terça-feira, 29 de setembro de 2015

LIVROS

Publicada pela Iluminuras a tradução do texto de Amartya Sen "Identidade e Violência".
Minha pesquisa sobre a realidade das economias emergentes (com base nos estudos de caso África do Sul e Brasil) deve produzir um ebook.
Romance que leio atualmente : "Deixe-me em paz" do escritor chinês Murong. Comprei  "A garota na teia de aranha" do sueco David Lagercrantz, sequencia dos três do falecido Stieg Larsson, fazendo reaparecer Lisbeth ( a garota que sonhava com fósforos e gasolina).

domingo, 27 de setembro de 2015

Um ano da desaparição dos 43 de Ayotzinapa

Grande manifestação no México neste primeiro aniversário da desaparição dos 43 estudantes que combatiam a corrupção, a mentira politica e o envolvimento escondido com traficantes. Solidariedade em vários países. Silêncio covarde em outros.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Sobre migrantes e refugiados (2)

Foto da mesa que conduziu hoje de manhã o debate, cujo poster postei ontem:

                              da esquerda para a direita: Helena, Natália, eu, Brancoli e Alexandre

domingo, 20 de setembro de 2015

Francisco em Cuba

Missa para milhares na Praça da Revolução em Havana. O Papa falou com Raul e Fidel Castro. Nas fotos (da BBC) Francisco dá comunhão a católica cubana e militante dos DH é preso tentando distribuir panfletos durante a missa (pelo menos + 2 também foram)

"Somos todos heróis"

É o nome da feira do livro que termina hoje em Luanda, no Nova Vida. Fotos da editora Mayamba:

sábado, 19 de setembro de 2015

No deslizar do fim de semana

Papa em Cuba e depois vai direto para os USA,  Brasil em cada vez mais incertezas (até na meteorologia com 40° graus no inverno do Rio e SP), migrantes cada vez empurrados na Europa de fronteira em fronteira, Evo Morales  diz que quer mudar a constituição para permanecer + tempo no poder ( o Presidente do Ruanda também vai nesse caminho), o golpe de estado no Burkina permanece, o preço do barril de petróleo também permanece abaixo dos $50, o dólar e o euro, apesar de tudo, afirmam força cambial, Real ganha com muita dificuldade ao Granada, PSG empata com Reims e vermos amanhã na Europa Porto-Benfica e no Brasil Flamengo-Atlético MG. Ontem á noite vi no NOW o filme iraniano "O ultimo poema do rinoceronte" e gostei. Hoje ou amanhã acabo  a leitura do romance australiano "O caminho estreito para os confins do norte" de Richard Flanagan. Bom livro. Por mim tenho andado por caminhos estreitos para os confins do sul, mas acho que vou bem, não mudo a rota.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Sequência

De cima para baixo: quadro de Brunno Di Maio, foto reproduzida do blog Fabrica de Escrita, foto de rua em N.Y. tirada da  Internet, game Stormfall

sábado, 12 de setembro de 2015

Woody Allen

Vi  "O Homem Irracional" e acho o Woody muito mais inventivo e imprevisível que nos filmes iniciais. Para mim melhorou a partir dos filmes sobre Barcelona e Paris.

O Papa e a popularidade

O Papa Francisco deu  uma entrevista à   Rádio Renascença, emissora católica portuguesa. Questionado sobre a sua grande popularidade no mundo, o pontífice referiu o caminho à frente da Igreja Católica.  

"Muitas vezes, me pergunto como será a minha cruz, como é a minha cruz. As cruzes existem, não as vemos, mas existem. Também Jesus foi popular em um certo momento e terminou como terminou".  

" A ninguém está garantida a felicidade mundana", disse na última terça-feira, 8, nessa entrevista que será transmitida integralmente pela Renascença na próxima segunda-feira, 14.

Dia 22 do corrente o Papa inicia visita aos Estados Unidos.

domingo, 6 de setembro de 2015

Ninguem é ilegal No-one is illegal

Apoio de movimentos de DH e de esquerda na Europa à caminhada dos migrantes até ontem bloqueados na Hungria para a Áustria e Alemanha. No Mediterrâneo as travessias continuam e os naufrágios também. O Papa pede a cada paroquia católica europeia para receber uma família.
Palavra de ordem central nos grupos de DH: não há ilegais somos todos humanos!

sábado, 5 de setembro de 2015

are you ready for this ?


I've been thinking about you


imbondeiros

Foto de Paulo Araújo, meu amigo da Luanda Antena Comercial (e de longa data) na estrada Maria Teresa-Dondo. Lembro que a palavra imbondeiro só se usa nos PALOP, nos demais é baobab (baobá) e espalhou-se por todo o mundo em larga medida graças ao livro "O pequeno príncipe" de Saint Exupéry, escritor francês e piloto de avião, morto em combate na segunda guerra mundial.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

rejeições

Lendo um dialogo no facebook  sobre níveis de bom ou mau tratamento aos refugiados, resolvi intervir dizendo que todos os países tratam mal os refugiados, a não ser que estes sejam pouquinhos  e fiquem de boca fechada aceitando o respectivo estatuto como favor ou  até esmola. Se forem muitos ou derem muitas opiniões, vão ter problemas ou simplesmente serão rejeitados. Seja onde fôr ! Acrescento aqui outras "categorias" na mesma situação : imigrantes,  naturalizados, pequenas minorias raciais. Terão sempre cidadania reduzida.

Na colação de grau

Antes da cerimonia na UFF, da turma R.I. 2015.1, em companhia dos professores Fernando Roberto e Adriano Freixo: