sábado, 9 de janeiro de 2016

começo do ano em direitos humanos

Dados fornecidos pelo Front Line Defenders:

Libertados: Os advogados e defensores de D.H. chineses Sui Muqing e Huang Liqun. Estavam detidos desde julho de 2015 em regime de "vigilância domiciliar em local designado".
Acusados: Novas acusações em tribunal contra 4 estudantes em Myanmar (Birmania) por participação na manifestação de março 2015. São lideres da Federação Birmanesa das Uniões de Estudantes.
Intimidações: No Vietnam, contra Tran Minh Nhata ex preso politico e sua familia, incluindo destruição de equipamento e produtos de sua exploração agricola e apedrejamento da sua residência. Em Cuba, 97 detenções por algumas horas de militantes que se preparavam  para mais uma marcha convocada pela Damas de Blanco. As prisões visavam inviabilizar tal marcha. No mês passado, pelo mesmo motivo, cerca de 300 detenções foram realizadas.No Barein, prisão por sete dias do médico Saeed Al Samahiji (que durante a rebelião de 2011 prestou socorro a manifestantes feridos). Desta vez foi acusado de "insultar um país vizinho" (provavelmente a Arábia saudita).

Outras informações relacionadas com Direitos Humanos (fontes: midia internacional):
Campanhas eleitorais em andamento  no Benim, Republica Centrafricana e Niger. Cidadã suiça raptada (pela segunda vez) em Tombuctu (Mali) provavelmente por forças jihadistas e ataques do Estado Islâmico contra centros petrolíferos na Líbia. Tomada de posse dos deputados da nova Assembleia Nacional venezuelana, agora presidida pelo social-democrata Henri Ramos Allup.

Nenhum comentário:

Postar um comentário