sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Venezuela: a luta pós eleitoral

 A pergunta central permanece há quase uma semana: cadê as atas ( ou boletins de urna), documentos base para determinar a soma total?

Sumiram ou estão escondidas?  Isso é roubo ou sequestro de documentos públicos oficiais.

Manifestações continuam e, além das mortes, um dirigente do partido Voluntad Popular ( social democrata, membro da Internacional Socialista) foi preso. 

A impressão que começa a se criar é que Maduro está em situação semelhante a Netanyahu: se sair do poder receia ser preso.

Como tem apoio dos altos comandos militares, o regime está decidido a se manter, podendo prolongar-se por anos em clima de crise.

Porém, se as lideranças de oposição ( incluindo as que criticaram os dois candidatos e não reconhecem os resultados anunciados pelo governo) não se deixarem prender e mantiverem capacidade de mobilização por bastante tempo, o contexto de rua terá alto peso na balança. 

Brasil, Colômbia e México preparam tentativa de negociação com governo e oposição. 


               foto reproduzida de site da BBC


4 comentários:

  1. Situação com muitas semelhanças à de Angola em todas as eleições.

    ResponderExcluir
  2. Ojalá realmente Brasil, Colombia y México puedan hacer algo. Lo dudo, de todas formas si no llegase a una resolución feliz, la afectación migratoria a los países limítrofes será difícil de contener. Cerraron las fronteras!!! Es evidente que esto radicaliza la dictadura. Ellos no se van a ir con ningún acuerdo, no van a dejar el poder voluntariamente. Van a salir solamente por la fuerza del pueblo.

    ResponderExcluir
  3. Gracias por todo lo que estas visibilizando!!!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, temos que acompanhar estes maus exemplos.

    ResponderExcluir