quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

RACIFICADORES DEMENTES

Já faz algum tempo que assistimos à ofensiva dos vários racismos. Nas ruas, nos salões e por aqui. Tudo é motivo para elogiarem as suas "raças". Sendo tudo e sendo com frequência, claro que há plano por trás. Os racistas de todas as cores são uns merdas que apresentam a cor da pele como diploma e medalha, porque não têm nenhum diploma nem fizeram nada que mereça medalha. Pior: são burros, atrasados e ficam ridículos quando tentam entrar em explicações cientificas. Quando eu tinha uns 15 anos, junto com colegas da mesma idade, durante uma de nossas inesquecíveis conversas, chegamos à conclusão que o maior problema, então, eram os racistas e deviamos dizer-lhes para meterem a raça no cú. Foi daí que partimos para insurreições, atravessamos periodos de luta prolongada, alguns com prisão e exílio com fome pelo meio, mas ficamos felizes por termos feito o que era indispensável fazer. E continuamos na única raça que conhecemos - a Humana. Agora, estamos igual àquela época e damos o mesmo conselho a essa gentinha sobre o buraco onde devem enfiar isso de "raça". Aqueles que elogiam governadores coloniais sinistros, considerando-os civilizadores, em virtude da "raça". Aqueles que chamam heróis a chefes e chefas que venderam milhares de escravos, em virtude da "raça". Grandes imposturas pela História visando legitimar déspotas de hoje. Há até gente que é contra o racismo quando tudo está calmo, mas viram racistas - de um ou outro lado - quando surgem confrontos. Lembrei-me de velho artigo numa revista da ilha Maurícia - país mais democrático de África - cujo autor após reportar determinada situação concluiu "vão se foder".
Até os Óscares dão lugar a "clivagens raciais". Brancos com "A Favorita", Hispânicos com "Roma" e Negros com "Pantera Negra". Em virtude das "raças" de cada. Porra. Por mim, aconselho a verem o "Green Book", baseado em história real de luta, por um negro e um branco, contra as racificações dementes que entraram na História. As diversas matilhas racistas não pararão de arreganhar os dentes, ficam até com mais acesso de raiva, porém, ficam a saber quem somos, donde viemos, o que sabemos fazer e que, afinal, os dentes deles estão podres. Arreganham mas não podem morder.
                                                             Cena do filme "Green Book

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Pico e Vulcão da ilha do Fogo

Em breve estarei de novo lá perto: Praia, Santiago. Desta vez vou lá. É o ponto mais alto de Cabo Verde.


quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

indo no tempo certo

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os velhos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa
( copiado de post da amiga Martins Gi)

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Economia Mundial

O Relatório do Banco Mundial aponta desaceleração da economia global e prevê para este ano taxa de 2,9%, em recuo sobre previsões anteriores. Atualizações são, como habitualmente, esperadas durante o período. A economia dos Estados Unidos dá sinais de novas dificuldades e pode ficar por um crescimento de 1,6%. As conversações entre delegações norte-americana e chinesa, em Pequim, previstas para terminar hoje vão estender-se por mais um dia. Pode ser boa noticia. Ainda no Relatório do Banco Mundial, a previsão de alta no per capita de África Subsaariana é de 1%, insignificante prante as necessidades básicas da região.

Para acompanhar Angola e Economia vale entrar no blog da minha amiga Neusa www.neusaesilva.blogspot.com

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

A Vida no começo de 2019


Rahaf M. Al-Qunun, 18 anos, saudita, fugiu da família para pedir asilo na Austrália. Motivo:a família já lhe tinha imposto muita repressão ao longo da vida e agora podia ir até ao assassinato. Rahaf tinha renunciado à religião, deixou de ser muçulmana. Na rota de fuga fez escala em Bangkok, onde quiseram que ela voltasse para  a família. Resistiu, até se barricou no hotel e finalmente as autoridades tailandesas deixaram-na ficar sob responsabilidade do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados. Grande vitória dos direitos humanos.
O Globo de Ouro deste ano foi atribuído ao filme "Bohemian Rhapsody", numa noite com surpresas e, sobretudo, preparação para os Óscares.
Cinco militares comandados por um tenente, tomaram a Radio oficial no Gabão e anunciaram a queda do regime. Três foram presos e dois mortos. A oposição - que se queixa de grande fraude eleitoral em 2016 - diz que isto traduz alto grau de descontentamento.

sábado, 5 de janeiro de 2019

Emergências

Trump ameaça decretar emergência nacional se não obtiver verba orçamental para construir muro na fronteira mexicana e diz que pode prolongar por muito tempo o shutdown da administração Federal. Se as coisas forem para esse terreno muita gente de poder vai sentir-se inspirada.
Na Alemanha revelação de grande invasão dos computadores dos políticos. O caso era conhecido de ciberespecialistas que não disseram nada. Em seguida disseram não ter tido ideia da extensão da piratagem.
 Na RD Congo a Comissão Eleitoral atrasou por uma semana a publicação dos resultados. A Igreja Católica afirma já saber quem foi eleito e a oposição receia preparativos de fraude. Muito provável.

Pinus Erectus

O prazer da leitura - não para repressores/as, nem hipócritas.
A capa e uma das autoras, Dill Ferreira. Edição atualizada de 2018.