O semanário francês "Le Nouvel Economiste" chama a atenção para a longa serie de crises iniciadas em agosto: 1914, inicio da I Guerra Mundial, 1939 preparativo final alemão para invadir a Polonia em 1 de setembro; 1968 invasão de Praga pelos soviéticos; 1971 interrupção da convertibilidade do dólar; 1990 invasão do Kuait por Saddam Hussein; 1998 declaração da crise financeira russa; 2007 crise do sub prime.
Segundo o "Nouvel Economiste", agosto é escolhido por ser mês de férias no hemisfério norte e a vigilância ou capacidade de resposta seria menor. O jornal pergunta quem vai desencadear uma crise este ano, citando os nomes do Presidente da China, da Presidente da Reserva Federal USA e do ministro alemão das Finanças.
segunda-feira, 27 de julho de 2015
sexta-feira, 24 de julho de 2015
Soltas mas interligadas
A greve na UFF não tem data para terminar, quer dizer, o próximo semestre não tem data para começar. A Turquia diz que vai prosseguir os ataques aéreos contra posições do Daech/Estado Islâmico, por enquanto na Síria. Um grupo da União Europeia está em Atenas para falar de novos empréstimos. Obama está no Quénia para uma grande reunião de empresários e a cidade de Nairobi foi repintada, lavada e mendigos removidos do centro, além de medidas extremas de segurança dada a proximidade do Al Shabab. Novas informações sobre eminência de vacina contra a malária.
As modelos são Isabel Hickman e Carmelita Mendes. Tirei da Internet, mas não localizei o nome do (excelente) fotografo
segunda-feira, 20 de julho de 2015
Storms in África
Várias tempestades em perspectiva no continente africano. Não apenas meteorológicas.
domingo, 19 de julho de 2015
sábado, 18 de julho de 2015
jogos vorazes 2015
segunda-feira, 13 de julho de 2015
Novo blog
Iniciado por Ingrid Erthal, graduanda de Relações Internacionais da UFF com produção literária própria :
http://ingerthal.wix.com/lostocean
sexta-feira, 10 de julho de 2015
Nomadizando
com a frase "Solto tudo que me prende para me prender a tudo que me liberta" (Renato Oliveira)
Do blog Fluescência (Rayana Krambeck) em 29.04.2014
Do blog Fluescência (Rayana Krambeck) em 29.04.2014
segunda-feira, 6 de julho de 2015
Genocidios na Namibia de começo do século passado
Uma delegação das comunidades Herero e Nama da Namíbia estão em viagem pela Europa (sobretudo Londres e Berlim) para obterem reconhecimento e reparações pelo genocídio cometido em 1904 e 1905 pelo exercito imperial alemão contra ambas as comunidades. O partido de esquerda Die Linke submeteu proposta ao parlamento alemão reconhecendo o genocídio e afirmando que suas consequências são sentidas até hoje na Namíbia. Há algum tempo li um texto de historiador alemão afirmando que esses massacres serviram de inspiração a outros idênticos cometidos na Europa pelas forças hitlerianas durante a II Guerra Mundial.
Em 1918 foi publicado um detalhado relatório sobre o crime, agora reeditado e anotado.
Em 1918 foi publicado um detalhado relatório sobre o crime, agora reeditado e anotado.
na Globo news esta manhã
Ainda sobre a Grécia (isto vai durar e durar). Deixo foto tirada pelo Maikon Costa e agradeço:
e o link da entrevista de hoje também:
http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/v/uma-moeda-paralela-e-agora-cada-vez-mais-uma-hipotese-diz-especialista/4301437/
e o link da entrevista de hoje também:
http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/v/uma-moeda-paralela-e-agora-cada-vez-mais-uma-hipotese-diz-especialista/4301437/
domingo, 5 de julho de 2015
sexta-feira, 3 de julho de 2015
quarta-feira, 1 de julho de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)