Consequências do aumento de tarifas aduaneiras, que entram em vigor amanhã às 12:01 de Washington, são objeto de recolha de dados e análises em várias partes do Mundo. Os três países alvo destas primeiras " salvas de canhão " prometem retaliar, acrescentando a China queixa no Organização Mundial de Comércio.
A Bloomberg Economics escreve que a nova situação tarifária sobre os três maiores parceiros dos EUA afetarão trocas no valor da ordem de 1,3 tri de USD, representando 43% das importações dos EUA e perto de 5% de seu PIB. O novo quadro pode provocar novo choque de oferta, causando alta nos preços de vasta gama de produtos - fruta, vegetais e carros, são os imediatamente referidos.
Muito dependentes das exportações para o vizinho, o Canadá e o México terão efeitos ainda piores, na medida em que essas exportações contam por 14% do PIB do Canadá e 16% do mexicano.
A China depende muito menos: 2,3%.
A linha da frente na arma tarifária USA vai ampliar-se à União Europeia, segundo ameaças explícitas e Bruxelas já anunciou estar pronta a retaliar.
Não tenho conhecimento de quais seriam precisamente os tipos das retaliações, em nenhum dos casos citados.
O Presidente Trump tinha anunciado para esta manhã conversas telefônicas com o primeiro ministro do Canadá e a Presidente do México. Esta declarou há pouco que os EUA vão adiar por um mês a entrada em vigor da nova tabela tarifária.
Se Trump, seja quando for, mantiver os ataques e os estender à União Europeia e Mercosul, vai colocar em grande dificuldade aliados importantes, como Meloni, Orban e Milei e, no mínimo, causará embaraços em simpatizantes de outros níveis.
Entre eles, setores ou autoridades que designavam os EUA, em tom acusatório, de Império e, após a eleição de D. T. deixaram de o fazer.
Em economia ninguém pode ter parceiros com muito peso, seja em volumes totais, seja em bens cruciais. Quem tiver fica sujeito a agressão em caso de guerra econômica - neste momento pode ocorrer seja com quem e onde for - ou a importar eventuais crises deles, a inflação mundial já demonstra isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário