sábado, 18 de outubro de 2014

Porque hoje é sabado

Começou hoje  a maior prova de remo do mundo: 18 remadores em barcos individuais de 8 metros e peso de 800 kg sairam de Dakar (Senegal) para Caiena (Guiana francesa). Travessia do Atlântico que os os mais rápidos farão em cerca de 40 dias.Tática geral: remar de 8 a  10 horas por dia. Apoio de embarcação  de socorro a alguma  distancia. Duas mulheres estão entre os participantes e um senhor de 67 anos também.

A cidade de Kobané, de maioria populacional curda, na fronteira da Síria com a Turquia, voltou a ser atacada esta manhã por forças do Estado Islâmico (EI) compreendendo blindados  Defensores da cidade: unidades do PYD, partido ligado ao conhecido PKK,  só  com armas ligeiras  e explosivos. A aviação norte-americana efetuou 17 bombardeios contra os  atacantes nas ultimas 24 horas. A vizinha Turquia assiste sem intervir porque não gosta do PKK e acha o EI um mal menor. O Exército Síria Livre (oposição a Assad) está nas proximidades mas não tem forças para dispersar e o próprio regime ditatorial de Damasco é muito fraco no norte do país. O EI conseguiu mesmo, nas ultimas  horas, roubar-lhe três caças bombardeiros e procura com o ataque a Kobané formar um território continuo sob seu domínio entre Alepo (Siria) e Mossul (Iraque), alargando ao mesmo tempo sua fronteira com a Turquia.


Amanhã há outro debate entre Dilma e Aécio (na Record) e o TSE emitiu uma liminar  que pretende  evitar (ou diminuir) os ataques pessoais e a baixaria. Com base nela suspenderam um spot publicitário (da campanha da Presidente sobre o aeroporto de Claudio, MG).

O governo do Chade (mediador entre o governo da Nigéria e o Boko Haram) confirma que  a libertação das mais de 200 alunas raptadas  pelo BH faz parte do acordo. Eles serão trocadas por presos jihadistas em mãos do governo. Importante movimento social pela liberdade destas jovens (entre 12 e 17 anos) existe na Nigéria.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário