigo Jacques dos Santos. Nova apresentação do livro marcada e deixo o poster

No Brasil parece que a atitude da sociedade perante as consecutivas agressões sexuais contra a mulher dá lugar a indignação prática. O detonador foi o estupro coletivo sofrido por uma jovem de 17 anos, tendo os agressores filmado e postado o filme. Alguns foram identificados. Manifestação de protesto está prevista para o centro do Rio, surge interesse até pelo movimento de auto defesa de mulheres indianas (Pink Sari Gang) e acredito que o livrinho da Chimamande "Sejamos todos feministas" vai ser de novo procurado. Outro livro dela pode também ser objeto de novo interesse - "Metade de Sol Amarelo" ambientado na guerra do Biafra. Na minha opinião um dos melhores livros de guerra que já li e acho estar à vontade para dizer isso porque também já escrevi um livro situado em guerra extrema.

Em Portugal abriu a feira do Livro de Lisboa. É a 86ª edição. Nos últimos anos tenho lá sempre amigos, quer como autores ou leitores atentos. Este ano tá lá o Antonio Mateus (ver postagem de 23 de maio) entre os autores e entre os leitores estarão sem duvida dois  meus grandes amigos que também são autores: o Tomás Lima Coelho e deve estar a caminho o Carlos Serrano. Acho que só estive nessa feira duas ou três vezes. A foto foi tirada do site oficial do evento  e nem sei se é deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário