sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Crimeia

É uma região autônoma parte da Ucrania, situada no sudeste com população de dois milhões, composta  por pessoas de língua russa (cerca de 62%) ucraniana (+ou- 25%) e tártara (em torno de 12%), estas com forte componente islâmico. Tem conhecido sucessivas disputas e movimentos secessionistas ou de inserção na Russia. Proclamou a independência em 1992 após o colapso da URSS, chegando-se depois a acordo de região autônoma dentro da Ucrânia.
Ontem homens armados e mascarados tomaram os dois aeroportos da capital sem que se saiba, até este momento, a que forças pertencem. A Rússia  condenou a operação.
No século passado foi palco de intensa guerra (1853-56) entre os impérios russo e otomano, com intervenção da França, Inglaterra e o antigo reino da Sardenha. Nela morreram 750 mil pessoas.
Imagem de batalha nessa guerra:
reprodução de NY Times

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Aulas na UFF

Terça e quarta são dias de acordar de madrugada e batalhar neste pandemônio que virou o transporte urbano no Rio para chegar  pontualmente ao campus do Gragoatá. Hoje a aula terminou um pouco mais cedo (ás 9:45 em vez e 11) porque tínhamos a protocolar aula inaugural. Felizmente  nas cerca de duas aulas da minha aula e na aula inaugural tive muitos motivos de satisfação, compensando largamente sono perdido e stress do transporte que  atrasa a vida.
Na minha aula satisfação especial pelas apresentações feitas por 3 alunos/as: Maiko, Glenda e Carla.
Amanhã a aula começa às 9 e vai até 13. Aulas de 4 horas apresentam vários inconvenientes pedagógicos mas não há outra forma atual. Na disciplina de amanhã também  vou começar com três apresentações, resumos de textos-base.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

General resiste



O general venezuelano Angel Vivas (reservista) foi  condenado por incitação à  violência nas barricadas de protesto contra o regime do Presidente Maduro. A Guarda Nacional tentou prendê-lo em sua casa mas ele resiste e mostra-se armado (foto). Segundo o jornal de Caracas "Tal e Cual" Angel Vivas têm largo apoio dos vizinhos. No Twiter o general  acusou "cubanos e esbirros venezuelanos" de atacaram sua residência. Do alto do  jardim da casa o general gritou que Maduro o vá buscar. 
Vários jornais de Caracas opostos ao atual poder dão destaque ao desenlace do conflito na Ucrânia, no que parece ser uma  alusão à conjuntura interna venezuelana. 

asteroide desfeito

Segundo um grupo internacional de astrônomos, um asteroide de 1 bi de toneladas foi vaporizado por um pulsar, estrela de nêutrons que gira a grande velocidade em torno dela mesma. O pulsar J0738-4042 é seguido desde há bastante tempo pelo radiotelescopio de Hartebeeatoek (África do Sul) reforçado mais recentemente pelo de Parkes (Austrália)

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Aproximações sino-americanas

Dado importante nas Relações Internacionais atuais: os Estados Unidos e a China têm a nível econômico um virtual acordo, agora buscam aproximação militar. Permanecem divergências na configuração monetária (taxas de câmbio, por exemplo) e em matérias de Direitos Humanos.
Estados Unidos e China possuem respectivamente o primeiro e segundo maiores PIB's mundiais.
 
Sobre a relação militar, o New York Times publicou a seguinte noticia esta manhã: 
 
BEIJING — A top United States military commander said Saturday that the U.S. Army is working on starting a formal dialogue and exchange program with the Chinese People’s Liberation Army before the end of the year.
The commander, Gen. Raymond T. Odierno, the U.S. Army chief of staff, told reporters at a news conference in Beijing that the program was aimed at expanding cooperation and “managing differences constructively.”
“It really is about us focusing on a long-term relationship and the importance of us conducting exchanges, conducting institutional visits,” he said.
General Odierno made his remarks on Saturday morning at the United States Embassy, during the second day of a visit to China. The general met with Chinese counterparts in Beijing on Friday and was scheduled to travel to visit the Shenyang military command in northeast China on Saturday afternoon.
The general said the formal dialogue between U.S. and Chinese army officials would include discussions of humanitarian relief, disaster management and peacekeeping operations. The two armies could have exchanges at institutional levels like that of training and doctrine commands, General Odierno said.
A date for the first formal meeting in the program has not been set, but the general said some military officials who had come to China with him would stay there to work on details. General Odierno said he hoped a date would be finalized during an expected visit to China in April by U.S. Defense Secretary Chuck Hagel

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Guerras Urbanas

Após dias de confrontos intensos com vitimas mortais, noticia-se um acordo entre o governo e a oposição na Ucrânia e, portanto, expectativa de fim dessa situação com provável convocação de eleições antecipadas.
Na Venezuela os motivos dos choques de rua prosseguem e podem subir de intensidade. Escassez de produtos, inflação alta, governo e oposição insultam-se cada vez mais.
Na Somália  forte ataque do Al Shabab em plena Mogadíscio, contra o palácio presidencial. Um atacante suicida abriu brecha no muro de proteção por onde entrou um comando jihadista. O Presidente saiu ileso e o governo diz que os atacantes fugiram.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

começou semestre 1/2014 na UFF

Na verdade começou ontem, mas minha primeira  aula foi hoje. Uma vez mais gostei da turma. Amanhã será minha segunda aula, já que neste semestre dou duas disciplinas. Serão motivo de algumas postagens aqui. A única coisa desagradável é ter que levantar às 5:30 da manhã na terça e às 6 na quarta. Chego à noite hiper cansado. Fica até difícil escrever...

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Uma grande ceia

Não conheço o autor. Reproduzo do "Expresso" desta  semana

Aslan partiu

Nem acredito que ele já tinha 84 anos. Faleceu mas  permanece o estilo marcante de desenho que marcou o imaginário e as fantasias de milhões de adolescentes nos anos de chumbo. Publicava sobretudo na "Lui". A melhor homenagem à sua memória é mostrar alguns destes trabalhos:
O "Liberation" deste fim de semana dedica-lhe duas paginas
 
 

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Ursos de Berlim e etc.

O filme chinês "Carvão Preto e gelo fino" (tradução livre) ganhou o Urso de Ouro do festival de Berlim. Urso de Prata para  o ator - também chinês - Liao Fan. Melhor atriz: Hanu Kuroki (Japão). Melhor diretor: Richard Linklater (Estados Unidos).

A propósito de China: leio no momento o romance  "Bombons chineses" de   Mian Mian . A propósito de gelo: vi todo o jogo Russia-Estados Unidos em hóquei no gelo para  a Olimpíada de inverno, decidido nos pênaltis a favor do americanos.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

racismo na Libertadores

Sempre que o jogador Tinga do Cruzeiro tocava na bola na partida ontem no Peru para a Libertadores grande parte da torcida local fazia gestos racistas. Agressão inaceitável. Se a Conmibol não punir isto severamente é cumplice. As autoridades peruanas também. Para mim foi uma  surpresa verificar  como há tantos racistas no Perú.

Namibe

Reinaugurado o aeroporto da cidade do Namibe (sul de Angola)  a que  em tempos idos chamavam "Youri Gagarin" e agora tem o nome local de Welwitshia Mirabilis. É o nome de planta do deserto que sobrevive com um mínimo de água e foi estudada no século XIX pelo botânico austríaco Dr. Welwitsch. É também uma província ( e um deserto) que conheço bem e onde tenho amigos. Faço até parte do Centro de Estudos do Deserto dirigido pelo Samuel Aço.

Flamengo na Libertadores

Perdeu o primeiro jogo (2 a 1 contra o Leon  no México) basicamente por ter sofrido a expulsão do Amaral (justa) aos 12 minutos, quer dizer jogou  cerca de 80 minutos com 10. A partir do meio da segunda parte jogou cansado, com menos reflexos. Não está uma grande equipe mas chega para adversários como o Leon, em condições normais e sobretudo no Maracanã. Obrigação de vencer dia 26 aqui contra os equatorianos do Emelec.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Os filhos da meia-noite (Midnight's Children)

Acabo de ver em vídeo esse excelente filme de Deepa Mehta (na foto) , realizadora nascida na Índia, residente no Canadá, baseada no romance do mesmo nome  de Salman Rushdie. Uma trajetória de personagens nascidos no momento em que  a Índia proclamava a independência e que se confundem com a própria História indiana. Uma sequência de situações onde as identidades se misturam e derrubam os clichés  engessados.  Com excelentes interpretações. Indispensável.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Cabo Verde

Na sessão de encerramento do encontro sobre Inovação no  continente africano, na Cidade da Praia, o Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, saiu das frases pré-fabricadas e da fuga aos reais problemas. Falou francamente. Direto. Defendeu a modernização, a transparência e a democracia. Em seguida, entrevistado pela mídia foi ainda mais longe e atacou as ditaduras e  golpes de estado. Sem medo.
Em geral as lideranças governamentais africanas evitam  tal linguagem para não ofender os  muitos ditadores que - aberta ou veladamente - permanecem em vários países, reprimindo, roubando e atrasando.
Cabo Verde junto com Mauricio têm os índices democráticos mais altos de África. Em Cabo Verde, o Presidente da Republica (na foto) e o primeiro-ministro pertencem a partidos diferentes.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

violências urbanas

No Rio de Janeiro quadrilha armada invadiu um hospital da rede D'Or num subúrbio da cidade e roubou pertences de  doentes e funcionários após ter rendido os seguranças. Agora não há  tranquilidade nem nos hospitais. Por outro lado, comandos da policia lançaram ataques a bandidos em algumas favelas do Rio, matando 6, após outros bandidos terem assassinado um soldado da PM numa UPP.

Em Tunis, a policia atacou  casa que servia de base a uma célula jihadista, matando 4 e sofrendo uma baixa mortal. Semana passada a Assembleia Constituinte aprovou a nova Constituição do país, considerada como a mais moderna de todo o mundo árabe.

Comparativamente os níveis de segurança são muito mais altos na Tunísia que no Brasil.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Eduardo Coutinho

foi assassinado esta manhã em sua casa com várias facadas. Sua esposa também foi atacada e está internada em hospital. O assassino teria sido o filho que sofre de esquizofrenia. Eduardo Coutinho é um dos maiores documentaristas  do Brasil e, ao mesmo tempo, uma figura central no movimento de Cinema Novo dos anos 1960. Combateu a ditadura  e nunca parou de trabalhar, deixando um legado cinematográfico importante. Tinha 80 anos. Conheci Coutinho há muitos anos e a ultima vez que nos vimos foi em Ipanema na livraria da Travessa  durante o lançamento de um livro. Depois disso só o vi em entrevista no "Programa do Jô. Estava longe de imaginar  que ele iria ter uma morte tão violenta. É uma grande perda para a intelectualidade brasileira.