terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Questões sobre economia século XXI

Considerações gerais resumidas, decorrentes das 3 primeiras aulas  na disciplina Economia Politica do Capitalismo Contemporâneo (UFF, graduação em R.I.)

1. a sucessão em curto prazo de várias crises mundiais levanta a duvida entre tratar-se de:
a) normal num sistema que vive de crises cíclicas ou
b) surgimento de nova era com o fim da antiga normalidade;
Em qualquer dos casos, a interrogação de pesquisa é: o capitalismo supera mais esta fase ou caminhamos para algum tipo de pós capitalismo?...
2. A desigualdade social voltou aos níveis de começo do século XX nos países desenvolvidos, aos níveis de fim dos anos 50/começo dos 60 na América Latina e a antes dessa data no continente africano.
3. A noção de "economias emergentes" merece verificação atenta. Os mais recentes desempenhos num largo numero dessas economias, deixa como muito provável ter sido um periodo de crescimento assente na alta dos preços dos bens primários ou semi-primários, terminado com a tendência inversa dos preços. Não se justificaria a construção estável de nova categoria de países.
4. Desigualdades sociais e oscilações de performances em economia, confirmam que o desenvolvimento harmonizado exige emprego generalizado e salários corretos, na medida em que garantem expansão do mercado interno, subida de produtividade e justiça social. Os programas assistenciais não podem indefinidamente substituir tais requisitos.
5. A corrupção é prática que surge sob qualquer discurso político, como forma de acumulação inicial por novas classes médias ou altas e por antigas classes privilegiadas em busca de reforço da sua captação de recursos.
6. Os metodos de calculo sobre dimensões economicas perderam rigor até na determinação dos maiores PIB's, notando-se divergências importantes, consoante o metodo usado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário