sábado, 29 de agosto de 2015

Auto Defesa

Há meses escrevi um artigo no "África 21" focando  a questão da auto defesa em situações de tirania, venha de governos opressivos  ou de forças fanáticas. A mesma questão aparece na área de atuação do chamado Estado Islâmico não só com os grandes movimentos curdos mas também com uma minoria religiosa entre  eles e com os cristãos.
Os Yazidis, são etnicamente curdos mas professam uma religião pré-islâmica e pré cristã, sob influência do zoroatismo. Os cristãos do Iraque são de origem assíria e caldeia. O ISIS/Daech - como fazem muitos movimentos totalitários - consideram ambos como alvos fáceis e ocupam suas terras, raptam membros dessas comunidades (sobretudo  mulheres) e  ameaçam com genocídio caso não se convertam à religião muçulmana, na forma como o ISIS/Daech a  apresenta.
Embora as forças curdas representem a melhor defesa dessas minorias contra os jihadistas, alguns grupos  cristãos e yazidis  têm criado unidades de autodefesa de pequena dimensão mas com algum poder dissuasivo.
Do lado cristão, os bispos propõem que tais unidades se integrem no exército iraquiano para evitar mais formações armadas confessionais e ameaçar ainda mais o futuro do Iraque, embora defendam também a possibilidade de territórios autônomos dentro do país, como o Curdistão. Mesma reivindicação entre setores yazidis.
Na Síria os cristãos estão divididos entre apoio ao regime de Damasco e a oposição democrática. Neste caso há bastantes cristãos no Conselho Militar, cujo efetivo seria da ordem dos 1.500 segundo repórteres que estiveram na zona.

combatente yazidi (foto do site de Al Jazeera)

Nenhum comentário:

Postar um comentário