terça-feira, 31 de maio de 2016

aula inaugural de R.I. /UFF- 2016.1

Excelente aula da professora Lená Medeiros de Menezes sobre "As mulheres na História e nas Relações Internacionais". Como foi leitura de texto escrito vou tentar obter o respectivo pdf. No final Lená foi alvo de homenagem.
Na foto: Professor Eurico Figueiredo (diretor do Inest), aluna Laísa, Professora Lená, aluna Isis. As duas alunas participaram da homenagem.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Eu hoje e mais duas capas do Heavy Metal

Não podia deixar só aquela foto antiga. Tinha que  atualizar e aproveito para inserir + 2 excelentes capas da coleção do Fernando Roberto.


          este é o chamado sorriso das sextas feiras, amanhã não preciso acordar cedo

                                                              desenho do Manara
                                                       Não vi  quem  desenhou

No trio por onde mais nomadizo

Por ordem alfabética.
Em Angola uma novidade, para alguns pouco notada mas importante. O oficialíssimo "Jornal de Angola" dedicou espaço em termos simpáticos ao cartoonista critico e de alto talento, Sergio Piçarra. O próprio Sergio comentou o assunto no facebook interrogando-se se isso revela que algo está a mudar ou vai mudar. É a proposito do lançamento de dois livros do Sérgio na Chá de Caxinde, sempre muito bem dirigida pelo meu amigo Jacques dos Santos. Nova apresentação do livro marcada e deixo o poster

No Brasil parece que a atitude da sociedade perante as consecutivas agressões sexuais contra a mulher dá lugar a indignação prática. O detonador foi o estupro coletivo sofrido por uma jovem de 17 anos, tendo os agressores filmado e postado o filme. Alguns foram identificados. Manifestação de protesto está prevista para o centro do Rio, surge interesse até pelo movimento de auto defesa de mulheres indianas (Pink Sari Gang) e acredito que o livrinho da Chimamande "Sejamos todos feministas" vai ser de novo procurado. Outro livro dela pode também ser objeto de novo interesse - "Metade de Sol Amarelo" ambientado na guerra do Biafra. Na minha opinião um dos melhores livros de guerra que já li e acho estar à vontade para dizer isso porque também já escrevi um livro situado em guerra extrema.

Em Portugal abriu a feira do Livro de Lisboa. É a 86ª edição. Nos últimos anos tenho lá sempre amigos, quer como autores ou leitores atentos. Este ano tá lá o Antonio Mateus (ver postagem de 23 de maio) entre os autores e entre os leitores estarão sem duvida dois  meus grandes amigos que também são autores: o Tomás Lima Coelho e deve estar a caminho o Carlos Serrano. Acho que só estive nessa feira duas ou três vezes. A foto foi tirada do site oficial do evento  e nem sei se é deste ano.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Eu há decadas

Sou eu mesmo nessa foto. Tirada em Paris quando estudava na EHESS e no IRFED. Tem um significado especial: foi tirada em 1968, ano da grande insurreição estudantil que de França se espalhou pelo mundo. Nunca se esquece.



segunda-feira, 23 de maio de 2016

Novo livro sobre Angola

Reportagens de Antonio Mateus cobrem o periodo de 1975 até às eleições de 2012. Ainda não li mas tenho o cartaz de lançamento. É este:


domingo, 22 de maio de 2016

tipo agenda de fim de semana

Vi várias finais das Taças europeias. Com a exceção francesa , todas as outras ( Inglaterra, Itália, Alemanha, Espanha,  Portugal) foram resolvidas em prorrogações ou pênaltis.
Na Áustria aguarda-se para esta segunda feira o resultado das eleições presidenciais, com o candidato independente e a extrema direita empatadas na contagem de domingo.
O governo iraquiano anuncia ataque a Falluja, até aqui bastião do IS.
Em Cannes o britanico Ken Loch e seu filme " I, Daniel Blake" ganham a palma de ouro.
No Brasil, José Serra,  agora chefe da diplomacia promete grande reunião Africa-Brasil no próximo ano.
Agora vou continuar a leitura do romance " A guerra do velho" após ter lido as primeiras páginas do "Minotauro Global" do economista grego Y. Varoufakis.
E meu Manual de Estudo sobre África está em difusão pdf para amigos, amigas, colegas, alunos, conhecidos e alguns desconhecidos.
Amanhã tenho duas reuniões matinais com duas alunas.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Civis libertam aluna capturada pelo Boko Haram

