segunda-feira, 5 de maio de 2014

Solidariedade alunas nigerianas

Em 15 de abril um comando do movimento islamista Boko Haram, em rebelião armada contra o governo da Nigéria, invadiu a escola secundária de Chibok, no nordeste nigeriano, raptando 276 alunas. Algumas dezenas conseguiram fugir mas o BH mantem sequestradas 223. Duas das fugitivas deram no passado fim de semana entrevista ao "Sunday Punch" de Lagos, contando o momento do ataque e a fuga.

escola de Chibok, após o ataque

Hoje apareceu um vídeo  com declarações de Abubakar Shekau, líder do Boko Haram, confirmando a responsabilidade por esta ação e declarando  que as jovens seriam tratadas como escravas, vendidas em nome de Alá e obrigadas a casar. 

4 das alunas que conseguiram fugir

Há alguns dias familiares das vitimas formaram grupos de busca e ouviram falar em casamentos compulsórios  massivos. Em Lagos e Abuja circulam rumores de muitas delas terem sido vendidas em países vizinhos por 12 USD. Várias manifestações de protestos pedindo medidas para libertar as  alunas  têm decorrido por toda a Nigéria e uma campanha internacional de apoio foi lançada nas redes.
manifestação em Abuja
Fotos AP reproduzidas do Washington Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário