domingo, 29 de outubro de 2017

sobre refugiados na PUC Rio


obrigado pelo apoio

Nas várias conferências ou seminários internacionais de que tenho participado noto sempre o papel central do pessoal de apoio. Sem ele não há evento, nem sequer os participantes chegariam,  nem a documentação circulava. Nada. Claro que nas Jornadas tecnico-científicas que decorreram em Luanda isso ficou bem patente.
Sublinho neste caso o papel das mulheres pelas dificuldades suplementares que têm ( as tarefas da vida familiar são constantes) e até pelos riscos de voltar a casa à noite. Os casos de agressão ou de crime contra a mulher são tais que a própria organização aconselhava a que não fossem sozinhas em transporte público. Por tudo isso deixo aqui uma foto com a senhora Domingas em homenagem a todas.


terça-feira, 17 de outubro de 2017

Guerras

Desolação continua no centro de Mogadiscio com muitos destroços e sinais das 300 mortes causadas pelo maior atentando da História da Somália. Cometido pelo Al Shabab. No norte do Iraque parece que as forças governamentais tomaram a cidade e zona petrolífera de Kirkut, até aqui nas mãos dos curdos Pershemergas. Isto vai radicalizar a decisão curda de independência. Na Síria, a cidade de Raqqa que funcionava como a de facto capital do "Estado Islâmico" foi tomada pelas Forças Democráticas Sírias (que incluem curdos e árabes), apoiadas pelos USA.

sábado, 14 de outubro de 2017

Timor Leste

Uma grande alegria pela nomeação para ministra da Justiça de Timor Leste da nossa querida  amiga Ângela Carrasacalāo. Votos de bom trabalho na contribuição para fazer de Timor um país democrático e desenvolvido.

semi confidencial

Sim, tenho outro livro em estado de preparação relativamente avançado. Provavelmente entrego ao editor um pouco antes de final do mês. A única informação que dou sobre conteúdo é que tem inicio no ano de 1959. Por outro lado, um livrinho de contos meus, já publicados mas em parte reescritos, será lançado dia 10 de novembro. Depois digo onde.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

O Nobel e o cansaço

Prémios Nobel atribuídos. Em geral só o da Economia e mais raramente os da Paz ou Literatura são alvo de criticas. Este ano só o da Economia com  o vencedor a ser visto como seguidor da escola de Chicago e por isso beneficiar de favoritismos pelo Banco Central da Suécia, que atribui o  equivalente para a Economia.
Ia escrever mais, porem esqueci sobre o quê. É cansaço da sequência de viagens (ainda vem mais até meados de novembro) e também da maratona para  acabar um livro. Inveja de quem descansa e relaxa sem obstáculos.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Valentinna Monroe em crônica

Sou puro recato
Uso óculos
Roupas fora de época
Pareço personagem de livro
Aquela, a governanta que viveu para a família
Sou a personificação desse estereótipo
Não devo nada aos criadores
Porém não sou e nunca fui a mulher recatada
que permaneceu casta e apaixonada pelo patrão

Tenho 50 anos e tantos a mais
Fui mulher de vida fácil
Fui amante por anos
Fui até amasiada
Não tive filhos
Sou estéril

Já fora da vida fácil,
viúva jovem,
desvirginei muitos rapazes
Nunca fiz distinção de idade
do mais novo ao mais velho
ensinei a arte do amor e do sexo
Sim, romance é essencial
Dei prazer à muitas mulheres
Que o não teriam com seus maridos machistas

Trabalho atrás de um balcão de loja de tecidos
Não moro mais na mesma cidade
Onde praticamente todos os habitantes
Gozaram entre os meus lençóis

Personifico mesmo o imaginário popular
da "solteirona" ardente
Que na calada da noite se toca, geme, segura o grito
E goza como nunca ninguém a fez gozar na vida...

Valentinna Monroe
Heterônima
16/06/2017
Direitos reservados

       Imagem web de autor desconhecido escolhida pela própria VM


domingo, 8 de outubro de 2017

Islândia

Contrariando a estatística de nível em futebol, ligado a elevado numero de atletas - o que depende do volume demográfico - a Islândia com 300 mil e poucos habitantes e um pequeno campeonato nacional deve estar no próximo mundial de futebol. Basta vencer em casa  esta semana o Kosovo (que está em ultimo no grupo). Gosto muito quando pequenos países fazem grandes performances. Só lamento que Cabo Verde, ao perder com o Senegal, não tenha conseguido o mesmo sucesso.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Rock no Atlântico Sul

Depois do Rock in Rio, no Brasil, tem nos dias 6 e 7 deste mês o Rock no Rio Catumbela, em Angola. Aproveito para lembrar que o meu livro "A Ilha de Martim Vaz"  tem uma passagem neste rio.