Amina Ali Nkodi, 19 anos, aluna do Liceu de Chibok (nordeste da Nigéria) raptada pelos jihadistas do Boko Haram (filiado ao Estado Islâmico ) em abril de 2014 junto com mais 218 colegas, foi libertada por combatentes da Força Tarefa Conjunta Civil (CJTF), grupo de autodefesa contra o terrorismo. Ela foi encontrada na  floresta de Sambisa. Agora tem um filho de 4 meses. A sua libertação é muito comemorada pelos movimentos democráticos nigerianos e prova  a eficácia dos grupos armados civis, organizados e disciplinados, na proteção popular em situações de perigo extremo.
Mapa da BBC sobre localização de Chibok e da floresta, relativamente perto da fronteira camaronesa.


sábado, 14 de maio de 2016

Regressando de São Paulo

Fui a São Paulo e voltei em cerca de 24 horas. Ida e volta pela estrada, via inevitável para quem vive (ou viveu) no nomadismo e até sente tonturas quando sedentariza tempo demais. Das 24 horas, 14 foram portanto na estrada. Na cidade estive apenas 10 horas. Rápido demais. Lamento muito.
Acho que aqui vale a pena mencionar que na Fnac comprei dois livros. Um de escritora somali (falarei mais tarde). Outro comecei a ler : é o "Old man's war" de John Scalzi (tradução e edição da Aleph: "A guerra do velho"). O personagem central alista-se no exército com 75 anos e vai nomadizar para outras galáxias. Interrompo a leitura anterior e, uma vez mais, os livros fazem fila na minha cabeceira. Cada vez gosto mais dos ebooks porque a fila fica dentro do tablet ou computador. Detesto filas. Deve ser um de meus traumas: já fiz fila até para comer.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Mais capa de HQ

Para equilibrar com tanto texto,  copio mais uma capa clássica postada por meu amigo e colega Professor Fernando Roberto no seu facebook.

                Inspirada na história bíblica do pecado original - Eva e a cobra no negocio de maçãs. Muito melhor que as negociações de  palhaçadas.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Palhaçada

Circo de muito baixo nível, é  a imagem que fica da Câmara de Deputados sobre o impeachment de Dilma. Primeiro as declarações de voto dos deputados entre o ridículo, o estúpido e o grotesco. Raras exceções.  Agora uma decisão de larga maioria é  anulada pelo presidente provisório da Casa. Mas o Senado recusa aceitar a anulação e vai prosseguir com o processo. Qual o show de amanhã?  Hoje o índice da bolsa de São  Paulo caiu e o dólar subiu em relação ao real . A sociedade está atônita e eu não sei se devo rir ou ficar indignado. Também há risos de indignação.

sábado, 7 de maio de 2016

carros de condução automática (driveless)

A Fiat Chrysler e o Google anunciaram no começo deste mês a criação de nova tecnologia para viaturas sem motorista. Pequena produção inicial, talvez até porque os preços devem ser elevados. Apenas cem exemplares estão previstos para 2017. No futuro pode generalizar-se. Alguns modelos diferentes deste agora anunciado já foram testados e alguns revelam possibilidades de imprevistos nos computadores, muito raras, ou seja, a atenção humana é importante. A BBC fez uma reportagem destacando a possibilidade de se viajar e aproveitar até para fazer amor. A própria reportagem, porém, sublinha testemunhos de muitos motoristas profissionais de longas distancias que afirmam  ser isso já muito frequente nas estradas mesmo com carros convencionais. Nos "driveless" talvez seja melhor parar o carro  como habitualmente; o computador responsável  pela condução pode ter um probleminha e precisar de ajuda humana.

Fica foto da Rinspeed tirada do site da BBC em inglês:




quinta-feira, 5 de maio de 2016

procurando rumo

Campo de deslocados de guerra na Síria, perto da fronteira turca foi bombardeado e há  dezenas de mortos e feridos. Postagens independentes com vídeo mostram alguns dos efeitos. Primeiras suspeitas para as forças aéreas da Síria ou da Rússia.
O festival de Jazz de Saint Louis do Senegal vai  começar mesmo dia 11, após acordo sobre medidas de segurança. Na zona onde vai decorrer com muitos eventos públicos é  risco. Porém,  revela uma grande vontade de afirmação cultural.
Nos Estados Unidos aumentam as hipóteses de confronto eleitoral Hillary-Trump.
No Brasil o debate no Senado relativo ao impeachment deve confirmar a vitória do grupo do Vice Presidente Temer sobre a Presidente Dilma.
No Netflix continuo no seriado Scandal.  Com alguns exageros dá  o clima dos bastidores do poder. Ambientado nos USA pode ser adaptado a vários países.